TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Cadeia de Suprimentos

Por:   •  7/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 7

ED 2 SCM APROFUNDAMENTOS EM LOGISTICA INTEGRADA E LEAN LOGISTICS 3003

OBJETIVO DO ESTUDO DIRIGIDO: Aprofundar os conhecimentos sobre LOGÍSTICA INTEGRADA, INBOUD LOGISTICS, LOGÍSTICA INTERNA, OUTBOUND LOGISTICS, LEAN LOGISTICS e sobre o projeto da cadeia logística/suprimentos a ser desenvolvida.

Atividade 1:

Vocês viram a apresentação da CADEIA LOGÍSTICA/SUPRIMENTOS DA TRAMONTINA

E também a vídeo aula:

E respondam as questões a seguir:

  1. Façam um descritivo das vantagens para a GM da configuração logística do Condomínio Industrial.

O condomínio industrial é uma configuração, no qual alguns fornecedores escolhidos pelas montadoras se instalam juntos às plantas das indústrias automotivas. As principais vantagens do condomínio industrial são:

Custo final menor ou lucro maior: O maior objetivo da logística é então atingir um nível de serviço de atendimento ao cliente no menor custo possível.

Maiores chances de sobrevivência: Analisando um cenário onde o preço do petróleo aumente gradualmente e afete principalmente os custos de transporte, em função do aumento do preço do combustível. O aumento da produtividade nessa atividade passa ser uma necessidade básica para a sobrevivência da empresa.

Maior capacidade de produção do que venda: É o volume de produtos que podem gerar uma planta ou empresa de fabricação em um determinado período, utilizando recursos atuais existentes.

Facilita a entrega de seus produtos just-in-time e/ou just-in-sequence à montadora, ou na linha de montagem final do veículo: O Just in time na logística é um método de gestão no qual todas as ações dentro de uma empresa são realizadas na hora certam, ou seja, atividades de compra, transporte e produção ocorrem de acordo com a demanda. Com isso as vantagens de um sistema Just in time é Redução nos custos de armazenamento, otimiza a organização do espaço físico do estoque, Redução do desperdício, entre outros.

O segmento automobilístico é considerado um dos mais representativos no setor industrial, por representar grande fonte de empregos e renda, além de ser o precursor de diversos conceitos/técnicas gerenciais e inovações tecnológicas.

As indústrias automobilísticas sofrem constantes pressões do mercado, dentre as quais: a redução de custos, a melhoria nos processos de qualidade e de atendimento, a redução dos ciclos de vida dos produtos, o atendimento de novos mercados e mais recentemente a busca incessante pelo sucesso do gerenciamento de sua cadeia de suprimentos.

  1.  Façam um descritivo das vantagens para a VW-MAN da configuração logística do Consórcio Modular.

Redução de custos de produção: Redução dos custos de produção por meio da redefinição dos papéis dos fornecedores.

Aumento da agilidade no desenvolvimento de novos produtos: A possibilidade do desenvolvimento dos módulos em paralelo e a utilização do mesmo módulo em diferentes produtos reduz o custo de desenvolvimento de novos produtos.

Flexibilidade de volume / MIX: A modularidade funcional do produto propicia a flexibilidade de mix, enquanto a especialização da mão de obra produtiva dos fornecedores modulares estimula a flexibilidade de produção.

Atingimento de um elevado padrão de qualidade: A sinergia entre os diversos fornecedores modulares que compõem o consórcio modular conduz a elevados padrões de qualidade.

Facilidade no aumento do portfólio da empresa: A modularização do produto facilita o aumento do portfólio da empresa, pois através do intercambiamento de módulos existentes e da alteração de alguns componentes específicos é possível criar novos produtos.

Atividade 2: Façam uma pesquisa sobre as seguintes questões:

MENTALIDADE ENXUTA

(O arquivo está no AVA no tópico REFLEXÃO TEÓRICA):

  1. O que é a mentalidade enxuta (Lean Thinking)?

O Lean Thinking, traduzido como "pensamento" ou "mentalidade" enxuta (termo lean), visa maximizar o valor do cliente e reduzir a zero (ou ao mínimo possível) os desperdícios de uma organização.

  1. Descrevam os cinco princípios da mentalidade enxuta (Lean Thinking).

1- Valor: Um dos principais pontos a serem definidos pelo Lean Thinking para o sucesso de um negócio, seja ele de produção ou prestação de serviços, é definir o que é valor neste produto ou serviço com foco no cliente. É fundamental definir o valor mínimo a ser cobrado para atingir lucro com a atividade prestada e buscar entender, sob a ótica do cliente, quais os valores realmente observados e sentidos por eles, que consomem os seus serviços.

2- Fluxo de valor: Esta etapa destina-se a analisar o processo produtivo, buscando identificar quais etapas realmente acrescentam valor e incrementam algum tipo de melhoria no produto ou no serviço a ser entregue para o cliente. Dessa maneira, é possível descobrir quais etapas acrescentam pouco ou nenhum valor ao produto, tornando-se dispensáveis. Como a filosofia enxuta prega a eliminação de desperdícios, etapas identificadas como não agregadoras de valor devem ser eliminadas do processo.

3- Fluxo: Deve transformar o modelo de produção em um fluxo contínuo, onde você seja capaz de produzir sem pausas ou perdas de tempo em processos logísticos. Aqui pode ser necessário remodelar o layout de fábricas e repensar estratégias de produção do dia a dia para produzir com velocidade e estar sempre preparado para atender o cliente da maneira mais rápida possível.

4- Puxar: A produção puxar é um conceito que pode ser muito bem traduzido e sintetizado com o "Just in time", ou seja, a produção puxar vai visar reduzir ao máximo a quantidade de produtos prontos em estoque. Assim, evita-se que se tenham perdas com promoções, descontos ou outras ações especiais "desesperadas" para dar vazão ao estoque parado e, consequentemente, vazão à produção.

5- Pefeição: Em um mundo em constante mudança e inovação, não existe esta perfeição, mas sim, uma perfeição baseada na melhoria contínua, ou no japonês: o Kaizen. O Kaizen é um conceito que sugere a melhoria contínua e progressiva dos processos de uma empresa, buscando sempre a otimização dos produtos, serviços e processos. Dentro do Lean Thinking o Kaizen vai buscar a melhoria contínua de tudo o que envolve o fluxo de valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com