TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes Alternativas de Energia

Por:   •  14/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

Fontes Alternativas de Energia no Brasil

Nome Jonas Ferreira da Silva         RA 16104231

São Paulo

2019


Introdução

O setor elétrico brasileiro é formado por 4 grandes grupos que atuam na manutenção e viabilização do sistema elétrico brasileiro. São eles: Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização.

A principal fonte de captação de energia do Brasil é a hidrelétrica, que corresponde a 62% da energia produzida no país. Apesar de ser uma fonte limpa de captação de energia. Ela é muito dependente das condições climáticas. Pois seu principal combustível são as quedas de água (energia cinética). Em tempos de seca sua geração pode ser gravemente prejudicada. Por esse motivo há outras formas de obter a geração de energia elétrica. Que será apresentado nesse trabalho.

 E Todo sistema elétrico brasileiro é interligado. Permitindo que várias fontes geradoras de energia elétrica abasteçam diversas regiões do país conforma necessidade e demanda. Esse controle é feito pelo SIN (Sistema Interligado Nacional).

Energia Eólica

Correspondente a 8,4% da energia gerada no país. Com capacidade de 12,763GW de potência. A captação se dá pelo movimento rotacional de enormes hélices ligadas a turbinas. Tem o mesmo princípio das hidrelétricas. Porém em vez de usar as força das águas dos rios a geração eólica é dada pelos ventos. É considerada uma fonte de energia limpa, pois, sua captação não altera e polui pouco o meio ambiente.

Os principais complexos de captação de energia eólica (parques eólicos) encontram-se no Nordeste brasileiro. Pelas condições favoráveis onde o grande diferencial do Nordeste, especialmente do litoral, está na força dos ventos que atingem essa área, que são rápidos e constantes, sem mudanças bruscas. Essa combinação favorável faz com que os geradores eólicos sejam mais eficientes ali do que em outros lugares.

O principal complexo eólico encontra-se no Rio grande do Norte e tem capacidade de gerar 1424 MW.

Um sistema eólico pode ser utilizado em duas aplicações: 

Sistemas isolados (off-grid), que armazenam a energia em baterias, normalmente utilizados em aplicações residenciais e de menor escala

Sistemas integrados à rede (on-grid), que entregam a energia direto para a rede elétrica, normalmente em maior escala e com fins comerciais

Energia Solar

Energia solar é a energia proveniente da luz e do calor do Sol que é aproveitada e utilizada por meio de diferentes tecnologias, principalmente como o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica. A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável.

Na geração fotovoltaica, a energia luminosa é convertida diretamente em energia elétrica. Nas usinas solares, a produção de eletricidade acontece em dois passos: primeiro, os raios solares concentrados aquecem um receptor e, depois, este calor (350 °C - 1000 °C) é usado para iniciar o processo convencional da geração de energia elétrica por meio da movimentação de uma turbina. No aquecimento solar, a luz do Sol é utilizada para aquecer a água de casas e prédios (≈80 °C), o objetivo aqui não sendo a geração de energia elétrica.

Apesar de ser abundante a fonte de energia solar. A eficiência das placas fotovoltaicas ainda é muito baixa. Na ordem de 18% a 22%. Ou seja, apenas 1/5 da energia absorvida pelas placas são convertidas em energia elétrica. E sua captação também se dá apenas no período diurno e com céu limpo. Até o ângulo de incidência dos raios solares interferem na captação de energia.

Por esse motivo seu uso não é muito disseminado em grande escala. Chegando a contribuir apenas com 0,75% da energia produzida no país. No entanto, ela é bastante estimulada para uso doméstico. Como fonte secundária. E como o sistema brasileiro é interligado. É possível alimentar a distribuição do país enquanto não estiver utilizando 100% da capacidade do sistema de energia soltar.

Energia Nuclear

A energia nuclear é uma fonte de energia obtida a partir do processo de fissão do núcleo de átomos pesados que libera uma grande quantidade de energia em forma de calor. Essa energia térmica é processada para vaporizar a água que, sob pressão, irá movimentar as turbinas do gerador e dessa forma gerar energia elétrica.

A principal fonte de uma usina nuclear é o Urânio 235. E por ser extremante radioativo deve ser manuseado com rigoroso cuidado e normas de segurança. Por utilizar grandes quantidades de água para em seu processo. Sua instalação é feita normalmente próximo a fontes abundantes de água como rios e mares. E ao contrário do que se imagina é uma fonte de energia limpa e abundante. Pois o Urânio é um material facilmente encontrado e o único resíduo que é jogado na atmosfera do processo é o vapor de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com