TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas E Avaliação Em Esporte E Educação Física

Artigo: Medidas E Avaliação Em Esporte E Educação Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 2

A avaliação física é de extrema importância, pois indica o progresso do indivíduo em seu treinamento, classificando-o, selecionando-o, motivando-o e diagnosticando-o, além de servir como orientação para as pesquisas. Através da avaliação física avalia-se o indivíduo de uma forma geral. Determinando suas dimensões corporais, fatores de risco para a saúde, limitações de movimentos, hábitos de saúde, entre outras coisas, fazendo com que o avaliador crie um programa de treinamento ideal para o seu paciente, de modo com que este atinja seus objetivos dentro de suas limitações.

Antigamente, a disciplina medidas e avaliação era uma subdisciplina da educação física, tendo sido desenvolvida principalmente para professores e alunos em âmbito escolar.

Nos Estados Unidos, tanto o crescimento da história da prática da medida e da avaliação, quanto da pesquisa e do avanço da área como disciplina acadêmica, tem sido proporcional, o que torna crucial que um futuro profissional de educação física tenha conhecimentos e habilidades nessa área, pois é isso que os empregadores esperam, uma vez que tais características são imprescindíveis para que se tenha competência nessa área de avaliação.

O tipo mais antigo de avaliação é a antropometria, uma ciência que tem se desenvolvido desde os antigos egípcios, hindus e gregos, os quais vinham medindo seus corpos, empregando parte deles como unidade de medida, como por exemplo, o dedo médio, o pé, entre outros, e verificando as relações entre elas. Entretanto, houve uma necessidade de padronizar tais medidas, ou seja, encontrar partes específicas do corpo, tentando estabelecer o perfil das proporções do corpo humano.

A divisão dos indivíduos em dois tipos corporais foi feita por Hipócrates, considerado pai da medicina, onde acreditava que um corpo simétrico e proporcional verticalmente e horizontalmente a pessoa era saudável, enquanto a assimetria e desproporções eram sinais de doença e fragilidade.

Outros que se preocupavam com a antropometria eram os artistas gregos, porém estudavam a simetria por motivos ligados à estética. Artistas como Da Vinci e Michelangelo também a estudaram.

A antropometria também foi alvo de interesse americano. Em 1861, o Amnherst College contratou o médico Edward Hitchcock. Hitchcock fazia as medições anuais em alunos apenas do sexo masculino, que incluía estatura, peso, flexibilidade, circunferência, capacidade vital e medidas de força, tendo como finalidade descrever as medidas do homem adulto.

Em 1878 a Universidade de Harvard contrata o médico Dudley Allen Sargent para avaliar a saúde dos alunos. Onde definiu quarenta medidas antropométricas e através delas formulava para cada aluno um programa de exercícios. Isso estimulou universidades, escolas públicas e Associações Cristãs de Moços a adotarem o sistema de Sargent.

Apesar de poucos profissionais de educação física serem especialistas nessa área atualmente, a antropometria ainda é utilizada, e serve como fator de avaliação para o treinamento físico, porém para entender melhor essas medidas, é importante o conhecimento dos principais pontos de referência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com