TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Em Recursos Humanos

Trabalho Escolar: Gestao Em Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 10

As vantagens que as empresas teriam ao contratar com horário flexível seria, melhoria na produtividade “72,7% das empresas usam o benefício da flexibilidade para possibilitar qualidade de vida e reter talentos”. O resultado da pesquisa é o mais curioso. Ela mostra que 69,3% dos entrevistados disseram que os resultados entregues pelos colaboradores que trabalham em casa são similares aos de quem marca presença na empresa, essa mudança de paradigma das empresas vem ao encontro dos avanços do mundo globalizado e atende às grandes organizações, geralmente àqueles colaboradores que desempenham funções em cargos mais altos e as empresas que precisam de profissionais em horários diversificados.

“Se eu fosse contratado com horário flexível teria as vantagens de planejar minhas tarefas, focar nos resultados, me esforçar para fazer o meu salario, e ser mais produtivo”.

* Um funcionário satisfeito e feliz é o que qualquer empregador quer, e isso é o que garantem estes horários. Dá liberdade ao empregado para colher o máximo proveito deles.

* Com horários de trabalho flexíveis, há menos chances de empregados restantes ausentes. Estes esquemas de trabalhar em favor de ambos os empregadores e empregados.

* Flexibilidade de horário de trabalho funciona bem para a imagem do empregador como eles se importam e dar liberdade aos seus funcionários.

* Outro ponto importante a notar é que os horários de trabalho flexíveis indiretamente fomentar o recrutamento de trabalhadores qualificados, como pessoas, mas, obviamente, gostaria de trabalhar em uma organização que dá liberdade aos seus colaboradores. Este é um fator que não pode ser ignorada.

“Trabalhando satisfeitos, os profissionais permanecem e se desenvolvem dentro da empresa.”

Na era em que vivemos, o ambiente das organizações e o estereotipo do homem é a tendência geral, seguido pelas empresas é o horário de trabalho ,dar aos trabalhadores a liberdade para gerenciar suas horas de trabalho da maneira que querem, com a condição de que eles completem as horas de trabalho designadas.

Trabalhar com pessoas de outras nacionalidades tornou-se algo comum para os brasileiros. Nos últimos três anos, o Ministério do Trabalho concedeu cerca de 168 000 autorizações para estrangeiros exercerem atividades profissionais no país. São pessoas fugindo da crise nos Estados Unidos e na Europa, expatriados por multinacionais e empreendedores que veem o Brasil como nova promessa da economia mundial.

Promon utiliza esquema desde 1973

A Promon, empresa especializada em engenharia e tecnologia, utiliza o horário flexível de trabalho desde 1973. Atualmente a prática beneficia todos os setores e todos os 750 funcionários da empresa.

O motivo é simples: para a Promon é muito mais importante que o funcionário se comprometa com o projeto que ele precisa entregar do que com o cumprimento da jornada de trabalho.

Do ponto de vista da estratégia, a estatística parece estar do lado dessas empresas. O Estudo Nacional dos Empregadores, de 2012, um relatório que tem o apoio de grupos defensores dos direitos da família e dos trabalhadores, observa que cerca de 63% das companhias permitem - embora não necessariamente estimulem - que pelo menos alguns funcionários trabalhem parcialmente em casa. É um aumento considerável em relação aos 34% de 2005.

Entretanto, a ideia ainda não vingou, embora, há cerca de 15 anos, quando a comunicação digital começou a tomar conta da vida cotidiana, muitos achassem que vingaria. Embora as estatísticas mostrem que trabalhar em casa é uma solução em alta, ela não parece acompanhar o ritmo da evolução tecnológica. ”A celeridade e a qualidade muitas vezes são sacrificados quando trabalhamos em casa”.

De uma forma geral a flexibilidade pode atingir as pessoas em suas diversas tarefas, sendo que as pessoas se juntam, com objetivos definidos ou não, cada grupo tem, papeis, normas, status e coesão, cada membro do grupo tem funções e propósitos diferentes, porém é claramente definidos e interdependente. Os membros do grupo devem seguir as regras de comportamento institucionalizadas, aceitas e propagadas pelo grupo, uma posição social ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a um membro de um grupo, conhecido como status. A soma das forças que mantem o grupo unido e fortemente motivado para permanecer unido ao grupo, então todo grupo deve ter coesão.

Os grupos podem ser formais e informais, sendo que os grupos formais são criados e estabelecidos pela própria organização, para realização de tarefas especificas para o alcance de metas e da missão da empresa. Os grupos informais são criados pelos próprios integrantes do grupo meio da integração entre eles , cujo propósitos nem sempre estão ligados aos da organização.

O desenvolvimento da equipe ocorre quando as competências dos integrantes de um grupo são aprimoradas com o proposito de torna-lo um grupo de alto desempenho, a equipe e um grupo em que as pessoas além de terem uma meta em comum, atuar de forma a colocar os objetivos do grupo acima dos interesses que elas próprias tem dentro dele. Os tipos de equipe

Stão diretamente ligados ao estilo de gerenciamento das organizações, bem como a sua cultura organizacional, favorecendo e incentivando o desenvolvimento do relacionamento interpessoal entre as áreas e grupos existentes, para a manutenção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Os estágios de uma equipe são formação inicial, conhecimento, ou diferenciação, integração ou aprovação e enfim a maturidade do grupo.

Equipe é a associação de pessoas que partilham objetivos e estão engajadas para atingi-los , estando unidas entre si, desabrochando o sentimento de fazer parte’’.Os grupos se formam devido a similaridade de seus objetivos ou ideias, de acordo com as crenças, valores ou ideias dos indivíduos.

Numa equipe o esforço e coletivo para atingir um objetivo, no grupo o esforço e individual, no grupo a responsabilidade e para obter resultados individuais nas equipes a responsabilidade e compartilhada para obter resultados globais, na equipe os objetivos são compartilhados no grupo não. Então toda equipe e um grupo, mais os grupos não são uma equipe.

O cenário do mercado de trabalho está passando por transformações em estruturas rígidas de companhias, e ainda sofre mudanças na visão de negócios. Várias empresas começaram a perceber, apesar do processo de flexibilização no trabalho não ser algo novo, que a visão off-line de gestão seja algo ultrapassado e que, de certa forma, interferem diretamente em seus resultados.

Flexibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com