TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções sistema tegumentar

Pesquisas Acadêmicas: Funções sistema tegumentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 9

1.0 Sistema Tegumentar

O sistema tegumentar é a estrutura que envolve todo o organismo humano, é também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos.

Suas Principais funções, Proteger o corpo de ações do meio ambiente, evitar perda de líquido e evitar a entrada de substâncias ruins no organismo; Regular a temperatura do corpo; Garantir a sensibilidade através dos nervos da pele.

1.1 Epiderme

A epiderme é um epitélio formado por varias camadas de células justapostas, não é vascularizada, consiste de epitélio estratificado, e varia de espessura em diferentes partes. O epitélio estratificado da epiderme compõe-se de várias camadas, como o aspecto das células, textura, composição e posição. Essas camadas são de superficial para profundo: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato basal. À medida que envelhecem, as células epidérmicas tornam-se achatadas e passam a fabricar e a acumular dentro de si uma proteína resistente, a queratina. As células mais superficiais, ao se tornar repletas de queratina, morrem e constituem um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável a perda de água.

1.1.1Camada Córnea

É a camada mais externa da epiderme, que entra em contato direto com o ambiente, é constituída por células mortas, conhecidas como corneócitos, sem núcleo e achatadas em forma de lâminas. Essas lâminas forma uma estrutura rígida, exercendo as funções de proteção contra agentes físicos, químicos e biológicos, além de impedir a evaporação de água. Nesta camada ocorre o desprendimento constante dos queratinócitos e consequentemente uma renovação constante da epiderme.

1.1.2 Camada Lúcida

É constituída por uma fina camada de células achatadas, sendo que os núcleos celulares apresentam sinais de degeneração e existem poucas organelas citoplasmáticas. Estas células estão parcialmente preenchidas por queratina. Nem todas as regiões do corpo possuem esta camada que existe mais comumente nas regiões palmoplantares.

1.1.3 Camada Granulosa

É caracterizada pela presença de células poligonais com núcleo central,

achatadas, com a presença de grânulos de queratina no citoplasma. Estas células conhecidas como grânulos de queratino - hialina que são expulsos das células, formando uma barreira contra a penetração de substâncias e torna a pele impermeável à água, impedindo a desidratação do organismo. Na camada granulosa os queratinócitos encontram-se menos hidratados, achatados e com maior produção de queratina.

1.1.4 Camada Espinhosa.

É formado por 4 a 10 fileiras de células cuboides ou levemente achatado, com núcleo central, o citoplasma com expansões citoplasmáticas se aproximam e se mantêm unidas com as células ao redor através dos desmossomos, dando às células um aspecto espinhoso. Tanto o filamento de queratina quanto os desmossosomos desempenham importante papel na manutenção da coesão entre as células da epiderme e na resistência ao atrito. Os queratinócitos continuam produzindo queratina e apresentam-se levemente achatados e unidos entre si, permanecendo na camada espinhosa por aproximadamente 26 a 42 dias.

1.1.5 Camada Germinativa (Basal)

É a camada mais profunda da epiderme que faz contato direto com a derme, formada por células prismáticas ou cubóides, basófilas, encontradas sobre a membrana basal que separa a epiderme da derme. Esta camada, por ser rica em células-tronco, também recebe o nome de germinativa. Apresenta intensa atividade de mitose, sendo responsável, juntamente com a camada espinhosa, pela contínua renovação da epiderme, fornecendo células para substituir as que são perdidas na camada córnea. Estima-se que a epiderme dos humanos se renove a cada 15 a 30 dias, dependendo do local e idade da pessoa. As células desta camada possuem filamentos intermediários de queratina, que se tornam mais numerosos ao passo que a célula avança em direção à superfície.

1.2 Derme

Sua superfície externa é extremamente irregular, podendo ser observadas saliências, denominadas papilas dérmicas A função das papilas é aumentar a zona de contato derme-epiderme, trazendo maior resistência à pele. É na derme que se localizam os anexos da pele (pêlos, glândulas sudoríparas e sebáceas e unhas), os vasos sanguíneos, linfáticos e os nervos. Existem variações de espessura, sendo geralmente mais finas nas mulheres. A pele consiste em um tecido conjuntivo com quantidade variável de fibras elásticas e numerosos nervos, vasos sanguíneos e linfáticos. A derme pode ser dividida em camada papilar (mais superficial) e camada reticular (mais profunda).

As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e da substancia amorfa. Os vasos sangüíneos da derme são responsáveis pela nutrição e oxigenação das células dérmicas.

Terminações nervosas e órgãos sensoriais presentes na derme são responsáveis pelas percepções de calor, frio, viscosidade, dureza, umidade, aspereza, maciez, etc.

1.2.1Camada Papilar

É delgada, formada por tecido conjuntivo frouxo que dá origem às papilas dérmicas. Estão presentes nesta camada, fibrilas especiais de colágeno, inserindo-se na membrana basal de um lado, e de outro, penetram profundamente na derme. Estas ajudam na fixação da derme à epiderme, além de facilitar a nutrição das células da epiderme, pelos vasos sanguíneos presentes na camada reticular da derme.

1.2.2 Camada reticular

Localiza-se entre a camada papilar e a hipoderme. É mais espessa, constituída por tecido conjuntivo denso, e apresenta menos células e fibras colágenas mais abundantes e espessas do que a camada papilar. Ambas as camadas contêm muitas fibras elásticas, responsáveis, pelas características de elasticidade da pele.

Encontram-se também nessa camada, vasos sanguíneos, nervos, folículos pilosos, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas.

1.3 Hipoderme

A hipoderme é formada por tecido conjuntivo frouxo e fica situada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com