TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Por:   •  4/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - CCSST
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Amanda Anielle Reis Silva

CROMATOGRAFIA

Docente: Tito da Silva

IMPERATRIZ – MA

2018

  1. INTRODUÇÃO

A cromatografia é um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizada através da distribuição desses componentes em duas fases, que estão em contato íntimo. Uma das fases permanece estacionária, enquanto a outra se move através dela. Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos pelas duas fases de tal forma que cada um deles é seletivamente retido pela fase estacionária, o que resulta em migrações diferenciais desses componentes. [1]

São vários critérios usados para a classificação das diferentes modalidades de cromatografia, sendo mais comuns aqueles relacionados a técnica empregada, aos mecanismos de separação envolvido e aos diferentes tipos de fases utilizadas. [1]

Os solventes usados devem ser escolhidos cuidadosamente, principalmente se for utilizado uma mistura de solventes, pois ambos possuem papel fundamental na separação da mistura, só assim podemos obter uma extração de qualidade utilizando métodos cromatográficos. [2]

A cromatografia em camada delgada consiste na separação de componentes de uma mistura através da migração diferencial sobre uma camada delgada de adsorvente retido sobre uma superfície plana. [1]

  1. OBJETIVO

Compreender o estudo de cromatografia e interpretar experimentalmente análises de cromatografia.

  1. METODOLOGIA

3.1 Materiais

  • Placa 5x10 cm;
  • Capilares;
  • Cuba (Béquer);
  • Vidro Relógio (placa de petri);
  • Papel Filtro;
  • Proveta;
  • Câmara reveladora de UV;

   3.2 Reagentes

  • Corante a base de urucum;
  • Ciclo hexano (C6H12);
  • Metanol (CH3OH);
  • Acetona (C3H6O);
  • Água destilada;
  • Sílica cromatográfica de camada fina;

3.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL


Preparação do extrato de urucum

Colocou-se uma pequena porção de corante a base de urucum em um béquer, em seguida adicionou-se o hexano para diluir, resultando em um extrato.

Preparo da Cuba

Coloca-se o solvente e o papel filtro juntamente com a placa dentro do béquer (cuba), posteriormente tampa-se a fim de observar a reação.

Cromatografia em Ciclo hexano

Aplicou-se com o auxílio de um capilar 3 gotas da amostra de extrato a cerca de 2 cm da base da placa. Em seguida, adicionou-se em um béquer (cuba) uma pequena quantidade de ciclo hexano, um pedaço de papel filtro que permitirá a subida da fase móvel, e a placa de sílica anteriormente preparada, logo após tampou-se com um vidro relógio. Aguardou-se por alguns minutos a fim de verificar a reação.

Cromatografia em Acetona 

Em outro béquer adicionou-se uma pequena porção do corante de urucum, portanto, dessa vez utilizou-se a acetona para diluir. Com o auxílio de um capilar aplicou-se a cerca de 2 cm de distância da origem da placa 3 gotas da amostra do extrato.

Posteriormente, adicionou-se em um béquer (cuba) a acetona, o papel de filtro para facilitar a saturação, em seguida inseriu-se a placa revestida com uma mistura de sílica de camada fina e água. Então, tampou-se com um vidro relógio. Logo após, levou-se até a câmara reveladora de UV para verificar possíveis mudanças de coloração.

Cromatografia em Acetona + Metanol

Mediu-se 45ml de acetona e 5 ml de metanol, em seguida transferiu-se para um béquer. Inseriu-se o papel filtro afim de saturar o solvente e em seguida colocou-se uma nova placa que continha os pingos da solução de extrato + acetona, tampou-se o béquer e aguardou-se por alguns minutos para verificar-se a reação.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Após os testes, comparou-se o resultado obtido nos três procedimentos.

Na placa onde foi utilizado o ciclo hexano como solvente não houve eluição na fase estacionaria, pois trata-se de um solvente de baixa polaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (67.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com