TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA – CONSUMIDOR FINAL

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ANA SUELY DA SILVA BECKMANN

ALEXSANDRO ALMEIDA RODRIGUES

GERSON DA SILVA RODRIGUES

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA – CONSUMIDOR FINAL

Belém

2015


INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ANA SUELY DA SILVA BECKMANN

ALEXSANDRO ALMEIDA RODRIGUES

GERSON DA SILVA RODRIGUES

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA – CONSUMIDOR FINAL

[pic 2]

Belém

2015

[pic 3]

Curso de Engenharia Elétrica

Termo de Abertura do Projeto Interdisciplinar

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

Título do Projeto Interdisciplinar

Geração Distribuída – Consumidor final

Gerente do Projeto

(membro da equipe)

Ana Suely da Silva Beckmann

Equipe de desenvolvimento:

Nome

E-mail

Função no projeto

Ana Suely da Silva Beckmann

sukabeckmann@msn.com

Gerente

Alexsandro Almeida

alex.almeida89@outlook.com

Pesquisador

Gerson Rodrigues

gerson7@outlook.com

Pesquisador

Histórico de Revisões:

Autor

Descrição da alteração

Data da modificação

  1. Tema

Geração distribuída

  1. Problema

Falta de estímulo ao consumidor quanto à geração distribuída. Os seus potenciais benefícios ao aproveitamento das fontes de energia renováveis, como a energia gerada pelo Sol.

  1. Hipóteses

Como viabilizar a implantação da micro ou mini geração distribuída, inovações que podem aliar a economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade.

  1. Justificativa do Projeto:

O projeto visa o estudo da implantação de um sistema de micro ou mini geração distribuída, através da energia solar para fornecer excedente para a rede de distribuição, mostrando os benefícios que podem proporcionar ao sistema elétrico, como o adiamento dos investimentos em expansão dos sistemas de transmissão e distribuição, o baixo impacto ambiental, a redução no carregamento das redes, a minimização das perdas e a diversificação da matriz energética.

A possibilidade de receber crédito de energia com a geração distribuída, através de fontes de energia renováveis, permitindo que a energia excedente produzida possa ser repassada para a rede, gerando um abatimento no consumo final.

Foram pesquisados vários trabalhos relacionados à Geração Distribuída procedimentos de distribuição da ANEEL e Normas Técnicas da CELPA.

  1. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL. Legislação. Disponível em http://www.aneel.gov.br/cedoc/bren2012482.pdf. Acesso em: 15/04/2015.
  2. CENTRAIS ELÉTRICAS DO PARÁ - CELPA. Norma Técnica 31.020 e 31.021. Disponíveis em http://www.cemar116.com.br/conheca-a-cemar/informacoes/normas-tecnicas. Acesso em: 15/04/2015.
  3. BARBOSA, Wilson Pereira, AZEVEDO, Abílio César Sores. Geração Distribuída: Vantagens e Desvantagens. Publicado no II Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia.
  4. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL– Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica do Sistema Elétrico Nacional – PRODIST – Módulo 3 - http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/Modulo3_Revisao_3-Final.pdf.
  5. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO – SBPE. Geração  distribuída no brasil: oportunidades e barreiras. Publicado na Revista Brasileira de Energia, vol. 11 Nº 2. Disponível em: www.sbpe.org.br/socios/download.php?id=187. Acesso em 15/04/2015.
  6. INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA – COPPE. Análise da inserção de geração distribuída de energia solar fotovoltaica no setor residencial brasileiro. Disponível em: http://www.ppe.ufrj.br/ppe/production/tesis/miranda.pdf. Acesso em: 15/04/2015.  

  1. Público Alvo ou Partes Interessadas

O projeto visa oferecer opções de geração de energia sustentável aos consumidores residenciais, comerciais e/ou industriais.

  1. Objetivos e metas a atingir:

-Objetivo geral

Viabilizar a instalação de micro e mini geração distribuída, através da energia solar fotovoltaica.

       -Objetivos específicos

Desenvolver um estudo que viabilize as vantagens na implantação do sistema de geração distribuída vinda de fontes renováveis, focando na energia solar.

Verificar e cumprir exigências da ANEEL e Celpa quanto ao padrão a ser projetado.

Estimular e propor o projeto de instalação a consumidores finais, como comerciais e industriais, viabilizando, financeiramente a implantação do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (230.9 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com