TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fidelizaçao Do Cliente

Seminário: Fidelizaçao Do Cliente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Seminário  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

Fidelização de clientes

A maneira mais direta de vender em maior quantidade é fazer com que os clientes não apenas comprem e/ou usufruam esporadicamente de seus produtos/serviços, mas que a compra se torne constante, um hábito.

Essa situação, ideal para qualquer empresa, torna-se realidade quando se busca estreitar o relacionamento entre o empreendedor e a base de clientes.

Esse processo é chamado de "fidelização", que significa fazer com que os clientes atuais se tornem fiéis à empresa. A principal causa de "infidelidade" cliente-empresa é o fato de haver divergência ou frustração entre o esperado pelo cliente e o efetivamente recebido em produtos e serviços.

Para identificar o que o cliente efetivamente espera, é preciso, antes de tudo, saber quem são os clientes. Conseguem-se dados sobre as necessidades, preferências, hábitos de consumo, exigências particulares etc. realizando-se, por exemplo, um sorteio ou promoção em que o cliente preenche uma ficha com seus dados em troca da possibilidade de concorrer ao sorteio.

Essas informações deverão definir o perfil socioeconômico (com idade, sexo, renda, etc.). A partir daí, com criatividade é possível surpreender o cliente constantemente, ajustando sua expectativa aos seus produtos e serviços.

O fator surpresa:

Muitas vezes, o fator surpresa pode ajudar na fidelizaçao dos clientes.

Criando promoçoes: o seu décimo pedido de pizza por telephone, a pizzeria oferece uma pizza extra de brinde.

Mandar informações sobre algum produto novo ou lançamento de acordo com o historic de compras do cliente.

Esses diferenciais pesam no momento em que o cliente optar por uma ou outra empresa e, sobretudo, ajudam a "enraizar" o relacionamento entre cliente e empresa. Isso é fidelização.

Introdução

A Importância de se Relacionar com seus Clientes Muito se fala na importância em manter um contato contínuo com seu cliente e buscar a tão falada "longevidade" no relacionamento. O fato é que garantir uma continuidade no relacionamento, possibilita à empresa fazer previsões de vendas mais concretas por um período de médio a longo prazo. Essa estratégia está baseada no valor do tempo de vida do cliente Customer Lifetime Value que compreende o valor presente de todos os lucros futuros gerados por ele. Ou seja: é possível estimar, com razoável precisão, o quanto ele irá adquirir dos produtos e serviços ao longo de um determinado período de tempo, por exemplo, cinco anos. De fato, espera-se que esse mesmo cliente deva comprar não só uma quantidade maior de um produto durante cada período desses cinco anos como também passe a adquirir novos itens, ou serviços, que completam o portfólio da empresa.

O discurso das empresas, no desenvolvimento e implantação de estratégias de marketing de relacionamento, tem se comprovado eficiente através de resultados significativos apresentados nos últimos anos. Os custos de marketing voltados para a prospecção de clientes têm sido mais bem gerenciados e se tornado mais efetivo, além do maior foco que tem sido dado à obtenção de informações que possibilitam o entendimento a respeito dos hábitos, costumes e comportamentos de compra de cada um. Manter essas informações atualizadas possibilita à empresa adequar suas ofertas de acordo com as necessidades e comportamentos apresentados por seus clientes.

Vários são os fatores que ajudam os empresários a estimar um valor que corresponda a quanto os clientes irão gerar de receita, durante determinado intervalo de tempo. Um desses fatores é obtido pela relação que corresponde ao abandono do cliente num intervalo de tempo, estipulado pela empresa. Normalmente esse tipo de atitude ocorre em função da má qualidade de atendimento, precariedade na prestação de serviços ou ações de através de ofertas mais competitivas.

O fato é que manter o relaciona- mento com um cliente por um longo período exige esforços extras, que podem representar ganhos significativos e uma melhoria da margem de lucro da organização. Para isso, é importante investir em estruturas de pós-venda que passem para o consumidor a percepção de que a empresa tem uma forte preocupação com sua satisfação, após o processo de transação para a venda do produto. Canais de acesso a serviços de atendimento ao cliente, procedimentos de garantia e manutenção, e pesquisas de satisfação, são exemplos de serviços que podem e devem ser adotados.

Empresas

Frimesa: uma empresa que esta há mais de 35 anos no Mercado,só podia ter uma grande história de sucesso.

Desde a fundação, em 1977, a Frimesa sempre procurou oferecer o melhor aos consumidores. Ao longo do tempo a empresa avançou na industrialização de carne suína e leite, diversificando cada vez mais os itens e levando até o consumidor produtos saudáveis com conceitos inovadores.

Com uma forte administração estratégica e objetivos claros perante o mercado, a Frimesa ganhou notoriedade. No cenário mundial está presente em diversos países e dentro do mercado brasileiro ocupa posição de destaque entre as maiores indústrias de alimentos do país. Tendo por foco o pequeno e médio varejo, amparado pela excelência em logística.

Sistema Cooperativo

A Frimesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com