TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Redes - Protocolo SNMP

Trabalho Universitário: Gerenciamento De Redes - Protocolo SNMP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 7

Artigo: Gerenciamento de Equipamentos Usando o Protocolo SNMP Referência: http://www.cp.com.br/upl/artigo_3.pdf

O gerenciamento de dispositivos em uma rede local não é uma tarefa fácil, embora seja de grande importância dentro das organizações. Outro ponto a considerar é a quantidade de equipamentos que podem ser gerenciados tende a aumentar continuamente, sendo necessário que o processo de gerência desses dispositivos deve se dar de forma simples e direta.

O Protocolo SNMP é o protocolo de gerência de redes padrão do IETF (Internet Engineering Task Force) e se tornou padrão de fato para o gerenciamento de redes IP. Ele é um protocolo pertencente à camada de aplicação da arquitetura OSI e utiliza na camada de transporte os serviços do protocolo UDP para enviar suas mensagens através da rede IP.

O SNMP é o protocolo mais utilizado em gerenciamento de redes e permite que uma ou mais máquinas na rede sejam designadas como gerentes de rede. Esta máquina recebe informações de todas as outras da rede, chamadas de agentes, e através do processamento destas informações, pode gerenciar toda a rede e detectar facilmente os problemas ocorridos. As informações coletadas pela máquina gerente estão armazenadas nas próprias máquinas da rede (MIB). Nesta base estão gravadas todas as informações necessárias para o gerenciamento deste dispositivo, através de variáveis que são requeridas pela estação gerente.

O SNMP é um protocolo não orientado a conexão: não requer ação prévia nem posterior ao envio de mensagens, fazendo com que não haja nenhuma garantia de que as mensagens do protocolo chegarão ao destino. Robusto porque, como não existe conexão, nem o gerente nem o sistema gerenciado necessitam um do outro para operar.

O agente é um processo executando no nodo gerenciado (ou próximo a ele), responsável pela manutenção de um banco de dados local com as informações de gerência desse nodo. Cada nodo gerenciado pelo SNMP deve possuir um agente e uma base de informações de gerência. Sendo assim, o nodo gerenciado é visto como um conjunto de variáveis que representam informações referentes ao seu estado atual. Essas variáveis ficam disponíveis ao gerente através de consultas e podem ser alteradas por ele – se assim as variáveis foram definidas. Ao disponibilizar essas variáveis à leitura, o nodo permite seu monitoramento e, ao receber novos valores do gerente, o nodo estará sendo controlado.

Os agentes SNMP podem ser classificados em dois tipos distintos, que diferem entre si pela forma como são implementadas as funcionalidades do protocolo SNMP e pelo modo como são feitas as interações com os dispositivos gerenciados [2].

Por sua vez, o agente estendido possui somente funções básicas de comunicação com o dispositivo gerenciado para busca de informações. Este tipo de agente é baseado em um agente principal (extensível), o qual implementa as funções do protocolo SNMP. Dessa forma, o trabalho de resposta às requisições do protocolo SNMP é feito somente pelo agente extensível, ficando para o agente SNMP estendido o trabalho de comunicação com o dispositivo gerenciado e disponibilização das informações de monitoração ao agente extensível.

O gerente é uma aplicação em execução em uma estação de gerenciamento. É possível que exista um ou mais gerentes em execução em uma mesma estação - colaborando entre si para o gerenciamento - e todos eles utilizam o protocolo de

gerência disponibilizado por essa estação. Essas aplicações são capazes de monitorar os agentes através de requisições de informações contidas na base de informações de gerenciamento e de alterar as características dos nodos gerenciados, informando novos valores ao agente.

Os gerentes são os responsáveis pela implementação da política que será adotada na gerência e eles são acessíveis à pessoa ou entidade responsável pelo gerenciamento do nodo. O envio de alarmes por e-mail, chamadas telefônicas, mensagens para telefones celulares ou outras formas de comunicação com o administrador são comuns nestes aplicativos. Além disso, a visualização das grandezas e estados dos equipamentos é fundamental neste tipo de aplicação. Outra forma de visualização interessante é a apresentação de gráficos que mostrem a evolução de valores ou condições do equipamento ao longo do tempo, fornecendo informações sobre tendência de comportamento dos equipamentos.

O protocolo SNMP define as operações de leitura de valores, escrita de valores e notificação de condições de exceção (traps). Para que ocorra a troca de mensagens no protocolo SNMP são utilizadas cinco PDUs (Protocol Data Unit): GetRequest, GetNextRequest, GetResponse, SetRequest e Trap (considerando a versão 1 do SNMP – SNMPv1). Cada PDU corresponde à definição dos formatos empregados pelas entidades do protocolo na troca de informações.

A definição do SNMP prevê uma autenticação que deve ser feita ao trocar informações utilizando o protocolo. Essa autenticação é realizada através da string de comunidade (informada por quem está tomando a iniciativa no envio de informações).

A comunidade pode ser diferente para leitura, escrita e envio de traps. Se a comunidade for informada incorretamente, o agente não responderá a solicitação do gerente.

Por ser um protocolo simples e de fácil implementação (tanto em se tratando do agente quanto com relação ao gerente), o SNMP está presente em praticamente qualquer equipamento que disponibilize suas informações para monitoração.

Considerando que quando um dispositivo possui um agente SNMP ele pode ser monitorado através da utilização de qualquer ferramenta de gerenciamento que utilize o protocolo, torna-se viável o desenvolvimento de ferramentas simples e bastante eficientes, tanto para gerenciar equipamentos usando MIBs padronizadas (como a UPS- MIB, por exemplo) quanto para utilizar MIBs proprietárias.

Artigo: Caracterizacão de Padrões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com