TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Casos: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  4.092 Palavras (17 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 17

O FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PEQUENAS EMPRESAS

Carlos Francisco Berres

Prof. Isaias Rosa da Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD0184) – Prática do Módulo III

28/11/2012

RESUMO

As micro e pequenas empresas têm uma grande importância no ambiente sócio-econômico brasileiro e suas taxas de mortalidade são bastante altas. O fluxo de caixa é uma ferramenta capaz de auxiliar na sustentabilidade dessas empresas, ou seja, é um relatório que apresenta informações atuais mais organizadas e estruturadas, portanto evidencia de forma transparente e verdadeira a situação financeira da empresa e é indispensável para que o pequeno empresário possa gerenciar melhor seu negócio oferecendo-lhe assim uma segurança maior quanto às transações diárias de sua empresa. O mercado está cada vez mais exigente e requer que as empresas produzam mais e melhor a cada dia que passa e o planejamento é indispensável, pois, ao planejar estaremos criando um cenário futuro do que poderá acontecer. Por meio do fluxo de caixa poderemos avaliar a possibilidade de novos investimentos ou então tomar a decisão certa para enfrentar uma crise.

Palavras-chave: Fluxo de caixa. Controle e planejamento. Pequenas empresas.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho estudará o fluxo de caixa na Padaria Popular como uma ferramenta para a sustentabilidade.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas empresas – SEBRAE, diversas empresas apresentam falhas gerenciais, tais como o descontrole no fluxo de caixa, que em conformidade com outros problemas enfrentados, podem diminuir consideravelmente seu tempo de vida no mercado. Com base nisso surge uma pergunta: Como o fluxo de caixa pode ajudar na sustentabilidade das pequenas empresas, e principalmente no ramo de panificação?

Buscando responder a essa pergunta, foram levantadas as seguintes hipóteses: Através do fluxo de caixa, o pequeno empresário conhece melhor sua empresa, possibilitando tomadas de decisões mais seguras. Ainda, com a utilização do fluxo de caixa, o empresário poderá se preparar melhor para os períodos em que há maiores gastos na empresa, aumentando a eficácia através de planejamentos mais eficientes.

Com este trabalho busca-se elaborar um estudo a cerca do fluxo de caixa como ferramenta capaz de auxiliar o pequeno empresário Carlos na gestão de seus recursos, oferecendo melhores condições para sua tomada de decisão, a fim de tornar sua panificadora mais competitiva e com maior possibilidade de crescimento. Também expressarei melhor o conceito do fluxo de caixa.

Foi escolhido esse tema devido a Padaria Popular possuir um controle muito simples, resumido em poucas anotações feitas em um caderno e também pelo fato do alto índice de competitividade e um mercado extremamente exigente aumentando o risco do negócio e exigindo ferramentas de controles e planejamentos, capazes de auxiliar o administrador em suas decisões.

2 CONCEITO E IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA

Para fazer a Gestão Financeira tornar-se eficiente e servir de instrumento básico nas tomadas de decisões no dia-a-dia do empresário, é necessário ter um controle que auxilie na visualização e compreensão das movimentações financeiras num período preestabelecido, esse controle é conhecido como Fluxo de Caixa.

Fluxo de caixa é um instrumento de controle que tem por objetivo auxiliar o empresário a tomar decisões sobre a situação financeira da empresa. Consiste em um relatório gerencial que informa toda a movimentação de dinheiro (entradas e saídas), sempre considerando um período determinado, que pode ser uma semana, um mês etc.(SEBRAE).

A partir do conceito que o SEBRAE nos proporciona, pode-se dizer que o fluxo de caixa é um dos instrumentos mais utilizados pelo administrador financeiro na gestão empresarial. A administração financeira é a arte e a ciência de administrar os recursos financeiros para maximizar a riqueza dos acionistas (LEMES, RIGO, CHEROBIM, 2002). Pode-se dizer que em todas as empresas deveria existir o controle rígido de caixa.

O objetivo final de uma empresa é o lucro e para atingirmos o objetivo são necessárias informações reais, concretas que representem a situação da empresa no momento em que são levantados. O fluxo de caixa é um histórico que serve como base para compararmos períodos anteriores e projetar as receitas e as despesas que irão acontecer no período projetado.

Para Zdanowicz (1992) citado pela fonte do saber, o fluxo de caixa é o instrumento de programação financeira, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado. Com essa estimativa a organização das finanças torna-se mais correta em função de ter em mãos o que irá receber e o que irá pagar em certo período de tempo, podendo prever possíveis investimentos com as sobras, bem como a busca de recursos quando existir déficit no caixa da empresa.

O fluxo de caixa tem como principal objetivo dar uma visão das atividades desenvolvidas bem como operações financeiras que serão realizadas. Também pode-se perceber que o fluxo projetado permite ao administrador financeiro controlar o ativo da empresa, o qual é a riqueza da mesma e o que gera lucro.

3 O FLUXO DE CAIXA NA PEQUENA EMPRESA

Conforme já falei anteriormente meu fluxo de caixa é muito simples e pode-se perceber nesse estudo que muitas empresas possuem contabilidade, mas os donos sequer têm contato com as demonstrações contábeis. Muitas empresas nem contabilidade possuem.

Em muitos casos, ocorre bastante em pequenas empresas, o empresário tem um aliado em comum: um bloco de papel, no qual é anotado quanto sua empresa ganhou e gastou no dia. Assim esse bloco de papel serve como um instrumento de controle das disponibilidades que vão ocorrendo diariamente na empresa.

Muitos empresários administram sua empresa com esse tipo de instrumento, que auxilia muito em suas atividades, porém essas anotações não apresentam todos os detalhamentos necessários. Por isso para se ter uma melhor visualização e controle das movimentações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com