TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAU DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NOME ACTOR (ES)

Projeto de pesquisa: GRAU DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NOME ACTOR (ES). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.084 Palavras (13 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 13

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DA UEG DE CERES

BACHAREL EM SISTEMA DE INFORMAÇÕES

NOME DO ATOR(ES)

PRÉ-PROJETO DE (NOME)

Ceres-2013

NOME DO ATOR(ES)

PRÉ-PROJETO DE (NOME)

Pré-projeto apresentado à disciplina de ..........como requisito parcial para aquisição da ....... VA do curso de Bacharel Em........, da Unidade Universitária da UEG de Ceres Goiás.

Professora: ................

Ceres-2013

Sumário

INTRODUÇÃO 3

1. JUSTIFICATIVA 4

2. PROBLEMATIZAÇÃO 5

3. OBJETIVO GERAL 6

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6

4. METODOLOGIA 7

4.1 TIPOS DE PESQUISA............................................................................7

4.2 METODOS.............................................................................................9

4.2.1 Método De Abordagem......................................................................9

4.2.2 Método De Procedimento..................................................................10

5. HIPOTESE .................11

6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.. 12

7. ANÁLISE DOS DADOS.........................................................................13

8. CRONOGRAMA 14

9. ORÇAMENTO.......................................................................................15

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

Para Haddad (2004):O pesquisador deve expor as razões para a elaboração da pesquisa. A justificativa do tema envolve motivos de ordem teórica e prática e pode ser apresentada da seguinte forma:

Tendo-se em vista a necessidade de provar a contribuição da pesquisa para o avanço do conhecimento, torna-se necessária a demonstração do estágio atual do tema. Esse posicionamento do tema pode ser feito a partir da apresentação do estudo de vários autores que tenham trabalhado o referido assunto, citando os avanços ocorridos, assim como o estágio em que se encontra o tema.

Deve-se apresentar também a contribuição e o provável avanço que ocorrerá com o desenvolvimento da pesquisa, seja no campo teórico seja no prático. É a partir desse acréscimo ao conhecimento já existente que será definida a execução ou não do projeto. A justificativa (tema) pode ser também para um avanço de ordem pessoal, pois o avanço do profissional na área acadêmica poderá ser de suma importância na qualidade do futuro trabalho que ele desenvolverá profissionalmente. Deve ser ressaltada a importância da pesquisa num contexto mais amplo. Muitas vezes determinados temas só adquirem importância dentro de um conjunto maior de situações.

Muitas vezes as pesquisas servem para confirmar determinadas realidades ou encontrar soluções para um problema existente no dia-a-dia das pessoas ou das comunidades.

1 JUSTIFICATIVA

A justificativa envolve aspectos de ordem teórica, para o avanço da ciência, de ordem pessoal/profissional, de ordem institucional (universidade e empresa) e de ordem social (contribuição para a sociedade).

Deve procurar responder: Qual a relevância da pesquisa? Que motivos a justificam? Quais contribuições para a compreensão, intervenção ou solução que a pesquisa apresentará?

Silva e Menezes (2001, p.31) afirmam que o pesquisador precisa fazer algumas perguntas a si mesmo: o tema é relevante? Por quê? Quais pontos positivos você percebe na abordagem proposta? Que vantagens/benefícios você pressupõe que sua pesquisa irá proporcionar?

Ventura (2002, p. 75) afirma o seguinte: o pesquisador deve destacar a relevância do tema para o Sistema de Informação em geral, para a(s) disciplina(s) à(s) qual(is) se filia e para a sociedade. Finalmente, cabe sublinhar a contribuição teórica que adviria da elucidação do tema e a utilidade que a pesquisa, uma vez concluída, pode vir a ter para o curso, para a disciplina ou para o próprio aluno.

Barral (2003, p. 88-89) oferece alguns itens importantes que podem fazer parte de uma boa justificativa. São eles:

a) Atualidade do tema: inserção do tema no contexto atual.

b) Ineditismo do trabalho: proporcionará mais importância ao assunto.

c) Interesse do autor: vínculo do autor com o tema.

d) Relevância do tema: importância social, jurídica, política, etc.

e) Pertinência do tema: contribuição do tema para o debate jurídico.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta. Particularmente, prefiro que o Problema seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com