TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Memória

Artigos Científicos: Gerenciamento De Memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 5

2 TÉCNICA DE GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA

WINDOWS

Mesmo com a evolução da tecnologia, que faz com que hoje tenhamos memórias muito superiores às de alguns anos atrás - as memórias utilizadas no início da década de 80 era as memórias SIMM de 30 pinos de 256KB, hoje existem os novos modelos de memória como a DDR3 com capacidade de 16GB – o Sistema Operacional precisa gerenciar a memória disponível, pois com a evolução da tecnologia os processos tendem a evoluir também e utilizar toda a memória disponível.

Na verdade, os sistemas operacionais possuem estratégias de gerenciamento não só para utilizar a memória, mas também procuram utilizar de outras fontes de armazenamento, como o HD e até dispositivos removíveis, como os pen-drivers, para suprir a necessidade de espaço de memória dos usuários e seus programas.

O gerenciamento de memória realizado pelo Sistema Operacional está diretamente voltado para o controle do hardware, conhecido como memória RAM. A sigla RAM deriva da expressão Random Access Memory, que significa memória de acesso aleatório. Os dados armazenados nessa memória podem ser lidos, escritos e apagados pelo processador.

LINUX

O administrador de memória física principal no Linux é o alocador de páginas. Esse processo é responsável por alocar e liberar páginas físicas, sendo capaz de alocar grupos de páginas contíguas. O alocador de páginas usa um algoritmo de alocação de regiões vizinhas, que combina unidades de alocação adjacentes em uma única unidade.

As alocações de memória no núcleo do Linux ocorrem estaticamente, por rotinas de controle que reservam uma área de memória no momento da carga do sistema pelo controlador de páginas. Entretanto, as funções do núcleo não precisam usar o alocador de páginas para reservar memória. Existem vários outros subsistemas de gerenciamento de memória especializados, que usam o controlador de páginas subjacente para gerenciar seu próprio espaço de memória.

Muitos componentes do Linux precisam alocar espaço a páginas inteiras, mas freqüentemente pode ser necessário alocar blocos menores de memória. O núcleo oferece um subsistema adicional para a alocação de áreas de memória de tamanho variável, sem tamanho previamente definido, podendo ser de apenas alguns bytes, em vez de uma página inteira.

A leitura de uma página de dados para a memória cache de páginas usa a memória cache de áreas de armazenamento temporário. As páginas da memória cache de páginas podem também usar o sistema de memória virtual, caso um processo tenha mapeado o arquivo correspondente no seu espaço de endereçamento. O núcleo usa um contador de referências a cada página na memória física para que as páginas compartilhadas por dois ou mais desses subsistemas possam ser liberadas, quando elas não estiverem mais sendo usadas em nenhum deles.

2.2 TÉCNICAS DE GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA VIRTUAL

WINDOWS

Desde a época do Windows XP os computadores faziam uso constante da memória virtual para poderem funcionar sem travamento. O recurso ainda está presente no Windows 8 para auxiliar as máquinas com pouca memória RAM e outras tarefas.

Dos primeiros computadores pessoais até as máquinas de alto desempenho dos dias atuais tivemos grandes avanços em relação à velocidade e qualidade dos componentes, mas a forma de funcionamento é basicamente a mesma, conhecida como arquitetura de Von Neumann: primeiro lê-se os dados do disco rigido na memória RAM e em seguida ocorre o processamento por parte da CPU, esquema que é utilizado tanto pelos Pentium III quanto Core i7.

A memória virtual entra nesse esquema principalmente em duas situações: quando a memória RAM não consegue mais segurar todos os programas abertos ou quando algum programa não está sendo utilizado há algum tempo e por isso pode ser retirado da memória. Quando dizemos "memória virtual" estamos nos referindo a uma parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com