TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geotecnica

Por:   •  29/11/2015  •  Seminário  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

  1. O que é Engenharia Geotécnica

É o ramo da engenharia civil que estuda os componentes da superfície terrestre, como o solo e as rochas.

  1. Qual a sua Importância

O papel do engenheiro geotécnico é de extrema importância para saber se uma superfície pode receber ou não uma determinada estrutura. Analisando sua origem, seus componentes, capacidade de drenagem, capacidade de cargas, dentre outros. Ou seja, ele estuda a interação entre o ambiente geológico e trabalhos realizados pelo homem.

Os serviços desse profissional são solicitados principalmente nas etapas iniciais das obras. É ele quem coordenará as atividades de investigação do solo, terraplanagem, escavações, contenções, projeto e execução de fundações, entre outros.    

  1. Feitos da Engenharia Geotécnica

Os principais feitos que envolvem a Engenharia Geotécnica são:        

  • Taludes;
  • Obras de contenção;
  • Barragens;
  • Fundações;
  • Contaminação de solos;
  • Túneis;

  1. Taludes

Talude é um plano de terreno inclinado que limita um aterro e tem como função garantir a estabilidade do aterro. Pode ser resultado de uma escavação ou de origem natural.

A sua geometria por natureza em aterros é de 1/1, ou seja, 45°, dependendo das características do solo, não sendo aconselhado uma inclinação superior pois não garante a sua estabilidade. Em escavações também é normal que sejam de 45°, mas em zonas rochosas esse valor pode ser superior pois a estabilidade do mesmo não está em causa.

Uma ruptura causada pela água, por exemplo, pode gerar um deslizamento de terra, escorregamentos, rastejos, e etc.

  1. Obras de Contenção

Estruturas de contenção ou de arrimo são obras civis construídas com a finalidade de prover estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou rocha. São estruturas que fornecem suporte a estes maciços e evitam o escorregamento causado pelo seu peso próprio ou por carregamentos externos.

É um trabalho que precisa ser muito estudado e muito bem elaborado, pois podem causar vários acidentes graves, como o da construção da linha 4 do metro de São Paulo, no ano de 2007.

  1. Barragens

As barragens são obstáculos artificiais com a capacidade de reter água, qualquer outro líquido, rejeitos, detritos, para fins de armazenamento ou controle.

Podem variar em tamanho desde pequenos maciços de terra, usados frequentemente em fazendas, a enormes estruturas de concreto ou de aterro, geralmente usadas para fornecimento de água, de energia hidrelétrica, para controle de cheias e para irrigação, além de diversas outras finalidades.

Um exemplo recente que podemos citar de acidente, foi o rompimento das barragens de rejeitos na cidade de Mariana, em Minas Gerais, causando vítimas fatais, soterramento de praticamente uma cidade inteira, e a contaminação de um dos principais rios do Brasil.

  1. Fundações

A Fundação é o alicerce, o que segura a construção no lugar. É a obra, geralmente enterrada, que serve para suportar a construção. Ela pode ser feita de diversos tipos de materiais e dependendo do tipo de terreno encontrado no local das obras

Existem as fundações rasas e as profundas, onde as rasas são destinadas as construções de pequeno porte, como casas, e as profundas destinadas as construções de grande porte, como os edifícios.

As famosas rachaduras encontradas em suas casas ou em outras construções, geralmente são atribuídas a problemas de fundações, que podem ser causados por raízes de arvores próximas, ou até mesmo abalos sísmicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com