TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Casos: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

2.1.1 FINANÇAS EMPRESARIAIS

A importância do fluxo de caixa é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada. Através do Fluxo de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período.

O custo de oportunidade é como a possibilidade de um ganho ou perda onde exista mais de uma opção, ou seja, é aquilo que você pode deixar de ganhar em uma transação por escolher uma determinada opção. Pode se dizer que existem um Recurso R, e duas opções A e B, o custo de oportunidade de usar o R para A é B, e o de usar o R para B é A.

Os orçamentos empresariais são uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização em especial as indústrias. Portanto toda empresa deveria possuir orçamento empresarial. Os orçamentos dividem-se em: (1) orçamento de vendas, (2) orçamento de produção, (3) orçamento de custos da produção, (4) orçamento de custos administrativos e com vendas, (5) orçamento de outros itens DR – demonstrativo de resultados, (6) orçamento de capital e (7) orçamento de caixa.

O Payback Descontado demonstra o tempo que leva para se ter o retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, levando em consideração o efeito de se trazer o fluxo de caixa a valor presente, descontado pela TMA. O Payback Descontado tem exatamente a mesma definição do Payback Nominal, porem o cálculo é mais preciso por levar em consideração o valor do dinheiro no tempo.

Os impostos, contribuições e taxas são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública. Impostos, Taxas ou Contribuições são diferentes. Os impostos podem estender-se sobre o patrimônio, sobre a renda ou sobre o consumo e servem para financiamento de serviços universais (educação, segurança). Sobre o patrimônio: IPTU, IPVA. Sobre a renda: IR, IRRF. Sobre o consumo: IPI, ICMS, PIS, COFINS, ISSQN - estes são exemplo de impostos. As Contribuições estão divididas em dois grupos: Especial: É cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como por exemplo: INSS, PIS (Programa de Integração Social). Contribuição de Melhoria: É quando ocorre uma melhoria que resulte em benefício ao contribuinte, como por exemplo, quando é feito asfaltamento em uma rua, o valor do imóvel acaba aumentando por conta desta melhoria, e isso gera a contrapartida do cidadão, pois ele teve um claro benefício. As taxas são um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente publico, seja ele municipal, federal ou estadual. Como por exemplo: taxa para emissão de um documento, taxa de limpeza pública.

Competência Tributária é a capacidade que têm União, Estados, Distrito Federal e Municípios, dada pela Constituição Federal, de instituírem seus respectivos tributos. É o direito, constitucionalmente posto, de criar o tributo. A delimitação das competências da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal tem sua razão de ser nos princípios federativo e da autonomia municipal e distrital, consagrados pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com