TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência De Qualidade De Software

Monografias: Gerência De Qualidade De Software. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  2.727 Palavras (11 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 11

Gerência De Qualidade De Software

Atividade Prática Supervisionada

Relatório 01 – Normas

O CMMI® (Capability Maturity Model® Integration – Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade) é um modelo de maturidade para melhoria de processo, destinado ao desenvolvimento de produtos e serviços, e composto pelas melhores práticas associadas a atividades de desenvolvimento e de manutenção que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção.

Desenvolvida e mantida pela SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon.

Os processos (negócio) e o desenvolvimento de soluções com engenharia de software são o foco do CMMI. Pela sua estrutura e abrangência poderíamos até dizer que o CMMI “poderia” ser utilizado para outros negócios que não “Software”. Ou seja, várias de suas práticas podem ser utilizadas à projetos de construção civil, administração, marketing, etc.

Disciplinas do CMMI:

• Engenharia de sistemas: Objetivo é a obtenção bem -sucedida de sistemas envolvendo ou não software.

• Engenharia de software: Tem o intuito de disciplinar a produção de software, dando tratamento de engenharia a uma atividade tratada como arte.

• Desenvolvimento e integração de produtos e processos: Utiliza a colaboração dos stakeholders para melhor satisfazer as expectativas e requisitos dos clientes.

• Fontes de aquisição: Atua na aquisição de produtos, cujo fornecedores tenham que realizar funções especificas ou adicionarem modificações em produtos específicos do projeto.

Representação por estágios

• Componentes comuns das representações por estágios e continua: áreas de processos, objetivos específicos, praticas especificas, objetivos genéricos, praticas genéricas, produtos típicos de trabalho, subpráticas, notas, disciplinas, praticas genéricas e referencias.

• Nível de maturidade: São praticas especificas e genéricas para uma área de processo, que podem levar a melhorias nos processos organizacionais. Ao satisfazer objetivos específicos e genéricos para uma dada área de processo de um nível particular.

No CMMI existem 5 estágios:

Nível 1: Inicial

Os processos são caóticos, não possui um ambiente estável de desenvolvimento, não existem padrões, geralmente os processos apresentam problemas para serem cumpridos de custos e prazos, bem como de comprimento de requisitos. Outra característica é o abandono de processos em momento de crise.

Nível 2: gerenciado

Os projetos da organização asseguram que os requisitos sejam gerenciados e que os processos sejam planejados, executados, medidos e controlados, e as práticas existentes sejam mantidas em momentos de estresse. Quando estas práticas existem, os projetos são executados e gerenciados de acordo com seus planos documentados.

Nível 3: definido

Os processos são bem caracterizados e entendidos e estão descritos em padrões, procedimentos, ferramentas e métodos. O conjunto de processos-padrão da organização é estabelecido e melhorado ao longo do tempo.

Nível 4: gerenciado quantitativamente

Os objetivos quantitativos para a qualidade e o desempenho dos processos são estabelecidos e utilizados como critérios para o gerenciamento de processos. A qualidade e o desempenho do processo são entendidos em termos estatísticos e são gerenciados durante toda a vida dos processos.

Nível 5: otimizado

Os processos são continuamente melhorados com base em um entendimento quantitativo das causas comuns de variações que lhe são inerentes. Os objetivos quantitativos de melhoria de processos para a organização são estabelecidos, continuamente revisados para refletir alterações nos objetivos do negócio e utilizados como critérios para o gerenciamento da melhoria de processos.

Áreas de processos – CMMI por estágios

Áreas de Processo - Nível 2

• Gerenciamento de Requisitos - Gerenciar os requisitos dos produtos e componentes de produtos do projeto e identificar as inconsistências entre eles, os planos e os produtos de trabalho do projeto.

• Planejamento do Projeto - Estabelecer e manter planos que definem as atividades do projeto.

• Monitoramento e Controle do Projeto - Oferecer um entendimento do progresso do projeto, de maneira que as ações corretivas apropriadas possam ser tomadas quando seu desempenho desviar-se significativamente do plano.

• Gerenciamento de Acordos com Fornecedores - Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores para os quais existe um acordo formal.

• Medições e Análises - Desenvolver e sustentar a capacidade de medições que é utilizada para suportar as necessidades de gerenciamento de informações.

• Garantia da Qualidade do Processo e do Produto - Fornecer à equipe e à gerência um entendimento objetivo dos processos e seus produtos de trabalho associados.

• Gerenciamento de Configurações - Estabelecer e manter a integridade dos produtos de trabalho, utilizando a identificação da configuração, controle da configuração, comunicação do status da configuração e auditorias de configurações.

Áreas de Processo - Nível 3

• Desenvolvimento de Requisitos - Produzir e analisar requisitos de clientes, produtos e componentes de produtos.

• Soluções Técnicas - Criar o design, desenvolver e implementar soluções para os requisitos.

• Integração de Produtos - Montar o produto com base nos componentes, assegurar que, uma vez integrado, ele funcione apropriadamente e entregá-lo ao cliente.

• Verificação - Assegurar que os produtos de trabalho selecionados atenderão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com