TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

PROF: EVALDO

                                                                                        TURMAS:  8° e 9°

CLAUDIO ADÃO    7089581315

GUILHERME ROSSIN    6850459211

HERICLES DUARTE    9938035122

LUIS FERNANDO    1299731122

MOISES DOS SANTOS    7486702520

RICARDO BRUNO    7089578106

RODNEY RODRIGUES    6277257632

RIBEIRÃO PRETO

2017

CENTRAIS TERMELÉTRICAS

INTRODUÇÃO

        Atualmente, a maior parcela da energia elétrica produzida mundialmente é produzida através de carvão mineral e derivados do petróleo, estas unidades geradoras são usinas termelétricas.

        No Brasil existem unidades geradoras espalhadas em seu território, apesar de a produção de eletricidade em sua maioria ser composta por usinas hidrelétricas. Essas usinas termelétricas são ativas em períodos de seca com a função de suprir a demanda de energia devido a redução da produção das usinas hidrelétricas. A primeira usina termoelétrica no Brasil foi inaugurada em 1883 em Campos dos Goytacazes com uma potência instalada de 52 kW.

O QUE É ENERGIA TERMOELÉTRICA?

        Energia termoelétrica é aquela produzida a partir da queima de combustíveis fósseis (diesel, carvão mineral, gás natural, gasolina etc.) A geração de calor ocasionada pela queima destes combustíveis, e direcionada para turbinas conectadas aos geradores de eletricidade.

[pic 2]

COMO FUNCIONA

Embora existam diferentes tipos de usina termelétrica utilizando diferentes tipos de combustível, o seu princípio de funcionamento e praticamente o mesmo. Assim como em uma usina hidrelétrica onde a agua passa pelas turbinas em que impulsiona um gerador transformando energia potencial em energia elétrica, nas termelétricas o combustível é queimado em uma câmara de combustão gerando calor que aquece uma caldeira com água, onde gera vapor em alta pressão a partir da agua, a função do vapor e movimentar as pás de uma turbina que está conectada a um gerador e assim produz energia elétrica, em seguida o vapor e resfriado voltando para a caldeira em estado líquido e assim se inicia um novo ciclo.

As usinas termelétricas geram grande impacto ambiental, devido a queima de combustíveis fósseis, o que contribui para aquecimento global e efeito estufa, além de ter a energia final mas cara devido ao preço dos combustíveis utilizados, em contra partida a produção de energia é constante, uma vez que não depende de situações climáticas como no caso das hidrelétricas em que alguns casos tem a suas capacidades reduzidas devido a períodos de seca.

[pic 3]

VANTAGENS

  • Em comparação com usinas hidrelétricas, são mais rápidas para se construir, podendo assim suprir carências de energia de forma rápida.

  • Podem ser instaladas em locais próximos em regiões de consumo, reduzindo o custo com torres, linhas de transmissão e perda.

  • São alternativas para países que não possuem outros tipos de fontes de energia.

DESVANTAGENS 

  • Com a queima de combustíveis fósseis para queimar e gerar energia, há uma grande liberação de poluentes na atmosfera. Estes poluentes são responsáveis pela geração do efeito estufa e do aumento do aquecimento global.

 

  • Altamente prejudicial ao meio ambiente.

  • Custo final tem preço elevado, em função do preço dos combustíveis fósseis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (217.2 Kb)   docx (143 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com