TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes Energéticas a partir de resíduos sólidos

Por:   •  22/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI

        

Fontes energéticas a partir de resíduos sólidos  

ITAJUBÁ – MG

2017

Fontes energéticas a partir de resíduos sólidos

Trabalho referente à disciplina EEN- 001- introdução a engenharia de energia.

           Orientador: prof. Dra. Maria Luiza

ITAJUBÁ – MG

Resumo

O trabalho baseia-se na ideia de utilização do resíduos sólidos e lixos como fonte de energia. Sabemos que é um desafio da engenharia atual buscar novas fontes de energia, e combinado com a necessidade de tornar o meio ambiente melhor, e ter um fim positivo para o lixo. Vem à tona a ideia de geração de energia a partir desses resíduos.

Existem duas formas de reutilizar o lixo, uma delas é reciclagem, e a outra é a transformação dos resíduos. A reciclagem é a mais utilizada e deve-se dar mais atenção a ela, pois tem um mínimo impacto ambiental, e é eficaz, pois pode gerar material que será reutilizado como matéria prima. A transformação consiste na redução do material inutilizável, e na geração de fontes de energia que é o enfoque do nosso trabalho.

A geração de energia a partir do lixo que será abordada nesse trabalho será através da tecnologia de incineração, tecnologia DRACO, e a GDL. Avaliaremos cada uma delas e no final teremos uma breve conclusão.

Sumário

1.        Introdução        5

2.        gerenciamente de resíduos sólidos        6

3.        aproveitamento dos resíduos solidos urbanos         7

4.        geração de energia através dos resíduos sólidos        8

5.        disposições finais        12

6.        Bibliografia        13


  1. Introdução

        Este trabalho tem como finalidade apresentar uma ideia sobre as principais fontes energéticas derivadas do lixo. Que é um assunto que vem ganhando muita importância no cenário atual e é muito importante para o curso de engenharia de energia. Se pararmos para pensar, no mundo são mais de 7 bilhões de pessoas, que estão constantemente gerando resíduos e lixo, estes que são em sua minoria destinados para reciclagem, outra parte é posta em depósitos de lixo (lixões), em aterros sanitários, e até mesmo, em sua maioria são depositados em céu aberto, sem nenhum controle. O que pode ser muito prejudicial à saúde do ser humano. Em prol do desenvolvimento sustentável e melhorias no meio ambiente, começou-se a pensar o que fazer com todo esse lixo gerado que só no Brasil chega a 70 milhões de quilos diário.

        Apesar de haver a reciclagem que é o mais conhecido dos métodos de reaproveitamento do lixo, não é o suficiente, é muito trabalhosa e exige um trabalho de conscientização da população. Há outros métodos a submeter o lixo e resíduos como por exemplo gerar energia que é o desafio da atualidade. Estamos sempre buscando novas fontes de energia. Essa ideia, é boa pois já estamos resolvendo um problema ambiental, e gerando energia. As tecnologias mais conhecidas para esse meio são: DRANCO, incineração e GDL (gás de lixo). Falaremos brevemente de cada uma delas.

  1. Gerenciamento dos Resíduos sólidos

A disposição final dos resíduos sólidos é muito importante nesse estudo, pois não é todo lixo que podemos reaproveitar e utilizar de um dos métodos supracitados de geração de energia.

Os resíduos sólidos, sejam eles hospitalares, industriais, urbanos, agrícolas, são um dos principais problemas não só do nosso país, mas do mundo todo. A disposição inadequada de lixos tóxicos, podemos poluir rios, lagos, e até a fauna e flora do local, e não servir para uma usina geradora de energia a partir do lixo.

O serviço de gerenciamento desses resíduos não se restringe apenas à coleta, mas também ao transporte desse até um local adequado, manuseio e à disposição final, averiguar o que pode servir para reciclagem e o que pode ser, usado para uma possível geração de energia.

No brasil, o gerenciamento de resíduos é muito pouco eficiente, o serviço de coleta é muito pouco incentivado e acaba que a disposição final do lixo principalmente doméstico é à céu aberto, sem nenhuma responsabilidade. Vejamos a tabela a seguir sobre o lixo brasileiro.

[pic 2]

fonte: http://www.reportsustentabilidade.com.br/2013/pt-br/node/398

Percebe-se que a maioria é de origem orgânica, o que demonstra que o Brasil é um país com menos recursos industriais e utiliza muito de matéria orgânica.

  1. Aproveitamento dos Resíduos sólidos urbanos (RSU).

Existem dois principais meios de aproveitamento dos resíduos sólidos que é a reciclagem e a transformação dos RSU.  

A reciclagem é aquela que é utilizada para preparar o resíduo para voltar a ser o que ele era originalmente, seja papelão, papel, plástico, vidro, metais... esses podem voltar a ser usado como matéria prima reciclável nas próprias industrias que foram produzidos, esta é a maneira prioritária de manuseio do lixo pelo seu balanço energético favorável e por ser minimamente danoso ao meio ambiente em relação à outra opção que seria a combustão desse lixo.

O outro meio, dito transformação do RSU é uma outra opção a ser utilizada, diferentes das formas originais supracitada. Tomamos como exemplo da utilização desse meio a utilidade da biomassa presente nos resíduos orgânicos para produzir adubo e até combustível.

Em ambos os casos há redução no impacto ambiental, pois esses resíduos que seriam jogados em aterros sanitário e lixões controlados (na melhor das hipóteses) será reaproveitado.  

De modo geral deve-se considerar que as matérias passíveis de reaproveitamento que são encontrados em resíduos devem ser oriundos de muitos recursos naturais, mineiros ou florestais, ou que obtém grande quantidade de energia. Essa característica é uma das vantagens ambientais do aproveitamento energético, reciclagem e reaproveitamento dos resíduos sólidos urbanos. O reaproveitamento energético expande a vida útil das reservas de matéria prima e energia uma vez que reduz a demanda desses recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (290.5 Kb)   docx (120.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com