TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física em Tempo de Pandemia

Por:   •  14/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO 2001 

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Educação Física em Tempo de Pandemia

Aluna: Flaviana Chrystin Silva de Souza

Série: 8ª A

Turno: Manhã

Profº Chico Rocha

Olinda, 2020 

INTRODUÇÃO

        O aumento do sobrepeso e da obesidade ocorre no mundo todo e não tem predominância por sexo ou cor, porém, pode depender, ainda, da classe social. No Brasil, a obesidade teve seu incremento significativo a partir do momento que houve uma transição nutricional da população, ou seja, os índices de desnutrição caiu e o de sobrepeso aumentou.

A população infantil é o que mais chama atenção diante dos casos clínicos pois o excesso de peso nessa fase pode ocasionar complicações ortopédicas como desconfortos musculoesqueléticos, fraturas, dificuldades de mobilidade, dificuldades de respiração e devido ao desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão. Assim, a obesidade acarreta em complicações metabólicas, psicossociais e respiratórias, reduzindo a qualidade de vida e proporcionando doenças que podem ser irreversíveis.  

A importância e a necessidade de atuar e prevenir a obesidade nas escolas é fundamental, uma vez que  61,9% das crianças, que são classificadas como obesas nessa fase, continuaram obesas na fase adulta da vida e pelo menos a metade delas possuiam pelo menos duas comorbidades.

No Brasil, pode-se destacar após a transição nutricional como prováveis fatores para o aumento da obesidade infantil a diminuição no nível de atividade física e a qualidade da dieta. Assim, o aumento no número de refeições, a falta de hábito em tomar café da manhã, o tempo que as crianças passam em frente aos videogames, aparelhos celulares e outros recursos tecnólogicos e a falta do incentivo à pratica dos exercícios no âmbito escolar ocasiona esse aumento significativo nos últimos dez anos.

O professor de educação física almeja motivar os seus alunos para o esporte de forma que venham a praticá-lo também fora das aulas. A Educação Física, enquanto componente curricular, deve ser trabalhado na escola e tem um papel importante no processo de cidadania, pois busca desenvolver as práticas corporais, sejam através dos esportes, das atividades físicas, do lazer os conhecimentos pertinentes, mas também os valores.

Durante a pandemia por conta do Coronavírus, as escolas particulares, em sua grande maioria, teve que se ajustar a nova realidade das aulas remotas através das plataformas digitais. Assim, os professores de educação física também teve que se adequar para preparar e executar aulas dinâmicas e com espaços reduzidos, afinal, os alunos estavam isolados dentro das suas residências.

DESENVOLVIMENTO

        Conclui-se que o COVID na capital pernambucana (Recife), que no início da pandemia concentrava 71% dos casos da doença no estado no início do mês de abril, passou a responder por apenas 34% em junho, no último período observado na pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (214.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com