TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções do sistema

Tese: Funções do sistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Características de Sistemas.

O que é um sistema?

Sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados com objetivo comum.

Exemplos de sistemas

Carro, computador e corpo humano .

Existem 4 características básicas de um sistema

1- Elementos

2- Relação entre elementos

3- Objetivo comum

4- Meio ambiente

Elementos

Podemos citar como exemplo o fantástico corpo humano, ele é um sistema constituído por alguns elementos como o coração e o cérebro.

Relação entre elementos

O coração tem a função de bombear o sangue que percorre todo o corpo humano, incluindo o cérebro.

Se todo o sistema é composto por subsistemas, o sangue pode ser visto como tal, o sangue carrega oxigênio e nutrientes, todos fundamentais para manter o cérebro em funcionamento, pois todo sistema existente precisa de energia para funcionar.

O cérebro por sua vez é responsável por controlar o batimento cardíaco, quando um indivíduo faz uma atividade física, como jogar o bom e velho futebol, o cérebro envia comandos ao coração através de pulsos elétricos que percorrem por um outro subsistema, o nervoso, fazendo com que a informação chegue ao coração para que o mesmo aumente seu ritmo, elevando assim a velocidade com que o sangue é bombeado, fornecendo mais oxigênio ao cérebro.

Objetivo Comum

Mesmo com funções diferentes e sendo interligados por subsistemas, o cérebro e o coração tem como objetivo manter o corpo em perfeito funcionamento, o mau funcionamento por uma das partes afeta o ambiente que habitam (corpo).

Um exemplo seria a doença de Parkinson, que é causada não somente pela falta de algumas células no cérebro, mas também devido a falta de algumas ligações de terminais nervosas no coração, a doença de Parkinson caracteriza-se pela descontrole não voluntário da coordenação motora, é comum vermos pessoas com mãos tremulas, sendo difícil realizar tarefas simples, como assinar um cheque, tomar água ou digitar uma frase no teclado de um celular ou computador.

Meio ambiente

O corpo pode ter como parte de seu meio ambiente a terra e seus elementos, o corpo não pode controlar o quando vai chover ou quando determinada semente vai germinar, crescer e dar seu fruto, mas pode interagir através de um sistema de troca. Os dejetos fisiológicos do corpo, como as fezes, podem servir de adubo para uma recém plantada semente, fazendo com que a mesma cresça, produza uma determinada quantidade de oxigênio que será utilizada pelo corpo como uma fonte de energia para o cérebro e de um fruto de melhor qualidade que por sua vez pode será consumida pelo corpo gerando mais energia para que o cérebro e o coração mantenham seu funcionamento de forma adequada, isso mostra que todo sistema não é composto só de subsistema, mas que todo sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com