TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUROS DE CONTENÇÃO EM VIAS URBANAS – UMA SOLUÇÃO PARA O CONGESTIONAMENTO – ESTUDO DE CASO: CARIACICA/ES

Por:   •  26/6/2019  •  Artigo  •  5.569 Palavras (23 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 23

MUROS DE CONTENÇÃO EM VIAS URBANAS – UMA SOLUÇÃO PARA O CONGESTIONAMENTO – ESTUDO DE CASO: CARIACICA/ES

Danielle Piffer Ferro¹, Laiana Huver¹, Weverton Paulo Picacio¹ e Luiz Daniel Miranda de oliveira²

1. Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Faculdade Brasileira – Multivix Vitória.

2. Especialista em engenharia Rodoviária; Docente na Faculdade Brasileira – Multivix Vitória.

RESUMO

Muitas áreas dentro do município de Cariacica contêm vias que apresentam constantes engarrafamentos. Este artigo apresenta uma proposta de solução para uma dessas áreas, onde foi identificada uma grande incidência de congestionamentos, enfocando na execução de um muro de contenção como componente principal para o fim proposto. É enfatizado os benefícios que a proposta de melhoria trará para a população, como também a importância do estudo para escolha da construção ideal.

1 INTRODUÇÃO

A necessidade atual de resoluções e de implementação de melhorias para o tráfego nas regiões urbanas cresce juntamente com o aumento da motorização individual, que caracteriza os aspectos da atual mobilidade urbana. Com base nessa necessidade crescente, o presente trabalho busca apresentar uma medida de solução para um local com grande incidência diária de veículos não só de pequeno, mas também de grande porte, que são definidos por lei como “veículos automotores destinados ao transporte de carga com peso bruto total (PTB) máximo superior a dez mil quilogramas e veículos de passageiros, superior a vinte passageiros” (BRASIL, 1997).

É interessante ver como a atenção à mobilidade urbana é um fator que vêm aumentando ao passar dos anos, pois devido ao crescimento dos grandes centros, faz-se deste um assunto que pede uma constante atualização. Ribeiro (2013) afirma que a mobilidade urbana é prioridade nas cidades modernas tendo visto que, a cada ano são em média 3,5 milhões de novos veículos circulando pelo país. Como prova do aumento dessa atenção tem-se a Lei que institui as

diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que, no Artigo 1º cita seu objetivo como “integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município” (BRASIL, 2012).

Barczak; Duarte (2012) concordam que somados a conforto e tempo de deslocamento, o custo de um veículo próprio torna-se mais viável do que um coletivo, o que explica o aumento da utilização deste modal nos últimos anos, que, por sua vez, explica os constantes engarrafamentos nas regiões de tráfego intenso.

A Rua Peregrino é uma rua de mão única que fica localizada na cidade de Cariacica. Por ficar próxima ao Terminal Urbano de Campo Grande, está inserida em uma área onde há um intenso tráfego de veículos. A mesma, apesar do grande potencial para melhoria do tráfego na região, é praticamente inutilizável. A rua não possui calçadas regularizadas e vem acompanhada de um talude de grande extensão com risco de erosões e, devido a esse motivo, não suporta o tráfego frequente de veículos de grande porte pela exposição ao grande risco.

A necessidade da região pela melhoria do tráfego é muito grande e soluções como criação de rotatórias e mudanças em trechos de ruas de mão dupla já foram buscadas, porém não atenderam ao grande fluxo de veículos e a mudança foi praticamente insignificante.

Fleury; Vargas (2018) informam como o número de obras de estruturas de contenção e estudos sobre o assunto vêm aumentando nos últimos anos e está fortemente presente na engenharia civil atual nacional. E é neste mesmo cenário que traremos o estudo de como a construção de um muro de arrimo na extensão da rua, visto como estrutura de contenção é a chave para ativação da mesma como via para passagem de ônibus, que compõe o objetivo do trabalho a ser apresentado.

É importante citar que todo projeto de contenção vem acompanhado de grande risco de falhas caso não haja estudos prévios, o devido acompanhamento da obra e atenção aos sinais durante o período de construção, Mendonça; Vargas (2018) concordam que para um sistema de contenção, a melhor forma de garantir segurança da estrutura deve-se a previsão de deformações excessivas que vem do acompanhamento e monitoramento de todas as etapas e atenção no momento da escavação. Lobo et al.; Ferreira; Renofio (2003) complementam

que os muros de arrimo são as obras dentro do cenário da construção civil que mais sofrem danos devido a infiltração de água, mesmo sendo frequentes nas áreas urbanas.

As vantagens da obra que irá viabilizar a passagem de ônibus na via não limita-se apenas as pessoas que dependem deste tipo de transporte, ela irá atender também a todas os usuários de veículo próprio que transitam naquela região, aos que utilizam outros trajetos que tornam a viagem mais longa em busca de evitar o engarrafamento que ocorre diariamente, e também assegurará uma maior segurança aos pedestres que por ali passam.

Como este trabalho trata-se de um estudo de caso, o foco será encontrar o tipo de construção adequada para sustentar o talude da via para assim, mostrar as vantagens que a mesma trará para a população.

A rua a ser estudada necessita dessa atenção devido ao seu grande potencial que é subestimado até os dias atuais, já que as propostas para a melhoria da mesma só passaram a existir a pouco tempo atrás, e mesmo assim nada ainda foi feito.

O trabalho visa apresentar as vantagens a curto e longo prazo que a construção do muro de contenção na Rua Peregrino trará para a população que reside, trabalha ou utiliza as vias do bairro Campo Grande e bairros vizinhos localizados em Cariacica. Será apresentada a obra ideal a ser feita de acordo com a literatura e detalhar como é o tráfego na região atualmente e como ficará após a conclusão de toda a estrutura. Foram necessárias avaliações dos tipos de sistemas de contenção para chegar ao modelo de construção ideal para a região, análise diária do tráfego e verificação da disponibilidade de todas as vias envolvidas no novo sistema que será proposto por este.

Por fim, espera-se que a solução proposta seja a forma mais viável financeiramente de resolução do engarrafamento na região estudada, já que outras formas de solução já testadas não atenderam ao fluxo de veículos a ponto de melhorar a situação que existe a um longo período.

2 METODOLOGIA

Com o intuito de chegar a uma metodologia que permitisse apresentar a ação de melhoria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com