TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fotografia

Seminário: Fotografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Seminário  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

A regra dos terços é uma teoria utilizada na hora de compor uma imagem. Se caracteriza em dividir uma imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, em que os 4 pontos de interseção dessas 4 linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção. Em alguns casos, manter o assunto principal da foto em algum desses pontos chamará mais a atenção, ou seja, um assunto centralizado não significa uma foto mais equilibrada.

Dicas:

Não use somente a regra dos terços. Ela é apenas uma ferramenta, mas há muitas outras formas de encontrar uma boa composição.

Alinhe a linha do horizonte na linha de baixo, se você quiser dar ênfase ao céu, ou na linha de cima, se você quiser dar ênfase ao restante da paisagem.

Em uma fotografia de rosto (retrato) posicione os olhos na linha de cima, ou em uma das intercessões entre as linhas guias. Se o plano for mais aberto, posicione o rosto da pessoa na linha de cima. O mesmo ocorre para fotos de várias pessoas, coloque seus rostos na linha horizontal superior.

Imagine que é final de tarde na praia, o sol está se pondo, a paisagem é linda e você quer tirar uma fotografia para guardar aquele momento. Porém, não sabe exatamente como enquadrar os elementos para retratar a cena de forma fiel. Existe algo que pode ajudar nisso: a regra dos terços.

Em termo gerais, ela diz que ao compor um enquadramento, você deve traçar quatro linhas para dividir a tela em nove partes iguais, e então posicionar os objetos principais nas intersecções dessas linhas.

Fontes:

http://www.ecosjr.com.br/2013/03/13/fotografia-a-regra-dos-tercos/

http://www.viajandofotografando.com.br/2013/04/composicao-fotografica-regra-dos-tercos.html

http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/8997-fotografia-a-regra-dos-tercos.htm

http://mosocorp.wordpress.com/2012/11/04/composicao-fotografica-parte-1-a-regra-dos-tercos/

http://omeuolhar.com/artigos/que-regra-tercos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com