TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Cotidianos da Prática Escolar em Relação às Novas Tecnologias

Pesquisas Acadêmicas: Os Desafios Cotidianos da Prática Escolar em Relação às Novas Tecnologias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 10

Os Desafios Cotidianos da Prática Escolar em Relação às Novas Tecnologias.

Um dos grandes desafios na prática docente nos dias atuais e a utilização de novas tecnologias dentro de sala de aula. ‘’uma parte importante da aprendizagem acontece quando conseguimos integrar todas as tecnologias, as telemáticas, e as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais e lúdicas, corporais’’ (MORAN ET AL., 2000. P.32).

Para o professor o maior desafio está em encontrar um tempo para que ele possa conhecer as novas tecnologias e as possibilidades que a cercam se atualizando devidamente, é sabendo utilizá-las da melhor maneira possível, onde verdadeiramente elas serviriam, para que os alunos cosigam aprender com vontade é sem a rotina dos livros é quadros em sala de aula, nos dias atuais os professores ainda estão caminhado a procura da direção correta mesmo já tentando incrementar novas tecnologias de ensino a aprendizagem continua a mesma, não mudando em nada a forma de aprender e tornando assim essas ferramentas inúteis e só camuflando o verdadeiro aprendizado, o qual não está acontecendo.

Ainda dentro desta temática, o desafio do professor se incorpora também na capacidade de ‘’criar, estruturar, e dinamizar situações de aprendizagem e estimular a aprendizagem e a autoconfiança nas capacidades individuais de aprender... ’’ (ALARÇÃO, 2004, P.30), Mas na verdade a utilização dessas tecnologias se torta esse grande desafio pelo fato dos professores não estarem preparados, para lidar com essa nova conciliação que surgiu de certa maneira muito rapidamente, e muitos dos professores já com anos de ensino não conseguiram acompanhar, mas com determinação, foco e organização de tempo, esses professores podem sim estar se atualizando de maneira progressiva, para que estejam preparados para lidar com toda a mudança que esta ocorrendo.

Higiene é Saúde

Público-alvo: Alunos do 2º e 3º ano

Justificativa: A higienização e muito importante e muitas vezes não é feita de maneira correta principalmente pelas crianças, e de extrema importância que essa orientação seja dada desde muito cedo, as crianças principalmente estão muito vulneráveis a doenças, e uma das melhores maneiras de evitar viroses e outras doenças e fazendo uma higienização correta do corpo e do ambiente em que se vive.

Objetivo Geral: Manter hábitos de higiene e a consciência de alunos na sua contribuição para a promoção de saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa alertando-os dos riscos causados pela falta de higiene.

Objetivos Específicos: 1. Desenvolver independência do aluno para que mantenha sua própria higiene; 2. Identificar a necessidade da contribuição para manter organizado e limpo o ambiente escolar e familiar; 3. Conhecer algumas doenças causadas pela falta de higiene; 4. Pesquisar e registrar em jornais sobre praticas de higiene5. Palestra e aplicação de Flúor por meio de um profissional da área odontológica. 6. Conversas e debates

Resultados Esperados: Que os alunos tenham capacidade de ser independentes no cuidado básico com o corpo como, por exemplo: boa escovação, unhas cortadas, cabelos limpos, lavagem das mãos ao sair do sanitário e antes de comer alimentos.

Cronograma: Conscientização da Higiene

1º Dia: Aula de Cinema com o filme: Osmosis Jones do ano de 2001, dirigido por Bobby Farrely e com participação de Bill Murray, Cris Elliot e Chris Rock. Duração de 3 horas.

2º Dia: Aula de leitura com o Livro: “Por que devo me lavar?” Autora: Claire Llewellyn e Mike Gordon Editora Scipione. Debate sobre como manter uma boa higienização. Duração de 2 horas.

3º Dia: Cantar a musica: Para uma boa higiene infantil e realizar a feira do banho, aula dinâmica onde a professora vai ensinar a como tomar banho e que cuidados ter, recortes de jornais e confecção de cartazes. Duração às 5 horas

4º Dia: Palestra com o profissional da área odontológica e aplicação de flúor. Duração 2 horas

Desenvolvimento / ações:

1º Dia: Aula de Cinema com o filme: Osmosis Jones No primeiro dia será desenvolvido a aula de cinema com o filme Osmosis Jones é um longa-metragem do ano de 2001, dirigido por Bobby Farrely e com participação de Bill Murray, Chris Elliot e Chris Rock. Sinopse: No filme, que intercala cenas de filmagem com atores e animação, Frank (interpretado por Bill Murray) é zelador de um zoológico, e um pai viúvo com sérios problemas de higiene e autoestima. Ao comer um ovo caído no chão, ele ingere muitas bactérias, além disso, um vírus letal chamado Thrax, que pretende matá-lo em poucas horas. Enquanto Frank desenvolve a doença, dentro do seu organismo (mostrado como uma cidade em animações, com seus habitantes) um policial (um glóbulo branco) chamado Osmose Jones e seu parceiro Drix (uma cápsula antigripal) procuram combatê-lo. De modo lúdico, esse filme ensina alguns conceitos de higiene e de fisiologia humana. Após assistir o filme em uma roda com os alunos trabalhar com eles a questão da higiene pessoal, usando o personagem principal como referência a tudo o que não devemos fazer, e propor que deem respostas sobre os hábitos que devemos desenvolver para evitar que tenhamos doenças por falta de higiene. Lançar pesquisa para identificar hábitos de higiene pessoal em foma de questionário a ser respondida com a família, incluir perguntas como: O que posso faço para conservar meu corpo limpo? Que tipo de cuidado tenho com meus cabelos, unhas e dentes? Quantos banho toma por dia? Lavo minhas mãos antes de comer os alimentos e ao sair do banheiro?

2º Dia: Aula de Leitura, aonde vai ser questionada os hábitos de higiene, o que fazem para manter o corpo limpo. Iniciar a aula fazendo uma roda com eles no chão lendo o livro “Por que devo me lavar?” da autora: Claire Llewellyn e Mike Gordon. Esta história é um excelente recurso para se criar um debate sobre temas importantes.

Explore, mostre as gravuras e exemplifique para que entendam bem.

Destaque os problemas de saúde causados pela falta de higiene (doenças; verminoses, etc.).

3º Dia: Iniciar cantando a musica: Música para uma boa higiene infantil de Bruna Pinheiro

Em seguida realizar em sala a Feira do Banho, trazendo todos os objetos envolvidos na higiene corporal. Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada no decorrer da semana. Em seguida propor uma dinâmica aonde cria uma rodinha e explicar que o nosso corpo é muito importante e que por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com