TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Investigação Geotécnica

Por:   •  15/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.658 Palavras (15 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 15

1 Introdução

        O seguinte plano de investigação tem como finalidade o detalhamento das características geotécnicas dos terrenos que servirão como:

  • Casa de campo;
  • Hospital;
  • Condomínio.

O reconhecimento do solo será feito através de sondagens do tipo SPT, Rotativa, Trado, abertura de Trincheira de inspeção e amostragens para ensaios laboratoriais e in situ.

O plano de investigações preliminar foi apresentado ao cliente em reunião técnica realizada no dia 24 de março de 2017 e sofreu retificações conforme orientações sugeridas pelo engenheiro Gustavo Viana.

2 Metodologia

A campanha de investigação geotécnica e suas etapas serão realizadas de acordo com os procedimentos da NBR 8063/93 - Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios.

Processo de execução de sondagens de simples reconhecimento do subsolo será realizado de acordo com as recomendações da NBR 6484/2001 – Solos - sondagens de simples reconhecimento com SPT – método de ensaio e NBR 9603/15 – Sondagem a trado.

A retirada de amostras do subsolo, tipo deformada, será feita durante a perfuração através do trado, da lavagem com circulação de água, ou quando da medição da resistência à penetração pelo amostrador padronizado SPT.

As amostras indeformadas serão retiradas por aberturas de trincheiras respeitadas as exigências da NBR 9604/87 – Abertura de poço e trincheira de inspeção em solo.

3 Descrição do empreendimento – Condomínio

        O condomínio residencial fruto deste estudo geotécnico, está localizado a 40 km de Belo Horizonte e contará com:

  • 200 unidades habitacionais com lotes de 1000 m² e área construída de 400 m², em dois pavimentos (total: 200.000m2);
  • 1 Centro Comercial perfazendo uma área de 4.000 m²;
  • 1 Centro de Lazer com uma área de 3.000 m²;
  • 10 quadras poliesportivas (total: 6.525 m2);
  • 3 piscinas olímpicas (total: 3.750 m2);
  • Barragem de terra (total: 45.000 m3 - aproximadamente 16.200 m2);
  • Reservatório de água (total: 50.000 m2).

3.1 Considerações do projeto

        Mensurou-se como premissa para a campanha de investigação um total de 40.000 m² para a construção de vias de acesso entre as casas; os atributos mencionados perfazem uma área totalizando 240.000 m². Considerou-se a área residencial, piscinas, quadras e o centro comercial e de lazer como um único polígono, observando que se trata de estruturas de um, no máximo dois pavimentos, onde inicialmente, não acarretará grandes cargas ao solo. Como a segunda área já possui uma localização previamente definida pela questão do acesso de entrada do condomínio e pelo curso d’água, decidiu-se unificá-las em uma única área para estudo geotécnico.

        Para o melhor dimensionamento, melhor e mais completa disposição dos furos de sondagem, o terreno do condomínio citado foi dividido em duas áreas:

        - ÁREA 1: área residencial + piscinas + quadras + centro de lazer + centro comercial = 257.275 m2;

        - ÁREA 2: barragem e acesso + reservatório = 66.200 m2.

        O presente serviço se dará em apenas uma etapa. Entretanto, o plano de investigação terá início com um levantamento bibliográfico da região, onde serão analisados dados topográficos, geológicos, climáticos, hidrográficos e sociais já existentes. Através deste estudo prévio e das informações coletadas em campo, serão determinadas as possíveis áreas para a construção dos imóveis e melhorias para a realização do empreendimento.  

3.2 Plano de investigação

3.2.1 Área 1

         Os furos de sondagem serão locados em uma malha de sondagem regular com uma distância 100 x 100 metros entre cada furo, conforme disposto no item 4.1.1.3 da NBR 8036/93. Uma vez que não foi informada pelo proprietário do empreendimento/ contratante a disposição em planta dos edifícios.

        Serão realizados 36 furos regulares de SPT intercalados com 13 furos a Trado. Será acrescentado ao custo de projeto, um valor de 50% como margem de segurança caso seja necessário o emprego de sondagens Rotativas associadas ao SPT. Uma vez que, não foram obtidas informações sobre a situação do subsolo quanto à presença de materiais rochosos.

                Através do mapeamento feito pelos estudos geotécnicos na ÁREA         1 será possível identificar materiais economicamente viáveis para atuarem como áreas de empréstimos. Os materiais de empréstimo serão, preferencialmente, frutos das escavações para as construções das piscinas e da suavização dos taludes para a construção das edificações. Uma vez escolhida as áreas de empréstimo, o estudo geotécnico deve buscar seus limites de explorações, ou seja, a extensão e espessura das ocorrências de materiais aproveitáveis e as limitações técnicas para sua utilização. Possivelmente será necessário o estudo de áreas além da limitação do condomínio, uma vez que o volume escavado pode não ser suficiente. Baseado nesta possibilidade estabeleceu-se que novas sondagens SPT e Trado poderão ser executados, com isso o acréscimo de 40% no valor total.

        A justificativa para a utilização destes métodos é de determinar características de parâmetros índices para basear os projetos de terraplanagem e fundação para disposição das casas, vias de acesso, centro de lazer e comercial, quadras e piscinas através dos resultados obtidos pelas amostras oriundas do SPT e/ou Rotativa. Além de estabelecer os parâmetros de resistência, coesão e ângulo de atrito do material para a construção do corpo da barragem, através da correlação com NSPT. Nas amostras deformadas retiradas pelo Trado e remoldadas em laboratório, serão realizados os ensaios de compactação do tipo Proctor Normal, pois o mesmo corresponde ao efeito de compactação com os equipamentos convencionais de campo. Já nas amostras deformadas oriundas dos amostradores do SPT serão realizados os ensaios de caracterização listados: granulometria completa, limites de Atterberg (plasticidade, contração e liquidez), peso específico dos grãos, teor de umidade natural e permeabilidade em permeâmetro à carga variável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (411.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com