TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento – Os problemas filosóficos (Introdução e capítulo I)

Por:   •  28/4/2022  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Fichamento – Os problemas filosóficos (Introdução e capítulo I)

        O intuito do estudo da filosofia materialista emerge à uma filosofia e a um método. Tal estudo contribui para que se tenha uma luta política efetiva, utilizando-se recursos da teoria e da prática.

        TEORIA – representa o conhecimento das coisas as quais se tem o desejo de realizar. A filosofia é um ramo das ciências que permite responder os questionamentos universais, ou seja, significa o estudo e a tentativa de estudar as adversidades gerais. Além disso, a filosofia marxista faz uso de métodos para sanar os problemas, tal qual depende do materialismo.

        EXPLICAÇÃO ANTICIENTÍFICA - Busca explicar o mundo com base em teorias não científicas, como é o caso da religião. Com relação a filosofia materialista, surge do desejo dos indivíduos em explicar os acontecimentos mundanos com base em fatos materiais, processos científicos, etc.

        O MARXISMO É A MANIFESTAÇÃO DO MATERIALISMO – essa por sua vez, se ampara nas ciências e possui possível progressão com elas. Os autores Marx e Engels dão uma nova cara ao materialismo antigo, transformando-o em materialismo dialético. Para Marx, a luta de classes corresponde a uma luta econômica, ideológica e política.

CAPÍTULO I – O Problema Fundamental da Filosofia

         No contexto da filosofia burguesa há duas grandes vertentes filosóficas: a concepção não-científica do mundo e a concepção científica. As coisas são classificadas em: materiais, que correspondem aos que podem (tocar, ver, ...) e aquelas que não são consideradas materiais referentes ao (espírito, pensamento, ideias...)

  1. PENSAMENTO (espírito) – corresponde a ideia que se faz das coisas. Algumas podem ser equivalentes no mundo material, já outras não dizem respeito a coisas palpáveis, como Deus, ou a própria filosofia.
  2. MATÉRIA (ser) – é considerada o mundo exterior, ou seja, tudo que nos rodeia. Um exemplo disso é: a cadeira é azul. A matéria é a própria cadeira. Possuir essa consciência é uma ideia. Com relação à vontade e o poder: a vontade diz respeito ao espírito (o pensamento), e o poder a matéria (o que é possível).
  3. IDEALISMO – corrente direcionada por filósofos que adotam a explicação não-científica, com a anexação do mundo por Deus (espírito criou a matéria).
  4. MATERIALISMO – corrente seguida por filósofos que adotam a explicação científica, admitindo que, na natureza, a matéria é o elemento principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com