TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CÓDIGO DE BARRAS EM UMA LOJA VAREJISTA: O FIM DOS PROBLEMAS COM O ESTOQUE

Por:   •  29/5/2017  •  Monografia  •  3.473 Palavras (14 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

VINICYUS BAUMGRATZ ALMEIDA

A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CÓDIGO DE BARRAS EM UMA LOJA VAREJISTA: O FIM DOS PROBLEMAS COM O ESTOQUE

Macaé

Junho de 2015

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

VINICYUS BAUMGRATZ ALMEIDA

A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CÓDIGO DE BARRAS EM UMA LOJA VAREJISTA: O FIM DOS PROBLEMAS COM O ESTOQUE

Trabalho de Conclusão apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração

Orientador: EDVALDO JOSE BARROS QUEIROZ

Macaé

Junho de 2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. HISTÓRIA DA RIVIERA TINTAS 6

3. CÓDIGO DE BARRAS: HISTÓRIA, CONCEITO E IMPLANTAÇÃO 7

4. IMPACTOS CAUSADOS PELA MÁ GERÊNCIA DE ESTOQUES 10

5. TECNOLOGIAS MUDANDO VÁRIOS PROCESSOS 12

5.1. BENEFÍCIOS 13

6. RESULTADOS 14

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CÓDIGO DE BARRAS EM UMA LOJA VAREJISTA: O FIM DOS PROBLEMAS COM O ESTOQUE

Vinicyus Baumgratz Almeida (vinicyus.baumgratz@yahoo.com.br)

RESUMO

Na busca diária de se manter no mercado e também de um constante crescimento, as organizações cada vez mais buscam se informatizar. Esse processo de informatização abrange diversas possibilidades para o melhor desempenho de uma empresa. O Estudo apresenta a história do sistema de controle de estoque através de código de barras, os benefícios tragos por ele e também suas principais características. Outro ponto abordado no trabalho é o SIG, sistema de informações gerenciais, que alinhado com os tomadores de decisão da empresa auxiliam muito no dia a dia, buscando sempre a otimização dos lucros da organização. O objetivo desse estudo é mostrar a implantação de um sistema de código de barras, desde seu processo inicial até os resultados depois de algum tempo de funcionamento no estabelecimento comercial “Riviera Tintas”. Essa implantação se faz necessária, pois a empresa enfrentou vários problemas de diferenças reais de estoque, assim como buscava uma solução para tornar mais eficiente o processo de entrada e saída de produtos. O resultado de tudo isso foi uma excelente redução na margem de diferença de estoque e uma otimização nos processos diários da empresa.

Palavras Chave: Estoque, Código de barras, Informatização.

ABSTRACT

In daily quest to remain in the market and also of steady growth, the increasingly more organizations seek to computerize. This computerization process covers several possibilities for the best performance of a company. The study presents the history of the inventory control

5

system via bar code, the benefits gulps for him and also its main features. Another point addressed in the work is the GIS, management information system, which in line with the decision makers of the company help a lot in everyday life, always seeking to optimize the organization's profits. The aim of this study is to show the implementation of a barcode system, from its initial process until the results after some running time in the shop "Riviera Paints". This deployment is necessary because the company faced several problems of real differences in stock, and sought a solution to streamline the process input and output of products. The result of all this was a great reduction in the margin of difference and stock optimization in the daily business processes.

Keywords: stock, bar code, Computerization.

1 INTRODUÇÃO

Com a grande concorrência encontrada nos dias de hoje, as empresas cada vez mais buscam diferencias atrás de uma fatia cada vez maior no mercado em que atuam. Nessa busca um fator primordial é a satisfação do cliente que cada vez exige mais qualidade e agilidade das empresas. Uma grande aliada e responsável por esse grande crescimento é a tecnologia, que a cada dia que passa apresenta novidades para melhorar o desempenho das atividades e com isso buscar um custo cada vez menor.

Com essa grande concorrência as empresas tem o recurso que é detalhado nesse estudo que é o sistema de código de barras, que contribui muito no controle de estoque de uma organização e nos processos diários envolvendo entradas e saídas de produtos.

Muitas empresas enfrentam problemas com o controle de estoques, por serem tarefas realizadas por humanos estão passíveis a todo o momento de erro. Esses erros podem ser cruciais para a sobrevivência num mercado cada vez mais globalizado e concorrido como é o de hoje.

O artigo no primeiro momento apresenta a empresa Riviera Tintas, passa pelo aspecto tecnológico hoje utilizado por ela e pelas necessidades de atualizações para acompanhar o crescimento e as exigências do mercado. Fala sobre o recurso escolhido e implantado pela empresa em questão que foi o código de barras e se finda apresentando os dados dessa implantação assim como seus resultados.

O objetivo desde estudo é mostrar os efeitos da implementação do sistema de código de barras em uma empresa varejista de tintas e artigos para pintura em geral assim como

6

apresentar a história dessa ferramenta desde sua criação até hoje. Serão apresentados também os resultados da implantação do sistema de código de barras na “Riviera Tintas”, empresa do ramo varejista que atua em Macaé RJ.

O estudo foi realizado através de pesquisas bibliográficas, consultas a conteúdos disponíveis na internet e também através de observação, implantação e avaliação na empresa abaixo detalhada.

2 A HISTÓRIA DA RIVIERA TINTAS

Esse estudo foi realizado através do processo de informatização do controle de estoque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com