TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundações Defina o que consiste um sistema de fundação

Por:   •  23/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]                                     

                

1° Trabalho 1º Semestre – 2021

Fundações - 1º Bimestre

Professor: Thiago Primo Sousa

Estudante: Milena Almeida Sousa RA:-

1) Defina o que consiste um sistema de fundação.

        Elementos estruturais com responsabilidade de suportar o carregamento de transferir as tensões compatíveis ao maciço geotécnico.

2) O que são Fundações Superficiais e Fundações Profundas do ponto de vista geotécnico?

        As fundações superficiais ocorrem quando a profundidade de assentamento da fundação no solo é menor que duas vezes à sua largura e as Fundações Profundas tem o comprimento muito maior que sua largura

3) Comente as características que definem as fundações superficiais: blocos, sapatas isoladas, sapatas associadas, sapatas contínuas e radiers.

        Os blocos de fundação são elementos de apoio construídos de concreto e caracterizados por uma altura relativamente grande, trabalham basicamente à compressão.

        As sapatas de fundação são elementos de apoio de concreto armado, que resistem principalmente à flexão.

        

As sapatas associadas são elementos de fundação que recebe parte dos pilares da obra, o que a difere do radier, sendo que estes pilares não são alinhados, o que a difere da viga de fundação;

        Os radiers são quando todos os pilares de uma estrutura transmitem as cargas ao solo através de uma única sapata, envolvendo grandes volumes de concreto.

4) Os principais tipos de fundações profundas são os tubulões e as estacas. Defina-os e caracterize-os com relação a seus processos executivos e mecanismos de transferência de carga para o solo.

        Os tubulões são fundações profundas, de grande porte, com seção circular, podendo ser visto como estacas escavadas, moldadas "in loco", com base alargada. São empregados para transferir, ao solo, cargas verticais de compressão ou tração bem como cargas horizontais de modo geral toda a carga do pilar é transferida ao subsolo pelo apoio da base.

As estacas são aquelas introduzidas ou perfuradas no terreno através de algum processo que promova ou não a retirada de solo, com ou sem revestimento, com ou sem a utilização de fluido estabilizante. Está submetida a um carregamento vertical irá resistir a essa solicitação parcialmente pela resistência ao cisalhamento gerada ao longo de seu fuste e parcialmente pelas tensões normais geradas ao nível de sua ponta.

        

5) O que consiste um processo de investigação do subsolo? Comente sobre as etapas de um processo de investigação.

        Exige um conhecimento adequado dos solos sendo necessário proceder-se a identificação e à classificação das diversas camadas componentes do substrato a ser analisado, avaliação das suas propriedades de engenharia. Tendo como principais objetivos o conhecimento adequado do solo, descrição, classificação e origem dos elementos geológicos (cor, textura, processo formador), distribuição geológico-geotécnica das camadas, espessura das camadas de solo e/ou rochas, resistência da camada investigada, posição do nível d’água, identificação e classificação do solo,

avaliação das propriedades de engenharia.

6) Fale tudo sobre a sondagem SPT, destacando o processo executivo, definindo o Índice de Resistência à Penetração, os critérios de parada do ensaio e da sondagem e as vantagens e desvantagens.

A sondagem a percussão associada ao ensaio de penetração dinâmica (SPT), mede a resistência do solo ao longo da profundidade perfurada. Ao se realizar uma sondagem pretende-se conhecer o tipo de solo atravessado através da retirada de uma amostra deformada, a cada metro perfurado, a resistência oferecida pelo solo a cravação do amostrador padrão, a cada metro perfurado, a posição do nível ou dos níveis d'água, quando encontrados durante a perfuração.

Consiste basicamente na cravação de um amostrador padrão no solo, através da queda livre de um peso de 65 kg (martelo), caindo de uma altura determinada. As características do amostrador estão especificadas na NBR 6484. Para a execução das sondagens, determina-se, em planta, na área a ser investigada, a posição dos pontos a serem sondados.

Para elaboração do projeto de fundações convém que seja considerada a interpretação das resistências à penetração, de forma estatística. Desta forma, anomalias locais terão sua importância minimizada.

Para se iniciar uma sondagem, monta-se sobre o terreno, na posição de cada perfuração, um cavalete de quatro pernas ("tripé"). No topo do "tripé" é montado um conjunto de roldanas por onde passa uma corda, geralmente de cisal. Este conjunto, auxiliará no manuseio da composição de hastes e levantamento do "martelo". Inicia-se o furo desde o ponto de instalação do equipamento, com auxílio de um "trado cavadeira", perfura-se até um metro de profundidade. Recolhe-se e acondiciona-se uma amostra representativa de solo, que é identificada como amostra zero. Em uma das extremidades de uma composição de hastes de 1", acopla-se o amostrador padrão (1 3/8" e 2", diâmetros interno e externo, respectivamente). Este é apoiado no fundo do furo aberto com trado cavadeira. Erguesse o "martelo" com auxílio da corda e roldanas citadas, até uma altura de 75 cm acima do topo da composição de hastes e deixa-se que caia sobre esta, em queda livre. Este procedimento é realizado até a penetração de 45 cm do amostrador padrão no solo. Conta-se o número de quedas do "martelo" necessário para a cravação de cada segmento de 15 cm do total de 45 cm. A soma do número de golpes necessários à penetração dos últimos 30 cm do amostrador é designada por N.

Tem como vantagem ser simples, tem um baixo custo, coleta amostras, Determina NA e possui um grande tempo de estudos e experiências do método, e como desvantagem temos a interpretação, falta de uniformidade, influencia da energia e não avalia solos moles.

7) Compare as sondagens SPT e CPT/CPTU, apontando vantagens e desvantagens técnicas;

VANTAGENS

DESVANTAGENS

SPT

Simples, baixo custo, coleta amostras, determina NA, muita experiência.

Interpretação, falta de uniformidade, influência da energia, não avalia solos moles.

CPT/CPTU

Ensaio contínuo, preciso e rápido, determina estratigrafia por correlações, representa melhor comportamento de estacas, correlações com muitos parâmetros geotécnicos, estimativa do coeficiente de adensamento, independe do operador.

Não atravessa camadas duras, mais caro, não coleta amostras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (321.2 Kb)   docx (212.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com