TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fórum - Projeto de Pesquisa de Elementos

Ensaio: Fórum - Projeto de Pesquisa de Elementos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  Ensaio  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 2: Fórum – Elementos do Projeto de Pesquisa

Parte I:

Após a leitura cuidadosa dos seguintes tópicos do material de estudo de Metodologia da pesquisa: 

Unidade II -Fundamentação Teórica em Metodologia da Pesquisa 

Unidade III - Planejando o Trabalho de Conclusão de Curso 

Unidade IV - Construindo o Trabalho de Conclusão de Curso

Explicar em um texto de uma página o que você entende por:

a) tema, 

b) problema, 

c) objetivos, 

d) revisão da literatura, 

e) metodologia e 

f) referências bibliográficas e bibliografia.

Parte II:

Ler o texto, referente à introdução do artigo de BAUMGARTEN, Maíra; TEIXEIRA, Alex Niche and LIMA, Gilson. Sociedade e conhecimento: novas tecnologias e desafios para a produção de conhecimento nas ciências sociais. Soc. estado. [online]. 2007, vol.22, n.2, pp. 401-433., disponível aqui em nosso ambiente na Biblioteca e anexado a esse fórum .Identificar:

a) Tema da pesquisa.

b) Problema da pesquisa.

c) Objetivos (geral e específico).

d) Revisão de Literatura (citar os principais argumentos dos autores que fundamentaram o trabalho e foram analisados na revisão da literatura do texto em estudo ).

e) Metodologia.

Parte I:

Na definição do tema, deve-se delimitar o que se pretende abordar. O tema é um aspecto ou uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver. Escolher um tema significa eleger uma parcela delimitada de um assunto, estabelecendo limites ou restrições para o desenvolvimento da pesquisa pretendida. A definição do tema pode surgir com base em uma observação do cotidiano, na vida profissional, em programas de pesquisa, em contato e relacionamento com especialistas, no feedback de pesquisas já realizadas e em estudo da literatura especializada. Deve-se levar em conta, para a escolha do tema, sua atualidade e relevância, seu conhecimento a respeito, sua preferência e sua aptidão pessoal para lidar com o tema escolhido. Tema não é o objetivo.

O problema é feito sob a forma de perguntas. O problema é algo teórico e não pratico. Não consiste em um problema da vida cotidiana. Mostra o cerne onde será colocada a busca de conhecimentos. Consiste na indagação central por meio da qual será explicitada o eixo central de desenvolvimento da pesquisa. Deve ser uma indagação simples e clara. Deve refletir qual a curiosidade do autor, o que o pesquisador deseja especificamente conhecer no seu objeto de pesquisa.

Nesta etapa você irá refletir sobre o problema que pretende resolver na pesquisa, se é realmente um problema e se vale a pena tentar encontrar uma solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com