TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Transporte

Por:   •  21/9/2015  •  Resenha  •  2.510 Palavras (11 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 11

        Sumário

Introdução        

Objetivo        

Definições        

Tipos        

Projeto Geométrico do Estacionamento        

Distância de Caminhada nos Estacionamentos        

Levantamento de Dados Sobre Estacionamento        

Estudos Associados ao Tráfego        

Estacionamento Proibido        

Estacionamento por Tempo Limitado        

Preparação do Planejamento do Estacionamento no Centro das Cidades _        

Conclusão        

Referências Bibliográficas        



Introdução

        

É cada dia maior o número de veículos concentrados nas cidades, com necessidade de circular em áreas de atratividade comuns. Considerando a restrição de capacidade imposta pelas condições operacionais das vias, a fluidez e a segurança do trânsito muitas vezes podem ficar comprometidas.

Na maior parte dos casos, a complexidade e diversidade de usos de estacionamento implica na necessidade de regulamentar-se áreas de uso específico. Assim temos áreas específicas tais como para operação de embarque e desembarque de ônibus, de escolares, para estacionamento de táxis, para operações de carga e descarga diversas, para rotatividade de estacionamento, áreas onde o estacionamento não é permitido para possibilitar aumento da capacidade viária e das condições mínimas de fluidez do trânsito, áreas onde não é permitido parar nem tampouco estacionar. Temos também áreas onde existe pouca concorrência pelo espaço disponível e não é necessário regulamentar usos específicos ou restrições de qualquer natureza, já que há condições para acomodação livre da demanda. O poder público deve buscar compreender a lógica diversa de cada área, regulamentando os usos na medida em que isso pode contribuir para uma apropriação mais democrática e sustentável do espaço disponível. (BH2010)

.


Objetivo

        O objetivo deste trabalho é explanar de uma forma clara alguns temas relacionados ao estacionamento, tais como: Definições, Tipos, Projeto Geométrico do Estacionamento, Distância de Caminhada nos Estacionamentos, Levantamento de Dados Sobre Estacionamento, Estudos Associados ao Tráfego, Estacionamento Proibido, Estacionamento por Tempo Limitado, Preparação do Planejamento do Estacionamento no Centro das Cidades.

Definições

        Algumas vezes as pessoas associam parada com estacionar, mas são coisas diferentes. Estacionamento é a imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros. Como na parada, o estacionamento está relacionado a inércia do veículo e este continua inerte, nesse instante, ele deixa de estar parado e passa a estar estacionando, não importando que o seu condutor esteja no interior do veículo ou que o motor esteja ligado. Quando a última pessoa desembarca do veículo, e fecha a porta, até esse momento ele estará parado, se o condutor permanecer com o veículo inerte sem ninguém mais embarcar ou desembarcar, o veículo passa a se encontrar estacionado. Se por acaso essa última pessoa desembarcou, continua a conversar com o condutor pela janela da porta do veículo, nada muda em relação ao veículo, ele continua estacionado. (TRANSITOBR)

Tipos

        Existem dois tipos básicos de estacionamento: o na via e o fora dela. O estacionamento na via, junto ao meio-fio, é o mais comum de todos e pode estar ou não regulamentado pela autoridade de trânsito. Assim, existem os estacionamentos totalmente liberados, os totalmente proibidos e os parcialmente proibidos (em horários de pico, por exemplo); analogamente, existem os estacionamentos na via por tempo limitado e sujeitos a cobrança (Zonas Azuis) e outros liberados sob certas condições (a 45º com relação ao meio-fio, com duas rodas sobre a calçada, com exclusividade para determinado tipo de veículos etc).

        Quando aos estacionamentos fora da via, podem ser públicos ou privados, em lotes superficiais ou em garagens construídas, gratuitos ou pagos: internamente, podem ter vários tipos de operação e cobrança: manuais, automáticas ou através de funcionários. (CETSP)

Na via

Fora da via

Livre

Controlado

Público

Privado

Longa Duração

Curta duração

Áreas densamente ocupadas

Longa duração

Sem cobrança de taxas

Alta demanda

Alta demanda

Vagas cativas sem cobrança de taxas

Pequena demanda

Alta rotatividade

Alta rotatividade

Baixa rotatividade

Altas comerciais e de serviços

Pouca segurança

Atritos em relação à fluidez do tráfego

Tabela 1: Tipos de estacionamentos quanto ao uso do solo

Projeto Geométrico do Estacionamento

        Adiante estará alguns anexos que retratam um pouco das geometrias do estacionamento e que auxiliam num projeto geométrico do mesmo.[pic 1]

Figura 1: Vagas para pessoas deficientes

[pic 2]

Tabela 2: Esquemas Alternativos de estacionamento

[pic 3]

Figura 2: Sistemas alternativos para estacionamento de veículos

[pic 4]

Figura 3: Áreas de manobras em ruas sem saídas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (366.6 Kb)   docx (626.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com