TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - Problema de Roteamento de Estoques

Por:   •  4/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

Departamento de Engenharia Mecânica e Produção

Engenharia de Produção – Pesquisa Operacional II

FICHAMENTO

Tipo: Artigo

Assunto / Tema: Problema de roteamento de estoques

Referência Bibliográfica: GUIMARÃES, Thiago André; ROSENBERG, Leonardo Nudelman; SCHENEKEMBERG, Cleber Marcos; SCARPIN Cassius Tadeu.

 ABORDAGEM MATHEURÍSTICA PARA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE ESTOQUES COM MÚLTIPLOS FORNECEDORES E MÚLTIPLAS PLANTAS FABRIS. 2017

Palavras-chave (artigo):  Roteamento de Estoques, Matheurística, Cadeia de Suprimentos com Três Níveis.

Palavras-chave (busca): Logística e Transporte, Roteamento, Inventário.

Conteúdo de interesse: Modelos, abordagens, resultados e principais conclusões.

No trabalho escolhido, somos apresentados a um problema de distribuição em três níveis, sendo eles os fornecedores de insumos, as plantas produtoras e os clientes consumidores de um único produto final.

Para isto se utilizou um sistema de Vendor Managed Inventory (VMI), que é amplamente reconhecido pelas reduções de custos e melhorias que traz para uma cadeia de suprimentos.

O VMI se entende como o estoque sendo gerenciado pelo fornecedor, com o objetivo de trazer um equilíbrio entre armazenagens e consumos de produtos. Aqui o fornecedor, tem acesso a dados de movimentação de estoque do cliente e assume o compromisso para os reabastecimentos.

Exposto isso, o trabalho compara a estratégia de entregas diretas com a possibilidade de entregas agrupadas e roteirizadas por grupo.

Durante os primeiros estudos, os autores encontram lacunas na literatura em relação aos estoques e suas frotas, e para operacionalizar o VMI se propôs o Inventory Routing Probelm (IRP) com múltiplos depósitos em um sistema logístico em três níveis, que é denominado por MDIRP-3L.

Esse estudo foi implementados em linguagem Visual Basic for Applications (VBA) em conjunto com plataforma OpenSolver e avaliou o comportamento de distintas políticas de estoques (ML e OU), sendo esses os estoques de insumos nas plantas e os estoques de produtos nos clientes.

Com o MDIRP-3L é montado todo o algoritmo do problema proposto, com diversas variáveis e restrições. Apresenta-se uma abordagem matheurística capaz de resolver o MDIRP-3L sob qualquer uma das políticas de estoque combinada para o insumo e produto final, além de poder ser flexibilizada de veículo único para múltiplos veículos por planta, com ou sem dimensionamento de frota.

Para a fase 1 da programação inicial das entregas aos clientes e dimensionamento da frota, o modelo foi parametrizado da seguinte forma:

[pic 1]

 O modelo pode ser formulado da seguinte forma:

[pic 2]

A fase 2 do trabalho se refere a roteirização para o atendimento dos clientes, e é realizada para cada período de tempo a partir da quantidade entregue ao cliente e da máxima frota disponível em cada planta produtora, calculadas pelo modelo mostrado anteriormente.

No trabalho aqui comentado, foi introduzido o estudo MDIRP-3L, que expandiu o IRP clássico para os casos com múltiplos depósitos e incorporou os processos de reabastecimento do estoque de insumos das plantas e por suas fases, foram combinados modelos MIP com a heurística LNS.

Pelos experimentos computacionais e pelas informações vindas da literatura, constatou-se que a abordagem ML-ML, mais flexível, domina as outras políticas em quase todos os cenários.

Algumas regras que foram estudadas, como OU para estoque de insumos e ML para estoque dos produtos nos clientes, tende a elevar os custos médios totais em até 4%. Já a política ML para os estoques de insumos com a política OU para o estoque de produtos dos clientes, aumenta os custos em até 13%. Com a regra da política OU para todos os estoques, podemos apresentar um aumento no caixa em até 19%.

Os resultados observados indicam onde está localizado o maior percentual de custo no sistema VMI, que aqui foram os estoques de insumos nas plantas com 20%, e quais políticas de reabastecimento de estoque acarretam aumento de custos.

Conceitos: Relatar as principais características que o artigo apresentou. Por exemplo, peculiaridades do modelo matemático ou do método de resolução.

O artigo nos apresenta um caso de problema de roteamento de estoque com uma solução a partir do MDIRP-3L.

Como estamos falando de um problema envolvendo uma cadeia de suprimento de três níveis, vemos diversas variáveis e restrições no estudo, gerando assim uma complexa otimização desse sistema.

Todos os algoritmos foram em linguagem VBA, com execução e interface no Excel 2016. Os modelos de programação inteira criados na mesma linguagem e resolvidos pelo Gurobi 6.5.2, com suporte de interface executado pelo Open Solver. Já os s testes computacionais foram realizados em um processador Intel® CoreTM I5-6200U, 2.30 GHz com memória RAM de 8 GB, sistema WindowsTM 10, 64 bits.

Nesse estudo vemos um número regular e adequado para cada um dos cenários simulados, trazendo assim confiabilidade nos resultados. 

Citações: Trabalhos citados no artigo estudado que podem ter relevância na pesquisa que vocês estão desenvolvendo. Serve de gancho para localizar mais rápido novos artigos/referências.

Como uma forma de aprofundar no tema de roteamento de estoques, o artigo traz uma gama de literatura sobre o tema. Pelas informações apresentadas, acredito que os trabalhos abaixo serão de gancho para novos artigos e para os nossos estudos:

  • Archetti, C., Bertazzi, L., Laporte, G. e Speranza, M. G. (2007). A Branch-and-Cut Algorithm for a Vendor-Managed Inventory-Routing Problem. Transportation Science, 41:382–391.
  • Coelho, L. C., Cordeau, J. e Laporte, G. (2012b). The inventory-routing problem with transshipment. Comput. Oper. Res., 39:2537–2548.

Página:

Considerações do pesquisador (Aluno): Descreva o que você entendeu do artigo, se encontrou alguma lacuna no estudo, se teve alguma ideia para continuar desenvolvendo o estudo, etc.

Analisando o estudo apresentado, vemos a grande importância de da operacionalização do sistema considerando o VMI.

A forma como o artigo aborda um tema tão complexo de cadeia de suprimentos, faz com que tenhamos algumas ideias sobre estoques para colocar em prática no dia a dia das empresas.

Com esse trabalho, pude conhecer uma nova modalidade de inventário onde a parceria fornecedor e cliente de dá além de um pedido de compra.

Indicações da obra:

Shaw, P. (1998). Using constraint programming and local search methods to solve vehicle routing problems. Princ. Pract. Constraint Program, 1520:417–431.

Lin, S. e Kernighan, B. W. An Effective Heuristic Algorithm for the Traveling-Salesman Problem. Operations Research, 21:498–516.

Local onde está disponível (site/repositório):

GUIMARÃES, Thiago André; ROSENBERG, Leonardo Nudelman; SCHENEKEMBERG, Cleber Marcos; SCARPIN Cassius Tadeu.

 ABORDAGEM MATHEURÍSTICA PARA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE ESTOQUES COM MÚLTIPLOS FORNECEDORES E MÚLTIPLAS PLANTAS FABRIS. 2017. Disponível em: <http://www.sbpo2017.iltc.br/pdf/168809.pdf>. Acesso em: 06 novembro 2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (281.3 Kb)   docx (97.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com