TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FÓRUM: TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO

Por:   •  3/5/2020  •  Monografia  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  1.486 Visualizações

Página 1 de 4

FÓRUM: TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO

Aluno: Wilson Edson Rosin

Engenharia 5º Periodo

Bem-vindos ao fórum de discussão da disciplina "Topografia e Georeferenciamento". Você irá conhecer os métodos da topografia para fazer medições no terreno, bem como suas limitações, precisão e morosidade.

Como poderíamos conhecer as distâncias entre cidades sem que alguém tivesse feito a medição? Como poderíamos saber as fronteiras entre países, entre propriedades rurais? Imagine fazer isso sem o uso de equipamentos de precisão!!

1) Para entendermos a disciplina de Topografia e Georreferenciamento você precisa entender qual é a forma da Terra, justamente porque ela influência nas medições e cálculos topográficos. Hoje nós conhecemos o formato da terra, temos acesso a imagens de satélite a palma de nossa mão, mas como é que pensavam os antigos, aqueles que não tinham acesso à tecnologia? Quero propor uma pesquisa sobre o formato da terra, sobre as concepções históricas e as justificativas históricas. Após a pesquisa gostaria que você comentasse se a concepção atual do formato da terra é a mesma a qual você achou que fosse.

2) Observando o Levantamento Topográfico abaixo, em que o relevo é representado por Curvas de Nível, qual é o trecho de maior declividade demarcado pelos segmentos de reta? Qual região seria mais adequada para construção de uma edificação?

3) Nas aulas vamos discutir a respeito dos Levantamentos Topográficos, o Levantamento planimétrico, altimétrico e planialtimétrico. Cada um destes levantamentos aplica-se melhor a uma situação, seja em função da necessidade, do prazo e da precisão. Você vai conhecer cada um destes levantamentos e equipamentos utilizados, vai perceber que os levantamentos topográficos trabalham essencialmente com conceitos geométricos. Por isso, é fundamental conhecer as relações geométricas que usamos nos levantamentos. Pesquise e responda: quais conceitos trigonométricos estão envolvidos nos levantamentos topográficos? Na planimetria, na altimetria, na correção de erros etc.

R-1 Aristóteles, por meio de observações do posicionamento das estrelas, afirmou que a Terra deveria possuir o formato circular, O grego Eratóstenes nasceu em 275 a.C. e conseguiu determinar o primeiro valor para o raio da Terra. A certeza do estudioso em relação ao formato circular da Terra provém da observação da incidência da luz do Sol sobre poços feitos em diferentes cidades. Eratóstenes verificou que no dia do solstício de verão um poço, em Siena, tinha o fundo iluminado pelo Sol, sem a formação de sombras nas bordas. No mesmo dia, em Alexandria, o sol iluminava um poço, porém havia formação de sombra. A única explicação para isso é o formato arredondado da Terra.

A superfície terrestre é irregular, característica que impossibilita a sua representação no plano (papel) sem que haja deformações. Seu formato está em constante modificação, consequência das ações erosivas, dos vulcões, do movimento das placas tectônicas, dos ventos, das chuvas, do homem.

R-2 Em cartografia, as curvas de nível são representações do relevo produzidas através da utilização de linhas imaginárias chamadas de linhas altimétricas, todos os pontos localizados sobre uma mesma linha possuem uma igual altitude, sendo essa uma das maiores importâncias dessa técnica de representação cartográfica. O valor dessa altitude é sempre tomado em relação ao nível do mar e é representado pela numeração descrita logo acima da curva, geralmente em metros. Produzir mapas topográficos em curvas de nível, principalmente de áreas um pouco maiores, requer muito trabalho na coleta de dados, como o das altitudes, envolvendo uma rigorosa precisão matemática. No entanto, com os avanços tecnológicos no campo da cartografia, tanto com a aerofotogrametria quanto com as projeções de satélites, muitas vezes esse tipo de mapa é produzido quase que automaticamente, o que facilita estudos geológicos e geomorfológicos sobre a superfície terrestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com