TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Básicas do Sistema Operaciona

Tese: Funções Básicas do Sistema Operaciona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Tese  •  3.345 Palavras (14 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 14

Realizem um levantamento na Web e na bibliografia especializada sobre as funções do profissional responsável pela administração de sistemas. Busquem tanto por fontes técnico-científicas como por fontes voltadas ao mercado de trabalho.

O profissional especializado em administração de sistemas aprende desde inicio recursos que o auxilia na instalação e administração de softwares – como Linux, configurar redes TCP/IP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controlo de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão), e serviços para internet com segurança. Também é adquirido o conhecimento para projetar ou gerenciar, plataformas virtualizadas. O administrador de sistemas deverá ser encarregado de manter e operar computadores e/ou a sua rede. Uma das funções operadas por esses profissionais é que, eles são encarregados de instalar, suportar e manter servidores e outros sistemas, deverá estar sempre atento e preparado para responder a indisponibilidades de serviços e outros problema.

Um administrador de sistemas deve demonstrar tanto competência técnica quanto responsabilidade, sendo que eles também incluem programação de scripts ou programas pequenos, gerenciamento de projetos para projetos relacionados a sistemas.

Elaborar uma breve descrição a res

peito das funções básicas dos Sistemas Operacionais e de

cada uma das funções/responsabilidades de um administrador de sistemas pesquisadas.

No relatório devem ser respondidas as seguintes questões:

1.Quais as funções básicas dos Sistemas Operacionais?

2.Qual deve ser a formação de um administrador de sistemas?

3.Quais os conhecimentos técnicos são exigidos pelo mercado de trabalho para

preencher uma vaga de administrador?

4.Quais as funções exercidas por este profissional e em que consiste cada

uma delas?

5.Comentar: É uma carreira que exige conhecimento técnico específico? É uma

carreira que exige conhecimento técnico multidisciplinar?

Relatório 1

Funções Básicas do Sistema Operaciona

Para um usuário, o ato de um dispositivo ler um arquivo em disco ou uma gravação, não é visualizado os inúmeros detalhes internos nesta operação. É ai que entra a função do sistema operacional, facilitando o acesso aos recursos do sistema com suas rotinas específicas, como por exemplo, o acionamento do mecanismo de leitura e gravação da unidade de disco, posicionamento na trilha e setor corretos, transferência dos dados para a memória, enfim, concluir uma operação. Nesse contexto, o sistema operacional serve de interface entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional, tornando uma comunicação transparente.

Além de outras funções de gerenciamento, o sistema operacional possui recursos de compartilhamento e controle desses recursos de forma organizada e protegida, como por exemplo, uma impressora onde os usuários enviam arquivos de impressão e cada arquivo enviado não interfere nos demais, desta forma o sistema operacional tem a responsabilidade de realizar estas tarefas de forma organizada e protegida. E olhando para outro lado na questão do compartilhamento de recursos, temos a questão financeira, pois mais de um usuário poderá usar estes dispositivos. Pra ser mais claro, é só imaginarmos a sua importância, como por exemplo, nos permitir utilizar várias tarefas ao mesmo tempo, como: copiar um arquivo, processar uma planilha, fazer um download da internet, imprimir um documento. Ele controla a execução de todas estas operações de uma forma concorrente e protegida.

Em um sucinto resumo: Interface entre o hardware e o usuário, Gerência do uso de recursos, transparência de operações do hardware, controle do compartilhamento de recursos.

Os Administradores de Sistemas são os responsáveis em instalar, dar suporte, e manter servidores e outros sistemas, além de planejar respostas às possíveis indisponibilidades do sistema. Devem também supervisionar ou treinar técnicos de operação e de apoio e consultoria para eventuais problemas nos sistemas tendo conhecimento técnico de apoio ao usuário ou suporte de primeiro nível, demonstrando competência técnica e responsabilidade. O seu trabalho também consiste principalmente em armazenar, preservar e exibir os dados das máquinas. Análise de logs dos sistemas e identificação de problemas em potencial, introdução e integração de novas tecnologias, auditorias e validação periódicas de sistemas e softwares, realizar backups, atualização ou modificação de configurações nos sistemas operacionais, instalação e configuração de novos softwares e hardwares, gerenciamento de segurança de conta de usuário e senhas, assegurar a confiabilidade e a disponibilidade do sistema.

Às vezes ele também pode ter de fazer algum trabalho de um administrador de redes, como a criação de um ambiente interativo entre o centro e as unidades em locais diferentes. Como todos os outros sistemas técnicos, uma pessoa não pode esperar para atingir altos níveis de habilidade e experiência em administração sem treinamento eficaz. Geralmente é exigido experiência e domínio técnico com o sitema que ele irá lidar e certificações do mercado tais como Microsoft MCSA, MCSE, Red Hat RHCE, Novell CNA, CNE, Linux Professional Institute ( LPI ) entre outros.

Bibliografia

Wikipedia. Administrador de Sistemas. Disponível em :

página modificada pela última vez em 22 de março de 2011.

Acesso em : 25 março 2011.

Fontes bibliográficas externas relacionadas ao Wikipedia:

Coleção de documentos sobre Oracle Solaris . Disponível em

Centro de informações sobre IBM

AIX. Disponível em:

Documentação sobre banco de dados Oracle. Disponível em:

Documentação sobre Microsoft

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com