TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Sistema Operacional

Artigos Científicos: Tipos De Sistema Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 6

Sistemas de Informação Operacional

O sistema de informação operacional e um sistema básico de uma organização e ele que lida com tarefas rotineiras normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída, sendo formulários de cadastros, relatórios, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e modificações de dados.

Esse sistema de informação foi conhecido na década de 1950 como (transaction processing systems) ou sistema de processamento de transações, mas hoje em dia é conhecido como (SIO) sistema de informação operacional.

Sistemas de Informação Gerenciais (SIG)

SIG sistema de informação gerenciais era conhecido na década de 1960 com (Management Information Systems), é um sistema que dá suporte ao nível gerencial através de relatórios, processos correntes, histórico através de acessos on-line, orientados a eventos internos, apoiando o planejamento controle e decisão, fazendo todas essas tarefas em tempo hábil para a tomada de decisão

SIG pode ser definido como sendo o processo de transformação de dados em informações. E, quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que esse é um sistema de informações gerenciais.

Os sistemas de informações gerenciais estão relacionados às atividades de gestão, tendo como objetivo fornecer subsídios às diversas áreas funcionais da organização e oferecer assistência às tomadas de decisões para identificar e corrigir problemas de competência gerencial.

Além disso, também auxiliam no processo de planejamento e controle empresarial, tratando os vários bancos de dados dos sistemas transacionais. Em algumas organizações, esses sistemas de informações podem estar voltados para apoio a decisões no nível tático, e, dentre essas, podemos citar as relacionadas com projeção de custos globais em virtude da implantação de nova linha de produtos, programação linear para cálculo do mix ótimo de produtos para fabricação, orçamento de capital para novos investimentos, etc.

Sistema de suporte à Decisão

Um Sistema de Suporte a Decisão –SSD, ou SAD, é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, software, bancos de dados e dispositivos utilizados para dar suporte a tomada de decisões especificas de um problema. O foco de um SSD está na eficácia da tomada de decisões em face de problemas comerciais não estruturados ou semiestruturados. Os sistemas de suporte a decisão oferecem o potencial de gerar maiores lucros, menores custos e melhores produtos e serviços. Os sistemas de suporte a decisão, embora sejam parcialmente destinados aos níveis mais elevados de gerencia, são utilizados em todos os níveis. Isso ocorre porque, até certo ponto, os gerentes de todos os níveis defrontam-se com problemas um pouco menos estruturados, não-rotineiros. A quantidade e a magnitude dessas decisões aumentam à medida que um gerente galga níveis mais elevados na organização. Além disso, evido a inerente flexibilidade dos sistemas de suporte a decisão, os gerentes de todos os níveis são capazes de usar sistemas de suporte a decisão para auxilia-los em algumas decisões elativamente rotineiras e programáveis em lugar de suportes mais formalizados de informações gerenciais. Os sistemas de suporte a decisão muitas vezes também são ligados a tomadas de decisões gerenciais relacionadas com processos empresariais de valor adicionado. Por exemplo, um SSD pode ser utilizado para prever como um aumento no preço do papel poderia afetar o lucro global de um jornal. As informações fornecidas pelo sistema de suporte a decisão podem levar o editor do jornal, e o gerente de marketing a aumentarem

Sistema de Suporte Executivo (SSE)

Sistemas que dão suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico da organização. Utilizam tecnologia avançada para a elaboração de gráficos e relatórios. Também se concentram em fornecer informações de apoio gerencial.

Processo Estratégico é a ligação chave entre a gerência estratégica e o ambiente externo da organização. A exigência de recurso é o fator que liga a gerência estratégica aos recursos das organizações, incluindo finanças, equipamento, terra, acesso à informação, e pessoal.

SIE - Sistema de Informação Estratégica

Tipicamente é utilizado um sistema de informação estratégico (SIE) para gerir a informação e assistir no processo de decisão estratégica. Os SIE representam a evolução natural dos sistemas de informação de gestão face às necessidades das empresas em tirar partido da informação recolhida e processada por forma a ganhar vantagem competitiva e redefinir os objetivos da empresa para reajustá-la às alterações ambientais. Um sistema de informação estratégico foi definido como "O sistema de informação que suporta ou altera a estratégia da empresa".

Os conceitos chave na gestão estratégica de empresas são: Estabelecer objetivos estratégicos específicos que possam melhorar a posição da companhia, em oposição a objetivos genéricos, como o aumento de lucro ou redução de custos.

O SIE representa uma evolução dos Sistemas de Informação mediante a necessidade das empresas em aproveitar o Máximo possível às informações recolhidas e processadas de forma a ganhar suas vantagens competitivas e redefinir os objetivos da empresa, reajustando-se às alterações ambientais, Num mundo globalizado, as organizações constantemente tentam realizar uma medição do seu nível de indicadores, levando em comparação um mercado ou um setor. Utilizam-se para obter estes dados muitas informações gráficas, amigáveis e normalmente on line, onde se observa as particularidades de cada empresa e nível detalhado de cada informação.

O monitoramento do ambiente através do SIE não implica necessariamente no uso de softwares sofisticados. O SIE é um conjunto de práticas e padrões para monitoração do ambiente e migração para uma base mais informatizada, que é a tendência natural devido à grande volume de informações variáveis envolvidas na análise. É importante citar também, que o SIE coleta informações publicadas no ambiente interno e externo da empresa, dentro de um comportamento ético e moral.

Sistema de Informação Especialista (SE)

Sistemas ligados ao campo da inteligência artificial para definição de cenários no processo de tomada de decisões. Oferecem soluções para problemas específicos em um domínio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com