TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Garrafa Pet em Construção Civil

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 4

Garrafas PET viram blocos de concretos para a construção civil

Para a produção dos blocos de concreto com garrafa pet foi uma iniciativa de conscientização de reciclagem, a primeira pesquisa e realização foram feita por alunos de Engenharia Ambiental na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, após pesquisas e alguns dados em relação à reciclagem e ao material PET os alunos tiveram a idéia de fazer o uso das garrafas na produção de bloco de concreto substituindo uma porcentagem da areia.

Para a produção foi constatado que a cada 15 blocos foram utilizadas 80 garrafas pet de 2 litros cada moídas (virgem ou reciclada) substituindo 16% da areia utilizada, 24% de areia fina, 60% de pó de pedra e 20kg de cimento Portland Pozolânico.

A produção é realizada da seguinte forma:

  • É necessário ser feito todo o processo de reciclagem do pet, e a trituração da garrafa por completo desde que esteja moída.  
  • É usada uma máquina de fabricação de blocos, onde em uma esteira Se coloca o pó da pet, o cimento, a areia fina e o pó de pedra, e todo o material são misturados em um grande recipiente.
  • Logo após e adicionado a água, para que se torne uma pasta de cimento.
  • Então é colocado em um molde com as medidas do blocos a ser utilizados, assim que completamente seco pode ser utilizados.

Concluiu-se que para uma casa de 42 m² usa-se em torno de 8.187 unidades de garrafas pet

Como resultado os blocos de concretos ficaram mais resistentes à compressão e os resíduos plásticos proporcionaram o preenchimento dos poros existentes. Com isso o produto final teve uma melhor compactação, ficou menos permeável, mais resistente a impactos devido o aumento significativo da resistência à compressão para uso em elementos de alvenaria acima do nível do solo. De acordo com os estudos realizados foi constatado que o monobloco PET não sofre nenhuma dilatação no interior do tijolo mesmo quando este é colocado em provas com grandes temperaturas, os limites suportados em estudos foram de 75°. Outra afirmação é quanto ao nível de ruído. A literatura afirma que o PET é uma barreira térmica. Logo, a parede construída com esse tipo de tijolo reduziria o calor e tornaria os cômodos da casa mais refrescantes. O sol não conseguiria propagar o calor através da parede.


CASAS CONSTRUIDAS COM GARRAFAS PET

A primeira casa construída com garrafas pet no Brasil foi em Extrema MG, de acordo com o relato em entrevistas, um morador estava precisando construir uma casa porém sua renda era baixa, e após algumas pesquisas, análises de estruturas com pets realizadas em estruturas civis já existentes em outros países ele constatou que o material PET é muito resistente a impactos e quebras, além de tudo por ser uma solução sustentável e barata.

Foi realizada a construção da casa da seguinte forma:

1º passo: As garrafas são preenchidas com areia, terra, pedras, água, lixo (papéis, plásticos, embalagens) aumentando sua resistência.  

2º passo: é preciso ser feito o contra piso e a estrutura da casa como as vigas, podendo ser feitas por vigas de ferro ou madeiras.

3º passo: as garrafas são colocadas verticalmente formando uma espécie de rede, elas são amarradas uma nas outras com arame ou linha de nylon.

4º passo: é colocada uma forma prensando as garrafas, e assim inserido a massa de cimento preenchendo todos os espaços que se tem entre as garrafas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com