TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERADOR EÓLICO EM VIAS URBANAS: SEMÁFOROS

Por:   •  3/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

PROPOSTA DE PROJETO

TÍTULO DO PROJETO:

GERADOR EÓLICO EM VIAS URBANAS: SEMÁFOROS

Orientador: Wagner Frederico Chiesorin Uhlmann

Alunos: Gustavo Henrique e Silva, Julia Bariquelo Schneider, Leonardo Reis, Nicolas Henrique Cruz Barbosa, Rodrigo Wiggers

Nome da Equipe: Lobinho

Área do conhecimento: Projetos mecânicos.

Curitiba - PR

Abril / 2016


RESUMO

O presente projeto visa instalar um gerador eólico vertical de pequeno porte na parte superior de um semáforo, assim sugerindo que a energia gerada seja armazenada em uma bateria, para que quando falte energia elétrica da concessionária, haja uma reserva de emergência para que seja possível manter os semáforos ativos, evitando possíveis incidentes de trânsito. O projeto será realizado sob supervisão do professor Wagner Frederico Chiesorin Uhlmann, que atualmente lecionada à turma a disciplina de Projetos Mecânicos.

Palavras-chaves: Gerador eólico; energia mecânica; energia elétrica.

Área do conhecimento: Projetos mecânicos; transformação de energia mecânica em energia elétrica.

  1. INTRODUÇÃO

Neste projeto desenvolveremos um protótipo de gerador eólico e transformaremos sua energia mecânica em energia elétrica, armazenando-a em uma bateria para que seja capaz de alimentar um lâmpada de LED de potencia similar à utilizada em um semáforo. Visamos ampliar nossos conhecimentos na área mecânica, desenvolvendo o projeto desde sua parte teórica até sua parte física e funcional.

  1. JUSTIFICATIVA

O projeto prevê uma forma de alimentação alternativa à energia da concessionária: pelos ventos, ou seja, energia limpa e de baixo impacto ambiental. Esta será armazenada em baterias, para que quando haja falta de energia, haja uma reserva que poderá manter os semáforos ativos, evitando possíveis imprevistos no trânsito.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

Quedas de energia elétrica são comuns em episódios de chuva ou problemas da concessionária. Quando ocorrem, afetam toda a cidade, inclusive semáforos, responsáveis pela sinalização e consequentemente a ordem no trânsito. Sem eles, a cidade torna-se o caos e o número de incidentes devido à falta de energia , congestionamentos, etc., aumentam. Sendo assim, a energia eólica armazenada é a reserva necessária ara mantê-los funcionando durante episódios como os descritos acima.

  1. OBJETIVOS E METAS

Elaborar um protótipo que simule um gerador vertical capaz de gerar energia eólica, transformada em elétrica e armazenada em uma bateria, suficiente para ligar uma lâmpada de potencia similar à de uma utilizada em semáforos.

  1. METODOLOGIA

-

  1. RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS

É esperado que o protótipo mostre-se capaz de alimentar a lâmpada com eficiência a partir da energia armazenada, para que, caso instalado em um semáforo, supra as necessidades especificadas em casos de falta de energia, causada por diversos fatores. Sendo assim, espera-se que cause baixo impacto ambiental, por ser uma forma de energia limpa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com