TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Rh

Trabalho Universitário: Gestao De Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  2.834 Palavras (12 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Tecnologia de Gestão, afinal o que podemos aprender com esta matéria? Com quais contribuições podem nos responder estas questões e nos ajudar como usá-la no perfil das empresas atuais. Este é o objetivo deste trabalho, estudar sobre o conceito de mudanças nas organizações, papel do gestor organizacional. Em grupo visitamos uma empresa para melhor entender as tecnologias de gestão aplicadas e as melhorias que estas trazem para o crescimento. Focamos o estudo na terceirização, atualmente muito utilizada como estratégia nas empresas. Quais as vantagens e desvantagens e quais os custos para as empresas que adotam tal sistema. Abordaremos assuntos atuais que afetam as organizações, como a questão ética, governança corporativa, meio ambiente e a bem estar do trabalhador.

Apresentação

Nome da Empresa: Assessoria Pascoal Ltda.

A empresa está a 20 anos no mercado e atua na Assessoria Jurídica na cobrança de passivos comerciais. Com uma jornada de sucesso, pautada pelo compromisso ético e profissional com o mercado. Dessa forma, vieram novos desafios, novos clientes, novas oportunidades

Nome e Cargo do Contato da Empresa – Juliana Pascoal => Assistente Jurídico

Histórico

Empresa de credibilidade no meio jurídico e com escritórios espalhados em vários estados brasileiros. Com sede em Belo horizonte, a empresa presta serviço de assessoria com foco na pessoa jurídica e possui um quadro de aproximadamente 40 funcionários. A sua missão é atender e superar as expectativas dos clientes e parceiros, fornecendo serviços seguros, com qualidade diferenciada. Através de novas tecnologias e elevada qualificação de colaboradores que atuam com responsabilidade social e ambiental vem agregando valores para parceiros, colaboradores e clientes.

O diferencial é uma maior qualificação profissional dos empregados no setor. Como desvantagem a entrevistada considera o alto turn over neste setor, o que pode afastar o relacionamento interpessoal. Quanto a custos, sempre que uma empresa opta pela terceirização há um aumento do custo financeiro direto; mas em conseqüência, também ocorre uma maior profissionalização e foco no objetivo fim da empresa, sem as preocupações geradas na administração de setores que nada tem com este objetivo.

Segundo a entrevistada ela desconhece os processos e procedimentos implementados pela empresa que condizem as praticas socioambientais, bem como a empresa não possui política ambiental documentada e divulgada e código de ética disponível e conhecido pelos funcionários. Atualmente funciona a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na empresa, que além de suas prerrogativas próprias, realiza acompanhamento especial na higiene na área de alimentação.

De acordo com o que percebemos na empresa a gestão horizontal é a que melhor se adéqua ao serviço e produto ofertado pela empresa, porém a mesma não pode esquecer seus compromissos não apenas com seus clientes, mas com a sociedade em geral.

Sugerimos a entrevistada que a empresa crie uma política ambiental com controle de energia elétrica e água, crie campanhas de reciclagem para o lixo de escritório e por se tratar de uma empresa jurídica, mostramos a real necessidade do código de ética ser implantado e divulgado para todos colaboradores.

Os Processos de Mudanças Organizacionais no mundo atual

As teorias administrativas pregam a constante evolução e a busca de melhorias.

Cabe ao gestor administrar uma empresa, atuando de forma corporativa e solidária. O bom gestor deve ser um bom pesquisador e juntamente com sua equipe trabalhar e desenvolver liderança situacional e responsiva, capaz de tomar decisões assertivas. O gestor precisa ter um conhecimento amplo de seu planejamento e seu principal desafio é entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais, buscando os melhores resultados para os acionistas, os proprietários, e também a sociedade.

Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas, decidir e solucionar problemas, lidar com pessoas, comunicar eficientemente, saber negociar conduzindo mudanças para obter cooperação, com uma visão sistêmica e globalizada da estrutura organizacional, como pro atividade, ousadia e criatividade, são algumas das características de um gestor desejado pelas empresas atualmente.

Processo de mudança organizacional

Busca modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa.

Os principais benefícios de uma mudança organizacional positiva para a empresa são instituir uma visão focalizada bem como o crescimento profissional, resultados de negócio mensuráveis, melhor relacionamento entre gerentes e colegas de trabalho, foco mais nítido no cliente, compreensão mais clara dos estilos individuais de trabalho e das metas e objetivos.

O termo “paradigma” é muito utilizado para indicar modelos ou padrões e também para explicar aos colaboradores como eles devem lidar com diferentes situações vividas.

A quebra de paradigma tem se tornado muito freqüente, pois a evolução tecnológica e as tendências do mercado têm contribuído para a mudança de pensamento.

O cenário apresenta-se como um grande desafio aos gestores, devendo estimular cada trabalhador para que confiem no trabalho desempenhado pela equipe, permitir que cada colaborador se desenvolva profissionalmente, saber lidar e mediar os conflitos internos.

A terceirização é o processo por meio do qual determinada atividade executada por uma organização passa a ser suprida por entidades externas à determinada organização, podendo ser caracterizados por uma organização ou até por uma pessoa física.

Listamos algumas vantagens para quem contrata um serviço terceirizado:

Concentração de esforços na atividade-fim, aumento dos índices de produtividade, maior agilidade, flexibilidade e competitividade, controle de qualidade assegurado pelo cliente, expansão sem grandes investimentos, diminuição dos recursos investidos em infra-estrutura, liberação de capital imobilizado e redução de custo final do produto.

Porém também temos vantagens para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com