TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Redes SNMP

Ensaios: Gerenciamento De Redes SNMP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 2

1. Por que SNMPv1 não considerado seguro? Como um hacker poderia explorar suas falhas de segurança?

Sua autenticação é feita por uma 'comunity string', em outras palavras é um tipo de 'password' que é transmitido pela rede sem criptografia, ou seja, em texto puro. Qualquer pessoa com um programa de captura de pacotes poderá pegar a informação. Essa vulnerabilidade do protocolo fez com que diversos fabricantes reduzissem o SNMP a uma ferramenta de monitoração apenas.

2. Uma das vantagens de SNMPv1 reside na simplicidade das implementações de seus agentes. Será que essa simplicidade também tem desvantagens?

Sim, uma delas é a segurança.

3. Explique a diferença entre uma trap SNMP e uma mensagem de syslog.

As mensagens são enviadas ao gerente quando uma 'trap' ocorre no agente, podendo ser escrita no log do sistema através do 'syslogd' onde também contém mensagens de todo o sistema. As 'traps' são notificadas ao gerente de forma estruturada contendo cabeçalho e a mensagem, enquanto que as mensagens de syslog são somente armazenadas.

4. Qual é a razão mais importante que faz o CLI ser difícil de usar para aplicações de gerenciamento?

Não ser automatizado, os comandos tem de ser digitados um a um e não há uma padronização entre os fabricantes.

5. Uma crítica ao SNMP diz respeito a confiabilidade, pois, em geral, SNMP usa UDP como transporte, em que os pacotes (e, portanto, pedidos ou respostas de gerenciamento SNMP) podem ser descartados. Descreva uma maneira óbvia de lidar com confiabilidade em Netconf.

Usa configurações de estrutura hierárquica representadas por arquivos XML que representam a Mib. Funciona por camadas, onde a camada de transporte prove um seguro e confiável transporte de mensagens entre cliente/servidor.

6. O que é um fluxo de Netflow?

O protocolo Netflow obtém informações estatísticas baseadas em fluxos de um roteador. Um fluxo é uma “conexão” que utiliza (passa) por este roteador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com