TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação das Vias Urbanas

Por:   •  16/10/2018  •  Exam  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

 

Faça uma leitura do arquivo apresentado em anexo, identifique a questão do estudo, e, sobre uma visão panorâmica do assunto abordado, identifique:

  1. Qual é o objeto do estudo do autor?

O objetivo principal deste artigo é identificar o principal fator causador da discrepância entre o número de possibilidades de classificação das vias urbanas estabelecidas pelo CTB e o número de classificações encontradas nas Leis de Sistema Viário dos municípios paranaenses. O alcance deste objetivo pressupõe a reflexão sobre a relevância do CTB como referência básica para classificação das vias urbanas nos PDMs.

 

2. Qual o local e data realizada?

Em abril de 2013, Paraná

 

3. Quais são as amostras selecionadas?

348 municípios selecionados, foram levantadas e sistematizadas em planilha

apresenta os 20 mais recorrentes critérios de classificação dentro do universo das 2.071 classificações obtidas

 

4. Onde foram coletados os dados?

Serviço Social Autônomo PARANACIDADE (2013)

 

5. Qual o método utilizado para análise dos resultados?

Os resultados da pesquisa mostraram que o CTB foi um referencial para a classificação viária, pois o critério funcional foi o mais utilizado pelos PDMs.

 

Faça uma síntese e uma análise do arquivo estudado

Uma mesma via pode ser Categorizada como arterial, do ponto de vista da flexibilidade ofertada, independente dos meios de transporte que a transitam; comercial, do ponto de vista de uso e apropriação do solo; e, paisagística, do ponto de vista ambiental. Nada proíbe a classificação de uma mesma via conforme diferentes princípios. Pelo contrário, é até salutar, pois está se reconhecendo a sua multifuncionalidade. O problema está na mistura de diferentes critérios para uma mesma classificação viária, reduzindo as diversas formas de se enxergar uma mesma via.

Dentro do universo dos 348 municípios selecionados buscou-se identificar no arquivo analisado que  o principal fator causador da discrepância entre o número de classificações das vias urbanas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o número encontrado nos Planos Diretores Municipais (PDMs) no Estado do Paraná que apenas 16 seguiram estritamente as classificações de vias urbanas do CTB, o que corresponde a 4,60 % do total.   Enfatiza-se também o caráter multifuncional das vias urbanas; destacam o componente territorial que o CTB agregou à classificação das vias urbanas; e apontou  aspectos de mobilidade urbana que foram considerados pela política estadual de desenvolvimento urbano, em continuidade à Lei 15.229/2006.

Os resultados da pesquisa mostraram que o CTB foi um referencial para a classificação viária, pois o critério funcional foi o mais utilizado pelos PDMs. Apesar disso, o CTB é bastante limitado como referencial metodológico, pois suas definições não são suficientes para a classificação das vias. Não foram encontrados na pesquisa bibliográfica referenciais metodológicos que auxiliem na classificação viária conforme as definições do CTB. Esta lacuna metodológica contribui para o entendimento da classificação do CTB como legal e não técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com