TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE COMPETENCIAS

Trabalho Escolar: GESTAO DE COMPETENCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

No trabalho á seguir vamos mostrarum breve relato sobre a importância das competências atuais e a gestão baseada em competências.

E com base na revista você s/a vamos mostrar as competências identificadas e explicar um pouco sobre cada uma delas. E também com base na revista mostraremos o resumo de um artigo e quais competências foram encontradas nesse artigo.

A importância do desenvolvimento das competências nas organizações atuais e a gestão baseada em competências

As organizações atuais estão passando por grandes transformações em todas as áreas. O impacto dessa reestruturação é devido o intermédio de processos de racionalização organizacional e técnicas que incorporam o ambiente empresarial, com as novas tecnologias e os novos modelos de gestão.

O desenvolvimento de competência deve ser considerado como questão central para o alcance das estratégias organizacionais.

Organizações onde o processo de mudança atingiu um determinado nível de aprofundamento passaram pelo desenvolvimento de novas formas de gestão e de relacionamento. Essa visão é defendida por Ruas (2001), que discute a importância da compreensão acerca das competências necessárias para o sucesso de processos de mudança organizacional e chama a atenção para o pequeno desenvolvimento de estudos sobre a carência dessas competências para a condução da mudança.

A gestão por competências busca reativar formas de controle individual, com forte pressão sobre resultados e desempenho pessoal. São propostas divergentes e ao gestor é incumbida esta missão impossível, ou seja, conciliar modelos antagônicos de gestão e conjugar a organização interna com condições externas.

Como conclusão, esse estudo ressalta a importância do desenvolvimento de competências para o sucesso de processos de mudança organizacional, deixando como contribuição ao campo gerencial a proposição da inclusão da perspectiva do desenvolvimento de competências, com especial atenção para a promoção de espaços para aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais, em processos de mudança organizacional.

No entanto, é a partir dessa premissa que é possível visualizar a gestão de competências como instrumento de diferencial de mercado para oferece alternativas eficientes de gestão às organizações.

Competências encontradas na revista você S/A

Resiliência

É a capacidade de resistir as adversidades e reagir diante de uma nova situação. Um profissional pode precisar dela tanto para encarar a pressão e a competição do mercado quanto para atravessar momentos difíceis, como crises econômicas e acidentes.

Auto-eficácia

É a crença na própria capacidade de organizar e executar ações requeridas para produzir resultados desejados. Associada a autoconfiança, transforma-se em combustível para a produtividade e para a solução de problemas.

Competência Social

É a capacidade de ir em busca de apoio externo em momentos de estresse. Engloba tanto a abertura para perceber apoio quanto a busca proativa de ajuda.

Empatia

É a habilidade promotora tanto da competência social quanto da solução de problemas. Significa colocar-se no lugar do outro, compreender a pessoa a partir do quadro de referencia dela.

Flexibilidade Mental

Esta relacionada a maior tolerância a ambigüidade e a maior criatividade. O pessimismo faz com que o individuo de baixa resiliência insista teimosamente em atitudes pouco eficaz. Já o resiliente em oposição, é flexível. Pensa em opções, age e, se a ação não é efetiva escolhe outra opção e persiste.

Tenacidade

Trata-se de persistência e da capacidade de agüentar situações incomodas ou adversas.

Solução de Problemas

Características dos agentes de mudanças, indivíduos preparados para diagnosticar problemas, planejar soluções e agir, sem perder o controle das emoções. Atitude que mobiliza para a ação.

Proatividade

Esta associada a desafios, a conviver com incertezas e ambigüidade. Refere-se a propensão a agir e a busca de soluções novas. Reativos tendem a esperar pelos impactos de adversidades; proativos tomam iniciativa.

Temperança

Esta associada ao controle de impulsividade e da raiva. Significa maior capacidade de regular emoções, mantendo a serenidade em situações difíceis.

Otimismo

É ter uma atitude positiva diante da vida.

Polidez

A polidez requer paciência, cuidado, sensibilidade, educação e respeito.

Culto

Cuidado, esmerado, polido, civilizado, ilustrado.

Segurança Socialmente - Confiança

A auto confiança é um construto importante na formação da nossa identidade. A confiança pode ser considerada uma competência extremamente importante na vida de cada um de nós. Sem um sentimento de auto confiança em si ou sem ter confiança nas suas habilidades e capacidades, certamente sente-se incapaz de realizar aquilo que deseja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com