TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica Engenharia Ambiental- Bacharelado

Por:   •  22/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e

Geografia – FAENG

Engenharia Ambiental- Bacharelado

[pic 3]

Amanda Beatriz Gomes Freire

Gabrieli Ribeiro Ferri

Renan Pael Coelho

Como Medir

Professor Valter Aragão do Nascimento

Campo Grande, MS

2017

[pic 4]

[pic 5]

Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e

Geografia – FAENG

Engenharia Ambiental- Bacharelado

[pic 6]

Amanda Beatriz Gomes Freire

Gabrieli Ribeiro Ferri

Renan Pael Coelho

Como Medir

Relatório referente à aula prática realizada

no laboratório de Física I da Universidade

Federal de Mato Grosso do Sul.

Campo Grande, MS

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................................4 a 6

2. OBJETIVOS..................................................................................................................7 a 11

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES.................................................................................12 a 14

5. REFERÊNCIAS.............................................................................................................15

1.INTRODUÇÃO

    Este Relatório contém experiências realizadas em sala de aula com quatro instrumentos de medidas: a régua, o paquímetro, o micrometro e a balança digital, com o intuito de se encontrar o diâmetro, o raio, a massa e o volume do Cilindro e de um Bloco de Papel. Em síntese vamos apresentar os objetivos do Experimento, os Materiais e Métodos utilizados e os Resultados obtidos.

   

 1.2 Densidade

     Definimos a densidade de um corpo (ou objeto) como sendo a razão entre sua massa e seu volume. A unidade de medida dada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) é o kg/m3 (quilograma por metro cúbico).

                 

                        [pic 7]

   

   1.3 Volume 

       

    O volume de um corpo é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. O volume tem unidades de tamanho cúbico, sua unidade no Sistema internacional de unidades é o metro cúbico (m³). Entretanto existem três tipos de unidades de volume: as unidades de volume sólido (medem o volume de um corpo através de unidades de longitude/comprimento elevadas à terceira potência), as unidades de volume líquido (criadas para medir o volume que ocupa um líquido dentro de um recipiente) e os volumes de gases (se deve ao fato de que os gases são formados por partículas, átomos ou moléculas que se movimentam velozmente de maneira contínua e desordenada em todas as direções e sentido.)

 · Cilindro

      [pic 8]
O volume de um cilindro é calculado multiplicando-se a área da base pela altura

Para calcular o volume do cilindro, multiplicamos a área da base pela altura. Podemos definir novamente:

V = (área da base). Altura

Para o cilindro da figura acima, podemos calcular seu volume como:

V = π. r2. H

    1.4 Massa

     A massa é a magnitude física que permite exprimir a quantidade de matéria contida num corpo. No Sistema Internacional, a sua unidade é o quilograma (Kg). Relativamente à magnitude física, a noção de massa surge a partir da confluência de duas leis: a Lei da Gravitação Universal e a Segunda Lei de Newton. De acordo com a gravitação universal, a atracção entre dois corpos é proporcional ao produto de duas constantes (a chamada massa gravitacional), pelo que a massa gravitacional é uma propriedade da matéria em virtude da qual dois corpos se atraem.

No caso da Segunda Lei de Newton, a força aplicada sobre um corpo é diretamente proporcional à aceleração que sofre.

     De acordo com a Organização Internacional de Metrologia Legal, a massa convencional de um corpo é igual à massa de um padrão de densidade igual a 8000 kg/m3, que equilibra no ar o respectivo corpo em condições convencionalmente escolhidas (temperatura do ar igual a 20ºC e densidade do ar igual a 0,0012 g/cm3).

     1.5 Diâmetro

      O Diâmetro é o comprimento de uma linha reta que passa pelo centro de um círculo ou de uma esfera e que toca seus limites, e é o maior segmento de reta possível que se pode traçar numa circunferência, e a divide em dois lados iguais, ou duas metades.

       1.6 Raio

     O raio é a metade do diâmetro de uma circunferência. Pode ser definido também como a distância do centro a um ponto qualquer da circunferência.

2.         OBJETIVOS

 

O objetivo do experimento realizado   no laboratório de física foi  determinar  de forma   precisa  a densidade  e a espessura de dois objetos sendo eles: cilindro e um bloco de papel. Para calcular e determinar os valores tivemos o auxílio 4 (quatro) materiais, sendo eles o Paquímetro, Micrometro, régua e balança digital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (250.3 Kb)   docx (316.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com