TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protocolo simples de gerenciamento de rede

Artigo: Protocolo simples de gerenciamento de rede. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Artigo  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 2

Simple Network Management Protocol (SNMP), em português Protocolo Simples de Gerência de Rede, é um protocolo do padrão da internet para gerenciamento de dispositivos em redes IP. Dispositivos que normalmente suportam SNMP incluem roteadores, comutadores, impressoras, racks modernos e etc. SNMP é usado na maioria das vezes em sistemas de gerenciamento de rede para monitorar dispositivos ligados a rede para condições que garantem atenção administrativa. SNMP é um componente do conjunto

Windows Management Instrumentation (WMI), em português Instrumentação de Gerenciamento do Windows é um conjunto de extensões para o Windows Driver Model que fornece uma interface de sistema operacional através da qual componentes instrumentos fornecem informação e notificação. WMI permite que linguagens de script como VBScript ou Windows PowerShell gerenciem computadores pessoais e servidores Microsoft Windows, tanto localmente quanto remotamente. WMI é pre-instalado no Windows 2000 e novos SOs. Ele está disponível como um download para Windows NT, Windows 95 e Windows 98.

O Link Layer Discovery Protocol LLDP é um fornecedor neutro camada de enlace de protocolo na Internet Protocol Suite usado por dispositivos de rede para anunciar a sua identidade, as capacidades e os vizinhos em um IEEE 802 rede de área loca, principalmente com fio Ethernet.

LLDP desempenha funções semelhantes a vários protocolos, como o (CDP) Cisco Discovery Protocol, Extrema Discovery Protocol, Nortel Discovery Protocol (também conhecido como SONMP) e Microsoft’s Link Layer Topology Discovery LLTD.

O Cisco Discovery Protocol CDP é um protocolo proprietário da camada de ligação de dados (Layer 2) desenvolvido pela Cisco Systems que tem como principal função a descoberta de equipamentos na rede, facilitando a compreensão da topologia da rede e de sua arquitetura. Este protocolo vem ativado por default (padrão) na maioria dos equipamentos de rede fabricados pela Cisco Systems. Por questão de segurança, é recomendado a desativar o protocolo CDP nas interfaces que não fazem parte da sua rede interna, como interfaces (serial) conectadas a provedores de acesso a internet pois o CDP envia informações sobre arquitetura ou plataforma da rede interna da empresa, que podem ser utilizadas por terceiros.

ICMP, sigla para o inglês Internet Control Message Protocol, é um protocolo integrante do Protocolo IP, definido pelo RFC 792, e utilizado para fornecer relatórios de erros à fonte original. Qualquer computador que utilize IP precisa aceitar as mensagens ICMP e alterar o seu comportamento de acordo com o erro relatado. Os gateways devem estar programados para enviar mensagens ICMP quando receberem datagramas que provoquem algum erro.

As mensagens ICMP geralmente são enviadas automaticamente em uma das seguintes situações:  Um pacote IP não consegue chegar ao seu destino (i.e. Tempo de vida do pacote expirado)  O Gateway não consegue retransmitir os pacotes na frequência adequada (i.e. Gateway congestionado)  O Roteador ou Encaminhador indica uma rota melhor para a máquina a enviar pacotes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com