TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Estoque

Exames: Gestao De Estoque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  3.018 Palavras (13 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 13

Gestão de Estoques: Ação e Monitoramento na Cadeia Logística Integrada

Gestão de Estoques trata da administração de estoques em empresas que buscam a competitividade, abordando temas chave, para desenvolver o leitor em estratégias empresariais. Aborda os conceitos básicos, definindo os diversos tipos de demandas e estoques, além dos indicadores relacionados à administração dos estoques que servirão de ferramentas para o desenvolvimento dos trabalhos. Traz os modelos de lote econômico de compras, estimulando a criação de conceitos em cima dos já existentes. Trata da nova técnica de gestão de estoque, o MRP, com conceito e o funcionamento do sistema. Leituras complementares servirão para discussão das técnicas empregadas na competitividade das empresas através de uma administração eficiente de estoques como: MRPII, sistema de gestão eficaz; Setup - problemas com paradas de máquinas, Kanban - técnica japonesa empregada com sucesso após a segunda guerra; Heijunka, completando o ensino do kanban; Just in Time - história e rumos que empresas tomaram após adoção desta filosofia; Kaizen, o complemento das implantações dos programas de melhoria; Arranjos Físicos, princípios básicos para ajustar espaços em áreas de armazenagem; ERP, apoio na implantação; ECR, conceito e prática de implementação em comércio varejista, e finalmente, Auditoria de Fornecedores, práticas de parcerias entre clientes e fornecedores. Fechando todos os capítulos, exercícios de aplicação para avaliar e testar o aprendizado. Um glossário completo de termos utilizados no segmento de Logística encerra a obra.

Objetivos

O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo logístico, dando uma maior ênfase ao controle de estoque, identificando a importância que um estoque significa no equilíbrio entre compra e venda, buscando reduzir ao máximo as quantidades de produto mantidas, diminuindo a imobilização do capital de giro e os processos para melhor gerenciar. Desta forma o trabalho abordará conceitos de logística e estoque e os níveis. Sendo útil para qualquer empresa que trabalha com a venda de qualquer produto o direcionamento adequado dos estoques, como fator determinante para seu sucesso e planejamento. Podendo atender a demanda e com isso acarretar lucros para a empresa, proporcionando aos seus clientes um atendimento com maior eficiência e eficácia.

 Logística

Atualmente no Brasil, devido à grande competitividade, as empresas estão na busca de métodos logísticos para melhor gestar, aperfeiçoando seus processos e assim também diminuindo custos. Porém nem todas as empresas conseguem chegar aos resultados esperados, é preciso muita dedicação e o dimensionamento adequado dos seus estoques.

Neste sentido, é necessário que a empresa busque processos de padronização que facilitem o controle de estoque, podendo assim atender rapidamente a cada pedido solicitado, mantendo uma relação de confiança com seus clientes. Nos estoques, quando lotados, é possível notar que escondem erros que muitas vezes acabam sendo descobertos na hora da venda. Portanto as empresas já podem contar com diversos programas que melhoram o fluxo dos estoques tornando mais fácil chegar ao resultado esperado.

Analisando assim, como funciona o controle logístico e as dificuldades encontradas, e comparando com a realidade da empresa.Apesar de a logística ser um tema moderno, ela já era utilizada pelos militares desde os tempos bíblicos para o deslocamento de recursos, armazenagem e distribuição. Atualmente as empresas, tanto públicas como privadas, a adotam como uma vantagem competitiva, na busca de melhor agilidade e assim expandir seu mercado.

De acordo com Ballou (1993, p. 17):Logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimenttação e armazanamento que visam facilitar o fluxo de produtos. A Logística é um assunto vital. É um fato econômico que tanto os recursos quanto os seus consumidores estão espalhados numa ampla área geografica.Através da logística as empresas podem reunir informações mais rapidamente a respeito de seus processos, e também manter um equilíbrio conforme a demanda, pois se a empresa demorar a reagir, o reflexo será a perda de vendas.

Conforme Bowersox, Closs (2001, p. 21):O gerenciamento logístico inclui o projeto e a administração de sistemas para controlar o fluxo de materiais, os estoques em processo e os produtos acabados, com o objetivo de fortalecer a estratégia das unidades de negócios da empresa.Levando em consideração que o objetivo principal da logística é ter os produtos e serviços no local desejado e no momento em que é solicitado com o menor custo possível. É preciso ter o domínio do fluxo de material e os serviços, gestando de forma conjunta todas as atividades logísticas da empresa.

O principal desafio da empresa para Bowersox, Closs (2001, p.20) é:[...] coordenar o conhecimento específico de tarefas individuais numa competência integrada concentrada no atendimento ao cliente. Na maior parte das situações, o âmbito desejado dessa coordenação transcende a própria empresa e amplia-se para incluir clientes, assim como fornecedores de materiais e de serviços. Em sentido estratégico, o executivo principal de logística assume a iniciativa de expandir as fronteiras empresariais para facilitar o efetivo relacionamento na cadeia de suprimento. O que faz a logística contemporânea interessante é o desafio de tornar os resultados combinados da integração interna e externa numa das competências centrais da empresa.Conforme mencionado pelo autor, além dos resultados combinados, as empresas devem estar sempre atentas às ameaças e oportunidades que o mercado oferece para poder se estabelecer nas melhores condições e usando a logística como auxílio para melhorar o fluxo da informação. O que para Bowersox, Closs (2001, p.175) “inclui pedidos de clientes de ressuprimento, necessidade de estoque, programação de atividade dos depósitos, documentação de transporte e faturas” e, com isso, todos envolvidos na organização terão a informação e o tipo de necessidade da empresa e buscam os melhores métodos de gerenciar seu sistema logístico.Outro cuidado que as empresas devem ter está relacionado com a qualidade dos serviços oferecidos, necessitando dar informações ao cliente sobre seus produtos, mostrar a qualidade, informar sobre seus preços e ainda criar um diferencial no mercado.Desta forma a logística auxilia na fidelidade de clientes que procuram essa instituição, pois saberão que o produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com