TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fiscalizacao

Por:   •  8/11/2015  •  Monografia  •  5.501 Palavras (23 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 23

Resumo

No presente relatório está contido a introdução, que irá descrever as informações do estágio e do trabalho realizado. No desenvolvimento é feita uma breve descrição das actividades desenvolvidas no estágio, bem como a motivação para o desenvolvimento e aplicação do conhecimento académico-profissional. Este trabalho tem a perspectiva do postulante ao estágio em seguir todas as directrizes e normas e obter o resultado desejado. Contém também a característica da empresa, actividade desenvolvida e apresentação de resultados. Nos últimos itens desse relatório será feita uma conclusão relativa ao estágio.

Com vista a atender as exigências de certas actividades em obras de edifícios, é necessário sempre que a fiscalização esteja a par da execução dos trabalhos realizados e faça verificações de conformidade, tanto do material da obra, como da qualidade dos trabalhos desempenhados pelas especialidades/equipas de trabalho consoante a devida categoria. É importante que se verifique sempre o cumprimento das fases pré-estabelecidas no devido projecto de modo a simplificar as tarefas ou volume dos trabalhos de forma a controlar as actividades e as equipas de trabalho de maneira mais eficiente possível para minimizar os erros relacionados a falhas técnicas na execução da obra.

Entretanto, a fiscalização faz parte de um dos mais eficazes métodos de controlo de qualidade das obras, para a garantia das boas práticas em obras independentemente da sua natureza, porque abrange as especialidades/equipas de trabalho, fiscalizando-as e coordenando com os intervenientes do processo de construção, que desse modo garantem um bom resultado no que diz respeito a qualidade das obras por causa do processo de coordenação e interacção entre eles.

O estágio foi realizado na Muniga Construção Lda da Futura Residencial Hassan, cujos trabalhos consistiam na Reabilitação e Ampliação do antigo. No decorrer deste trabalho é evidenciada a importância da fiscalização, a sua influência na qualidade dos trabalhos relacionados a execução de obras, as suas responsabilidades e quão importante é a relação da fiscalização com os intervenientes do processo de construção nas obras para garantias de qualidade e como funciona na prática, tudo a par do desenvolvimento do trabalho. Com os dados recolhidos em obra foram tiradas conclusões acerca do trabalho executado e de futuros trabalhos a realiza.

O trabalho trata de uma obra de médio porte (prédio de 2 Pisos), onde trabalham 23 pessoas, de diversas funções. (engenheiros, operários, guardas, estagiários).

Palavras-chave: Fiscalização, Execução, Perfeição.

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado tem como objectivo proporcionar ao estagiário um treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano, como complementação da sua formação profissional no ambiente de trabalho.

É o momento no qual o futuro profissional tem a oportunidade de conhecer a política da empresa, estabelecer contactos e trânsito entre os sectores, assim como relacionamento com directores, gerentes e demais funcionários, bem como permitir a empresa conhecer-lhe.

Em decorrência da convivência e da mútua confiança adquirida ampliam-se as possibilidades de contratação após a conclusão do curso, ou seja, o recém-formado está praticamente empregado em sua área de actuação.

No desenvolvimento deste relatório abordaremos a obra em si no qual está alocado, como está organizado o Sector de Produção, a inserção do estagiário nessa estrutura, suas responsabilidades e os métodos aprendidos em sala de aula.

O presente relatório de estágio é provido de um Cronograma das actividades realizadas no local de estágio, lista de anexos como ilustração dos acontecimentos na obra, lista de tabelas, bem como é composto por uma introdução, apresentação dos objectivos gerais e específicos do estágio, assim como informações adicionais referentes à empresa ou estrutura funcional do local de estágio, e seu desenvolvimento. E no final encontramos as considerações finais em relação às actividades desempenhadas no estágio. E para a conclusão do trabalho o autor fez o uso do método indutivo, acompanhados das técnicas de Entrevista, Observação directa, Observação indirecta, Pesquisa bibliográfica, Método históricos

2015

Quelimane-Zambézia

CAPITULO I

  1. Apresentação da Empresa

A Muniga construções Lda e uma empresa privada funda pelo director Hassan Chaual Abede Naparia no ano de --- com seu escritório localizado na Av.Eduardo Mondlane (Bairo da Floresta).

O estágio ficou apenas concentrado em apenas uma única obra, o prédio das futuras instalações da Residencial Hassan, localizada na Rua da Liberdade, não houve um deslocamento das actividades para outra obra. À empresa Muniga construções é responsável pela Reabilitação e Ampliação da Residencial da Hassan. O prédio da Residencial Hassan deve ter dois pavimentos.

  1. DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO

2.1 O Estágio

Não participei na fundação da obra pois quando comecei o estágio, a obra já estava na sua segunda fase de construção (prestes a betonar a laje do segundo piso). Assim feito, no primeiro mês passei de estagiário a funcionário da obra, assim assumindo a posição de Encarregado da obra. Passei a assumir a posição de encarregado da obra, e o Engenheiro Silva passou a ser fiscal e Engª honorário pois com o passar do tempo reduzia o número de visitas a obra, assim deixando mais responsabilidades para mim.

Durante a construção do edifício no segundo piso, verifiquei uma parede com um elevado nível de inclinação não a via outra solução senão a demolição da mesma pois a parenta já não oferecia segurança a superestrutura, no progresso da demolição a parede levou estilhaços ao terreno vizinho, problema este, que foi solucionado pelo dono da obra (Assane Abede Chaual Naparia) em parceria com o encarregado responsável (Edmilson Ramos Alfainho), arranjando medida de protecção e segurança para os vizinhos para evitar futuros transtornos do mesmo género.

Com o passar do tempo, mais conhecimentos fui adquirindo quer com o Engo Silva Filomeno, bem como com outros funcionários da Muniga Construções Lda. (Pedreiros, Ferreiros, carpinteiros, assim colocando em prática o que aprendi nos meus três anos de carteira

Assim sendo, tive a oportunidade de trazer a projecção do desenho para a realidade, com os conhecimentos que adquire na carteira foi simples interpretar e tive a oportunidade de servir de ponte entre o projecto e os operadores da obra, porque no final o objectivo foi de trazer a projecção a realidade de uma forma correcta e segura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (253 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com