TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionas

Artigos Científicos: Sistemas Operacionas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

Introdução 03

Sistemas Operacionais 04

Sistemas Operacionais Mais Usados 08

Linguagens de Programação 10

Conclusão 12

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho foi feito pela aluna .............. com o intuito de um melhor e mais amplo conhecimento sobre Sistemas operacionais e Linguagens de Programação suas funcionalidades e técnicas.

O Sistema Operacional é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador, fornece rotinas básicas para o controle de dispositivos, fornece gerencias, escalonamento e interação de tarefas, ou seja, mantém a integridade do sistema. Já a Programação vem integrada em todo sistema operacional, fazendo a complementação do sistema.

2 SISTEMA OPERACIONAL

O sistema operacional funciona com a iniciação de processos que este irá precisar para funcionar corretamente. Esses processos poderão ser arquivos que necessitam de ser frequentemente atualizados, ou arquivos que processam dados úteis para o sistema. Poderemos ter acesso a vários processos de sistema operacional a partir do gerenciador de tarefas, onde se encontram todos os processos que estão em funcionamento desde a inicialização do sistema operacional até a sua utilização atual.

O sistema operacional é uma coleção de programas que:

• Inicializa o hardware do computador

• Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos

• Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas

• Mantém a integridade de sistema

Um Sistema Operacional muito simples para um sistema de controle de segurança poderia ser armazenado numa memória ROM (Só de Leitura - um chip que mantém instruções para um computador), e assumir o controle ao ser ligado o computador. Sua primeira tarefa seria reajustar (e provavelmente testar) os sensores de hardware e alarmes, e então ativar uma rotina monitorando ininterruptamente todos os sensores introduzidos. Se o estado de qualquer sensor de entrada for mudado, é ativada uma rotina de geração de alarme.

Em um grande computador multiusuário, com muitos terminais, o Sistema Operacional é muito mais complexo. Tem que administrar e executar todos os pedidos de usuários e assegurar que eles não interferiram entre si. Tem que compartilhar todos os dispositivos que são seriais por natureza (dispositivos que só podem ser usados por um usuário de cada vez, como impressoras e discos) entre todos os usuários que pedem esse tipo de serviço. O SO poderia ser armazenado em disco, e partes dele serem carregadas na memória do computador (RAM) quando necessário. Utilitários são fornecidos para:

• Administração de Arquivos e Documentos criados por usuários

• Desenvolvimento de Programas

• Comunicação entre usuários e com outros computadores

• Gerenciamento de pedidos de usuários para programas, espaço de armazenamento e prioridade.

Adicionalmente, o SO precisaria apresentar a cada usuário uma interface que aceita, interpreta, e então executa comandos ou programas do usuário. Essa interface é comumente chamada de SHELL (=cápsula, manteremos o nome original em inglês) ou interpretador de linha de comando (CLI). Em alguns sistemas ela poderia ser uma simples linha de texto que usam palavras chaves (como MSDOS ou UNIX); em outros sistemas poderiam ser gráficas, usando janelas e um dispositivo apontador como um mouse (como Windows95 ou X - Windows).

2.1 PARTES DE UM SISTEMA OPERACIONAL

Um sistema operacional de um computador que é usado por muitas pessoas ao mesmo tempo, é um sistema complexo. Contém milhões de linhas de instruções escritas por programadores. Para tornar os sistemas operacionais mais fáceis de serem escritos, eles são construídos como uma série de módulos, cada módulo sendo responsável por uma função. Os módulos típicos em um grande SO multiusuário geralmente são:

• Núcleo (Kernel em inglês - também conhecido como "executivo")

• Gerenciador de processo

• Escalonador (Scheduler, em inglês)

• Gerenciador de arquivo

2.2 TIPOS DE INTERFACES PARA USUÁRIOS

• Interface de linha de comando (command line interface).

Usa comandos alfanuméricos simples para navegar entre os discos e pastas, para conseguir outras funções como copiar, formatar deletar, etc., e para executar aplicativos. Exemplos: DOS, Unix and Linex.

• Interface gráfica para usuários (Graphical User Interface ou GUI).

Usam ícones, menus e janelas para acessar programas, discos e executar comandos do sistema. Alguns GUIs não são sistemas operacionais propriamente, mas são extensões de um sistema operacional com uma interface de linha de comando. Exemplos deste tipo de relação: Windows 3.0 para DOS e X-Windows para Unix. Exemplos de sistemas operacionais com próprios GUIs: Windows 98/NT, MacOS e OS/2 Warp.

3 COMPONENTES FUNCIONAIS DOS SISTEMAS OPERACIONAIS:

Um sistema operacional executa muitas funções para que o computador funcione bem e eficientemente. Algumas das mais importantes são:

 Interpretador de Comandos: traduz comandos para instruções que o processador entende.

 Gerente dos Usuários: guarda as tarefas de um usuário separadas daquelas dos outros.

 Gerente das Tarefas: guarda as operações de uma tarefa separadas daquelas dos outros.

 Gerente dos Recursos: gerencia o uso de recursos de hardware entre usuários e tarefas usando-os a qualquer ponto do tempo.

 Gerente de Arquivos: cria, deleta, enter, muda arquivos e gerencia acesso para arquivos.

 User Interface: gerencia acesso do usuário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com