TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESCOLAR,TECNOLOGIAS EDUCACONAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO ESCOLAR,TECNOLOGIAS EDUCACONAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O papel do gestor frente as novas tecnologias contribui de forma significativa na prática pedagógica do professor,fornecendo assim para um ambiente escolar rico, proporcionando um ensino-aprendizagem de qualidade para os educandos.Portanto é necessário um comprometimento do gestor, pois cabe a ele a capacidade de planejar, liderar e ter iniciativa de criação de espaços de mobilização da competência e do envolvimento das pessoas coletivamente para que, por sua participação ativa e competente, promovam a realização dos objetivos educacionais.

Para a implantação de tecnologias na escola o gestor deverá seguir determinados procedimentos; o primeiro passo é garantir que o acesso a essas tecnologias à escola, para isso o gestor deverá saber a real necessidade do seu âmbito escolar, ou seja, de quais recursos tecnológicos para ser comtemplada com o laboratório de informática, salas de multimeios e etc.

O segundo passo é o dominio técnico, capacitar o pessoal da equipe escolar , o terceiro passo é o dominio pedagógico e gerencial, para faciitar o processo de aprendizagem de alunos, pais e professores. No quarto passo é o das soluções inovadores que seriam impossíveis sem essas tecnologias, tais procedimentos facilitará a construção do conhecimento.

Portanto a gestão participativa busca criar estruturas que melhorem a gestão escolar. Esse modelo cooperativo passa a ser uma ferramenta essencial para superar os conflitos internos nos processos de ensino e apredizagem e as mudanças nas relações do trabalho. A consciência individual e coletiva exige de seus gestores e demais pessoas da escola visão de globalidade, isto é, saber o que sua tarefa significa na totalidade organizacional.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente o uso das novas tecnologias no ambiente escolar têm se tornado cada vez mais corriqueiro, uma vez que faz parte do cotidiano dos alunos e saber usá-los como mais uma ferramenta para o aprendizado do aluno precisa fazer parte da prática pedagógica do professor e assim consolida-se a função do gestor educacional frente à essas novas tecnologias.Com base na legislação temos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN n°9.394/1996) no seu Art. 3 descreve que ensino será ministrado com base em alguns seguintes princípios, constituindo o seu oitavo inciso: gestão democrática do ensino público, a forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino .De acordo com o artigo lido de Rios(ca2004, p. 02) que diz:

A incorporaçãcao das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola.

Comcomitante ao artigo lido também foi feita a leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola pesquisada, fora notado que este tem por princípios a gestão participativa,em que espera-se formar cidadãos críticos e conscientes dos seus direitos e deveres, podendo assim atuar na sociedade.E o desenvolvimento de novas tecnologias corrobora na melhoria do ensino- aprendizagem, constituindo-se em uma de suas prioridades.

Foi observado nessa escola municipal pesquisada o uso de um laboratório de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com