TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao da manutenção

Por:   •  24/11/2017  •  Dissertação  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

                                                            Analise de falhas       

  A análise de falhas é um método utilizado para prevenir ou analisar desconformidades em projetos ou maquinas, nela deve se especificar qual foi a falha e de onde ela se originou.

  O objetivo dessa análise é entender qual o defeito gerado no processo para que dessa maneira ele possa ser corrigido da melhor forma, favorecendo assim a diminuição na manutenção desses processos. Como por exemplo em uma fábrica onde as maquinas são essências para a fabricação de um produto essa analise se encarrega de evitar percas na produção, pois analisando a origem de uma falha pode se evitar que ela venha a acontecer novamente, dessa maneira podemos diminuir o número de manutenções corretivas que são aquelas onde a máquina sofre primeiramente um dano para depois ser consertada.

  O processo de analise deve encontrar a causa raiz do problema, tendo em vista que vários fatores podem acarretar em uma falha, tomando como base as falhas mecânicas esses fatores variam de defeitos de fabricação até falta de manutenção.

  Para se analisar uma falha a primeira fase e especificar o problema, depois de especificado o segundo passo e entender como se originou aquele defeito, criando hipóteses do que pode ter ocorrido, após isso deve se chegar a um veredito do que originou a falha e corrigi-la. Um exemplo dinâmico que pode ser tomado como base seria um carro apresentando problemas nos freios, ao levar o veículo em um técnico ele irá analisar e corrigir o problema criando assim um relatório.

1. O que falhou? Veiculo automotor.

2. Qual a falha? Barulho excessivo na hora da frenagem.

3. Onde ocorreu a falha? No sistema de frenagem dianteiro.

4. Quando ocorreu a falha? Após uma viagem longa.

5. Como ocorre a falha? Quando a aplicação no pedal de freio.

6. Qual a magnitude da falha? Ocorre em todas as frenagens.

7. O que é que não é característico da falha? O dispositivo de freio não deve apresentar o este ruído.

8. Causa provável: Desgaste do sistema de frenagem.

9. Testes/ resultados: Após a desmontagem foi constatado um desgaste significativo nas pastilhas dianteiras,  acarretando falhas em outro componente como o disco de freio.

10. Ação corretiva: Foi efetuada a troca do conjunto completo de discos e pastilhas dianteiras do veiculo e sanado o problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com