TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestor E As Novas Tecnologias

Trabalho Universitário: Gestor E As Novas Tecnologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

a de todos os membros das instituições de ensino, mas é necessário vencer a barreira do medo de mudanças e encará-las como ferramentas necessárias, que, quando utilizadas por todos, podem resultar em melhoria no ensino, mesmo que a região seja carente e apresente dificuldades no aprendizado, além da agilidade nos processos pedagógicos e técnicos administrativos. O estudo da utilização das TICs na Fatec de Itaquaquecetuba no curso de Tecnologia de Secretariado, nos proporcionou um olhar mais atento para o processo de interação entre o professor e as novas tecnologias. O professor deve buscar aprimoramento, a instituição deve fornecer equipamentos e treinamentos, para que a gestão educacional e as novas tecnologias formem um novo caminho no processo de ensino- aprendizagem, pois verificamos que mesmo que os alunos só tenham contato com as novas tecnologias quando iniciam o ensino superior é possível incluí-los, ampliar o seu conhecimento e promover interação entre professor, tecnologia e aluno. Embora o professor deva ser mais treinado, percebe-se um interesse crescente pela utilização de laboratórios de informática, novas tecnologias no ambiente escolar e a satisfação do aluno principalmente no curso de secretariado quando verificamos o número de evasão e a satisfação do aluno.Mas ainda é possível ampliar esse estudo ou discussão, pensando futuramente em quais tecnologias são adequadas a cada realidade e deficiência do aluno ou região e a satisfação do mesmo.

Referências [1] CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 4ªed. São Paulo: Cortez – Instituto Paulo Freire, 2001.p. 14.

[2] BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira. “O trabalho Coletivo como Espaço de Formação”. In: GUIMARÃES, Ana Archangelo et al. O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. 10ªed. São Paulo: Edições Loyola, 1998. p. 13.

[3,4] LIMA, E. Escolas aprendem com a tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.

[5,6] ALMEIDA, M. e RUBIM, L. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo: PUC-SP, 2004.

[7] WELDEL, F. (org);DIMMI, A., et al. Tecnologia e educação: as midias na prática docente. Rio de Janeiro:Wak Ed., 2008. [8] SANTOS,E. M.; RESENDE, J.T.V; KOTSKO, E.G.SILVA. Perfil dos Acadêmicos do curso de ciências licenciatura plena de acordo com as tecnologias de informação. Revista Ambiência Guarapuava, PR v.1 n.1 p. 47-57 jan./jun. 2005. Disponível em: www.unicentro.br/editora/revistas/ambiencia/v1n1/artigo%2047-57.pdf. Acesso em 01/08/2010.

[9] GIL, A. C. Estudo de Caso. São Paulo: Atlas,2009.

[10] YIN, R.K. Estudo de Caso:planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Contatos Mariane Teixeira f.itaqua.coordsec@centropaulasouza.sp.gov.br cel: (11) 8203-3533 Fatec Itaquaquecetuba Tel: (11) 4647-5226 Priscila Balbina de Oliveira e-mail:priscilabalbinadeoliveira@yahoo.com.br cel:(11)9671-9325 Fatec Itaquaquecetuba Tel: (11) 4647-5226

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com