TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de mudanças

Seminário: Gerenciamento de mudanças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

Educação Corporativa - Gestão de Mudanças

Hoje em dia há constantes mudanças no meio organizacional onde buscam um diferencial competitivo no mercado, isso surge com o avanço da tecnologia onde é um pressuposto na otimização de lucratividade e obtenção de resultados, por isso as empresas se submetem varias vezes baseadas em conhecimentos.

O conhecimento vem tomando um grande valor dentro das organizações, pois é um fator de produção muito importante, é tão importante quanto ao capital e a mão de obra, isso vem a partir de grandes transformações em que o mundo vem passando e torna a necessidade de adaptarem a um novo ambiente bastante competitivo e de grandes incertezas. As organizações são obrigadas a alterar a sua forma de ação para o mercado, e ajustar a esse momento tão veloz e com eficácia, ao mesmo tempo podem abandonar seus princípios e valores, o que significa que indivíduos que fazem parte da organização terão que participar dessas mudanças na mesma velocidade e sintonia. Com essas mudanças muitas vezes a empresa investe em treinamento e Desenvolvimento de seus profissionais, com enfoque estratégico e amplo oferece compreensão do contexto á qual a organização esta inserida.

A educação corporativa surge como um complemento estratégico de aprendizado e desenvolvimento dos funcionários, com programas educacionais para obterem conhecimento do que esta sendo inserido no novo contexto de mudanças da organização.

Conhecer os elementos fundamentais da cultura de uma empresa é essencial para reconhecer e para assegurar a identidade organizacional, fator e fatores internos e externos ajudam a permanecer atento aos alicerceis condutores da organização.

A qualidade de um trabalho profissional é a gestão do conhecimento onde é uma grande aliada nos dias de hoje, principalmente no desenvolvimento dos lideres dentro da organização onde o conhecimento e as experiências pessoais são de grande relevância.

Com esses aspectos de mudança e para a maximização dos lucros e a competitividade do comprometimento desses objetivos, acabam criando uma situação de dependência de seus colaboradores na atuação dentro da organização. Para garantir o desempenho desses funcionários, muitas vezes a organização sente na obrigação de motivar esses funcionários, motivando a colaboração de todos eles investem nos processos sociais de qualificação e aprendizagem.

Nunca é fácil passar por grandes mudanças na organização, os indivíduos que aceitam passar por esse processo rapidamente reage e procuram se ajustar nessas mudanças, outros infelizmente não se adéquam e acabam por sair da organização.

Para essa nova mudança é necessário um processo contínuo de educação para o funcionário adquirir certo conhecimento, com profundo senso de influencia social onde adquire competência que é um entendimento que se apoia em conhecimento adquiridos e transformados na medida em que situações vão ocorrendo.

A mudança está presente na vida humana sempre, e não há sistema que não sofra mudança.

Mudar faz parte da vida e significa deixarmos uma condição e assumir outra, e isso significa abandonar um modelo antigo por um novo, e para mudarmos enfrentamos dificuldades, pois não é fácil despegarmos de coisas as quais estamos acostumados e não é fácil mudarmos para algo novo ou desconhecimento.

Os escritores e pensadores preocupados com as mudanças no mundo corporativo apresentam modelos de gestão de mudanças que nos ajudam a compreender como funciona todo o processo. Esses modelos de gestão de mudanças nos fazem entender que as mudanças ocorrem através de um pensamento estratégico que conseguem reconhecer uma nova realidade.

Conforme o modelo de Lewin e Shein que desenvolveram a “teoria do campo de força”, eles dizem que para se obter a mudança efetiva é através do comportamento das pessoas. Este modelo possui três etapas:

1- Inicie motivando para a mudança;

2- Mude o que precisa ser mudado e

3- Mudança permanente.

De uma maneira geral as empresas veem utilizando os modelos como referência. Os modelos de gestão de mudanças são nada mais nada menos a capacidade interna das organizações em desenvolver uma visão empreendedora em todos os níveis dentro da organização, é a capacidade de identificar o que já se sabe, captar e organizar esse conhecimento e utilizar para obter os resultados.

O modelo de Kotter (1996) foi utilizado com frequência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com