TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO IT-SERVER - ITIL

Relatório de pesquisa: GESTÃO IT-SERVER - ITIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO

GERENCIAMENTO DE SERVIRÇOS DE TI - ITIL

Trabalho apresentado ao Curso de Sistema de Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina de Gerenciamento de Sevirços de TI – ITIL.

Prof. Gilberto Pinho

Guarulhos

2013

...........................................................................................................

Conceito de Gerenciamento

O principal objetivo da Governança de TI é controlar, otimizar, mensurar e principalmente entregar resultados dentro do ambiente tecnológico para o cliente, tendo como ponto de partida o alinhamento estratégico para governança de TI.

O alinhamento estratégico é mencionado a partir do momento em que a empresa planeja o seu futuro, planejando os seus objetivos em: curto, médio e longo prazo.

Este tipo de alinhamento ocorre em várias etapas na vida da empresa, uns dos momentos considerados cruzial é o “board” que é o momento em que a organização se reúne para definir os seus objetivos de médio e longo prazo e quais serão as estratégiaz definidas para se alcançar o objetivo finla da organização.

Os planos funicionais existem para identificar quais são as necessidades de aplicação de TI dentro da organização.

Os principíos de TI esta ligado ao alinhamento estrátegico, pois tem o objetivo de projetar a arquitetura de TI, a infra-estrutura e entre outras. Uma vez definido servem de apoio para as ações necessárias de TI em serviço e projeto.

O Plano de Tecnologia da Informação é uns dos principais produto da fase decorrente do alinhamento estratégico, com base no modelo da Governança de TI, para elaboração desse plano é necessário seguir um processo que se inicia após ou durante a fase de definição dos objetivos estratégicos.

Dentro desse plano existe o processo de planejamento estratégico empresarial que envolve: Plano de P&D, Plano de Marketing, Plano de novos produtos e serviços, Plano de vendas, Plano de operações, Plano de Logística, Plano de recursos humanos, Plano de TI e Plano de funding (todos os planos citados estão englobados no Planos Funcionais da organização), estrátegia competitiva e de posicionamento, estratégia corporativa e Inteligência competitiva.

O Plano de Tecnologia da Infromação tem como finalidade oferecer um apoio em todas as operações, em termo de desenvolvimento de novas soluições para assim suprir as necessidades do negócio em todos os sentidos.

Um aspecto a ser considerado importante é arquitetura de TI pos, é ela que permite termos uma visualização mais clara e ampla no que se refere á organização.

A arquitetura de de TI dentro do plano da Tecnologia da Informação deve receber uma atenção especial pois, será validada apenas quanto ao seu grau de aderência aos objetivos estratégicos do negócio.

Para avaliar a Infra-estrutura de TI é preciso que a mesma estaja alinhada com os objetivos estratégicos e com os requisitos de continuidade do negócio, para isso é preciso avaliar: impacto da arquitetura de TI, impacto das necessidades de aplicações, avaliar a infra-estrutura, identificar novas tecnologias, avaliar os riscos, avaliar se a infra-estrutura atual atende aos requisitos.

Para conseguirmos atingir o nosso objetivo principal é preciso listar sempre os sempre os processos e a analisa-los.

Processos de entrada (Materiais/Informçãoes)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com