TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibras Trans Oceanicas

Pesquisas Acadêmicas: Fibras Trans Oceanicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 9

Fibras ópticas transoceânicas

São cabos feitos de fibra óptica que atravessam os continentes do mundo todo levando informações em alta velocidade.

Os backbones são como uma estrada principal do mundo virtual, elas enviam informações de país em país e seus cabos secundários passam em diversos modens a qual faz chegar a informação em nossos computadores.

Os backbones apesar de transitarem uma enorme quantidade de informação tem que ser estáveis, para garantir esta estabilidade eles são construídos por várias camadas que protegem a fibra óptica de possíveis rompimentos.

Os cabos utilizados hoje em dia possuem 8 camadas, a primeira se olharmos de fora para dentro é de polietileno que serve como uma espécie de casca, a segunda camada é feita de uma material chamado Mylar um filme de proteção extremamente resistente e muito utilizado em conexões eletrônicas, como áudio e vídeo, a terceira camada possui aço trançados que permitem uma mobilidade firme, a quarta camada possui um tipo de alumínio que protege as fibras ópticas de não terem contato com a água, a quinta camada é feita de policarbonato que funciona como uma espécie de isolante, na sexta camada existe um involucro que é um tubo de cobre ou alumínio que dá firmeza e solidez, a penúltima camada há pasta de petróleo.Todo este matérial leva a pesar 10 kilos em 1 metro de cabo.

Como a instalação é de difícil acesso humano, são utilizados robôs que chegam ao fundo do mar aonde fazem uma pequena escavação e enterram os cabos, geralmente se faz o estudo do melhor trajeto aonde os cabos irão passar, aproveitando a maior parte plana possível.

Como dito anterior que a maioria da informação virtual de um país para outro passam pelos backbones é possivel que um país faça um bloqueio de um determinado site.

A principal característica dos sistemas de comunicações de cabos ópticos submarinos, além da sua alta capacidade de transmissão é a distância que se pode atingir, chegando a até 9.000 km sem necessidade de regeneração do sinal.

 

Nos sistemas que utilizam fibras ópticas de terceira geração (1300nm) consegue-se atingir espaçamentos de até 60km entre repetidores. Já nos sistemas que utilizam cabos com fibras óticas de quarta geração (1550nm), estes espaçamentos podem atingir até 100 Km.

 

Além disso, o cabo óptico, amplificadores e regeneradores utilizados em sistemas submarinos são projetados para resistirem a pressão de água de até 8.000m de profundidade (pressão igual a 800 atmosferas). A estrutura dos componentes, incluindo os componentes ópticos, é de altíssima confiabilidade, normalmente assegurando 25 anos de vida útil.

As redes que utilizam cabos submarinos são normalmente construídas em anel o que permite que a mesma circunde um continente, um país, uma ilha, oferecendo conectividade em toda a sua extensão e garantindo redundância, através do uso de sistemas SDH padrão para proteção e auto-restauração de tráfico da rede em caso de falha.

 

Através da característica de auto-fechamento e da bidirecionalidade do anel pode-se partir de qualquer ponto do anel e chegar-se a qualquer outro ponto, trafegando-se com os dados em qualquer direção.

 

A detecção de falhas é realizada através do equipamento de roteamento de tráfego. Ao detectar uma falha ele redireciona o tráfico automaticamente possibilitando uma reparação instantânea. O padrão ITU tem sido utilizado com sucesso nos principais sistemas submarinos do mundo inteiro, conferindo aos sistemas ópticos submarinos novos paradigmas de confiabilidade e disponibilidade.

Hoje em dia os backbones não só cruzam vários países, como também interligam seis dos sete continentes da Terra – somente a Antártica ainda não conta com uma ligação do tipo.

São milhares de quilômetros de fibra óptica – que respondem por cerca de 99% das conexões do nosso planeta. Estes cabos submarinos contam com uma capacidade total de troca de dados tão incrível que, se utilizada de uma vez só, já ultrapassaria os 7 terabytes por segundo.

Percebermos que somente 1% da internet é coberta pelos satélites, uma vez que eles apresentam uma conexão bem mais lenta. Dessa forma, eles acabam trabalhando somente como uma espécie de “plano B”, uma garantia para o caso de algum acidente com os cabos acontecer.

Estação terrena :

 

Na Estação Terrena estão os equipamentos responsáveis pela regeneração do sinal óptico e pela demultiplexação dos sinais separando-os em canais e posteriormente disponibilizado-os para a distribuição aos usuários finais. É na Estação Terrena que o cabo submarino chega quando entra no continente.

 

Além da Estação Terrena, os sistemas submarinos completam-se com os Pontos de Presença (POP). Normalmente as Estações Terrenas situam-se em pontos distantes dos centros consumidores dos serviços. Assim, para permitir que se tenha uma distribuição eficiente dos serviços, criam-se os POPs para onde são levados os sinais da Estação Terrena.

 

Tanto a Estação Terrena como os POPs são dotados de sistemas de energia e segurança com redundância de 100% incluindo a entrada de energia da concessionária, geradores, sistema ininterrupto de energia (no-break) e ar condicionado. Os sistemas de prevenção, proteção e combate a incêndio também são itens cuidadosamente estudados e implementados.

 

O centro de gerência do sistema (NOC – Network Operation Center) geralmente é construído em uma Estação Terrena ou POP. Através de alarmes e sistemas de monitoração, o NOC permite o controle de tráfego, a vigilância dos sinais, identificação de problemas e a manutenção do sistema, 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Os sistemas submarinos atuais têm capacidade de transmitir vários sinais ópticos independentes, cada um com um comprimento de onda característico (lambda). O método pelo qual vários sinais em diferentes comprimentos de onda são combinados numa única fibra é conhecido pelo nome de multiplexação por divisão de onda densa (DWDM). Os DWDM atualmente em funcionamento nos cabos submarinos trabalham com comprimentos de onda com velocidade de transmissão de 2,5Gbps e 10Gbps.

 

Os equipamentos de DWDM ficam nas Estações Terrenas. Seu projeto, normalmente, permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com