TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DO BIODIESEL: UM ESTUDO DA CRIAÇÃO DE VALOR NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Exames: GESTÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DO BIODIESEL: UM ESTUDO DA CRIAÇÃO DE VALOR NA CADEIA DE SUPRIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 8

RESIDUE MANAGEMENT OF BIODIESEL INDUSTRY: A STUDY OF VALUE CREATION IN THE SUPPLY CHAIN

ABSTRACT

Residues, whether solid or liquid, are inherent to many industrial processes, and require specialized treatments. The purpose of this research is to evaluate the process of creating value in the supply chain, from the sustainable management of residues in the biodiesel industry. The methodological approach was a multiple case study, with the use of bibliographic data, documents and discourse analysis. Data were collected through interviews with managers of the companies analyzed. The findings suggest that residue management enables the creation of value in the supply chain of biodiesel. It is also noted that from this management, environmental preservation occurs, the incidence of fines is reduced or even eliminated, and there are still economic cooperation between the companies that have different activities but are a part of the supply chain of biodiesel.

Keywords: residue management, value creation, supply chain industry of biodiesel

GESTIÓN DE RESIDUOS DE LA INDUSTRIA DEL BIODIESEL: UN ESTUDIO DE LA CREACIÓN DEL VALOR EN LA CADENA DE SUMINISTRO

RESUMEN

Los residuos, ya sean sólidos o líquidos, son inherentes a muchos procesos industriales y requieren tratamientos especializados. El objetivo de esta investigación es evaluar el proceso de creación del valor en la cadena de suministro, desde la gestión sostenible de los residuos de la industria del biodiesel. El enfoque metodológico fue el estudio de casos múltiples, con el uso de los datos bibliográficos, documentación y análisis del discurso. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas con los gerentes de las empresas analizadas. Los hallazgos sugieren que la gestión de residuos permite la creación del valor en la cadena de suministro del biodiesel. Se observa también que a partir de esta gestión, se produce la conservación del medio ambiente, la incidencia de la multa se reduce o incluso es eliminada, y hay cooperación económica aún entre las empresas que tienen actividades distintas, pero es compuesta por la cadena de suministro de biodiesel.

Palabras-clave: gestión de residuos, creación del valor, cadena de suministro de la industria de biodiesel.

Gestão de Resíduos da Indústria do Biodiesel: Um Estudo da Criação de Valor

na Cadeia de Suprimentos

109 ALTOÉ / VOESE

Journal of Environmental Management and Sustainability – JEMS

Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS

Vol. 3, N. 1. Jan./ Abr. 2014

1 INTRODUÇÃO

Desde 1º de janeiro de 2010, o óleo diesel produzido no Brasil tem em sua composição 5% de biodiesel, um combustível fabricado a partir de plantas oleaginosas (soja, algodão, palma, mamona, girassol e canola), gordura animal e óleos residuais de frituras. O Brasil é considerado um dos maiores produtores e consumidores do mundo de biodiesel, com expectativas de crescimento até 2020 (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, 2012; Petrobras, 2012). O aumento, de 4% para 5%, da proporção de biodiesel na composição do óleo diesel, contribuiu para a elevação da formação de resíduos sólidos orgânicos (Gentil, Serra, & Castro, 2012).

Os resíduos orgânicos, quando não gerenciados adequadamente, podem ocasionar poluição ambiental e potenciais riscos à saúde (Li, Zheng, Cai, Garza, Yu & Zhou, 2011). Caso sejam descartados sem nenhum tratamento, podem comprometer o solo, a água e o ar. Dada a preocupação com o meio ambiente e a presença de legislações cada vez mais rigorosas, é imprescindível que empresas e pessoas adotem ferramentas que amenizem ou eliminem os impactos advindos do descarte de resíduos sem tratamento ao meio ambiente. Nas últimas décadas, as empresas começaram a observar os problemas ambientais decorrentes dos processos industriais a partir da percepção que os recursos naturais são finitos e que a falta de atenção a isso pode impactar no aceleramento do processo de destruição da biosfera terrestre (Wissmann, Hein, & Neuls, 2012).

É importante que as organizações desenvolvam projetos voltados à redução dos impactos ambientais, uma vez que esses investimentos são benéficos a todas as partes interessadas (Rodrigues & Duarte, 2011). De acordo com Salhofer, Wassermann e Binner (2007), a partir de 1980 sistemas complexos de gerenciamento de resíduos foram implantados em países industrializados, compreendendo a distinção entre fontes recicláveis e resíduos perigosos. Além disso, procedimentos específicos como instalações de reciclagens e compostagem foram difundidos.

Os resíduos sólidos provenientes do biodiesel apresentam grandes potenciais e possibilidades de serem utilizados no mercado, possibilitando retornos econômicos (Gentil, Serra, & Castro, 2012). A agregação de valor decorre do relacionamento entre empresas que prestam serviços técnicos à indústria geradora dos resíduos, que não são especializadas (em grande parte dos casos) no tratamento de seus rejeitos, além de considerarem questões de custo-benefício, e recorrem a serviços terceirizados.

Na Tanzânia, foi realizado um estudo considerando as práticas de geração, armazenamento, coleta, transporte e tratamento final de resíduos sólidos industriais. Verificou-se que 89% das indústrias realizam o gerenciamento dos resíduos, sendo que 40% recorrem a serviços terceirizados (Mbuligwe & Kaseva, 2006).

Nesse sentido, o ambiente empresarial tem possibilitado a integração entre as partes a partir de relacionamentos interorganizacionais e constituição de parcerias. O estabelecimento de parcerias entre empresas, no que diz respeito ao gerenciamento de resíduos, possibilita a constituição de uma cadeia de suprimentos sustentável, com o preceito de otimizar o processo a partir da redução de custos e maximização dos resultados dos agentes que se relacionam (Carlini, 2002).

Verifica-se que as parcerias contribuem para a melhoria do desempenho econômico das empresas (Gonçalves & Heliodoro, 2005) e as ações sustentáveis possibilitam um diferencial competitivo a partir da agregação de valor aos envolvidos no processo (Souza & Mello, 2011). Portanto, uma visão ampla da gestão de resíduos é um dos desafios das empresas, uma vez constatados os interesses entre as partes e a constante troca de recursos (Bleil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com